Estão previstas para a próxima semana a exibição das sequências em que Ivana (Carol Duarte) dá início à sua transição. A personagem, um dos grandes destaques de A Força do Querer, que já vem fazendo uso de hormônios masculinos, conta para toda a família que descobriu ser transexual e, em seguida, corta os cabelos. Para Ivana, a libertação; para sua mãe, Joyce (Maria Fernanda Cândido), desespero.

“Essas cenas marcam a transição da Ivana para um caminho de liberdade. É um desafio enorme cortar o cabelo em cena, mas as equipes de direção e produção estudaram muito a melhor forma de fazer isso, então estou otimista. Tenho certeza de que teremos um resultado impactante no ar”, contou Carol, que chegou ao estúdio visivelmente animada e segura.

Para a realização das sequências, a equipe limitou o número de cenas previstas para o dia e concentrou apenas os profissionais indispensáveis no estúdio, evitando infortúnios que pudessem dispersar a concentração do elenco. Gravadas como pouquíssimas interrupções, as cenas renderam elogios para Carol Duarte, de Dan Stulbach (intérprete de Eugênio, pai de Ivana) e Cláudia Mello (que vive Zu, a fiel escudeira da família).

“São sequências dificílimas, que exigem muito de todos. Mas a intensidade desse elenco e principalmente da Carol permitiu que tudo fluísse de forma perfeita”, comentou o diretor artístico Rogério Gomes ao concluir os trabalhos.

Maria Fernanda Cândido também foi bastante exigida, especialmente no momento em que Joyce se desespera ao ver os cabelos da filha caídos no chão. “Fiz toda a novela até agora pensando nessa cena. É um momento de despedida, vimos a Ivana como ela se mostrou fisicamente até agora pela última vez. Nos despedimos dela de uma certa forma. E para a Joyce, que é a mãe, isso é muito mais difícil”, explicou.

Ponto de equilíbrio para Ivana desde o início, a prima Simone (Juliana Paiva) também esteve presente em praticamente todas as cenas. “É muito bonita a relação de parceria das duas. É como se a Simone estivesse contando junto para a família, pois ela sabe de tudo. De certa forma vivencia todas as dores com ela. Foi emocionante demais pra mim. Principalmente por estarmos cumprindo um papel social tão importante contando essa história na trama”, contou a atriz.


Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.