Mesmo com a derrubada da vinculação horária à classificação indicativa na TV aberta, as emissoras ainda estão com medo de “passar dos limites”. É o caso da reprise de Senhora do Destino, que estreará nas tardes da Globo a partir deste mês de março.


SENHORA DO DESTINO (MEMÓRIA GLOBO)

Segundo informações obtidas em primeira mão pelo TV História, a Globo enviou para o Ministério da Justiça uma versão reeditada da novela, pedindo classificação para “não recomendado para menores de 10 anos”, ou seja, liberando a exibição da novela para qualquer horário.

Antes de setembro, a trama precisava do aval do Ministério para sua exibição. Agora, mesmo não sendo mais necessário, os canais estão obedecendo, por medo de críticas recebidas pelos telespectadores, e também para não sofrerem sanções do Ministério Público.

Desde a queda da vinculação horária à classificação indicativa, filmes, novelas e séries não precisam mais ser mostradas na faixa da classificação. Exemplo: se Senhora do Destino tiver o selo de “não recomendado para menores de 12 anos”, até setembro ela só poderia ser vista depois das 20 horas.

Agora, a trama de Aguinaldo Silva poderia ser mostrada até mesmo na íntegra à tarde, sem preocupações, mas o bom senso, neste início de novo modelo, tem imperado.

Quem deu um primeiro passo neste sentido foi a RecordTV que, na primeira semana, chegou a mostrar Vidas em Jogo com selo de 14 anos, mas, após críticas e reclamações, voltou a mostrar uma versão editada e com cortes, com selo de 10 anos.

Na reprise de 2009 de Senhora do Destino, o autor Aguinaldo Silva já havia se irritado com os cortes que a novela sofrera à ocasião – o folhetim teve 123 capítulos em sua primeira reprise, contra 221 no original.

Senhora do Destino irá substituir Cheias de Charme no Vale a Pena Ver De Novo, na faixa das 16h30 da Globo. A trama é o maior sucesso do século 21 se tratando de novelas, com 50 pontos de média geral entre 2004 e 2005.


Leia também: De 8 meses a 18 anos: quanto tempo uma novela demora para voltar no Vale a Pena Ver de Novo?

Compartilhar.