Um dos filhos de Tenório (Murilo Benício) e meio-irmão de Guta (Julia Dalavia), Roberto (Cauê Campos), não conseguirá escapar de seu triste destino no remake de Pantanal. O rapaz se livrará de ser morto por uma sucuri, como acontecia na versão original da Manchete, mas terá a vida abreviada de forma igualmente trágica. Ironicamente, o pai será indiretamente responsável pela morte do garoto.

Pantanal

Nos próximos capítulos da novela das nove da Globo, Tenório contratará Solano (Rafael Sieg), um matador de aluguel. A intenção do vilão é dar cabo da vida de José Lucas de Nada (Irandhir Santos). No entanto, o primogênito de José Leôncio (Marcos Palmeira) escapará do atentado.

A mesma sorte não terá Roberto. O jovem se encontrará com Solano logo após a tocaia e enche o matador de perguntas. O bandido desconversa e diz que está apenas verificando a arma a pedido de Tenório, mas fica incomodado com a situação. Solano, então, começa a vigiar o garoto, para que ele não o entregue.

Pantanal

Quando Roberto decide fazer um passeio de barco, Solano embarca junto com o garoto. Será no passeio que os dois se encontram com uma sucuri, mas Roberto garante que a cobra não se alimenta de seres humanos e, portanto, não haverá perigo. Mas Solano não se convence, tenta espantar a sucuri e acaba caindo na água.

Assassinato

Pantanal

A sequência promete muito desespero, já que Roberto tentará tirar Solano da água. No entanto, ao mesmo tempo em que o matador consegue voltar para a embarcação, o garoto cai na água.

Solano percebe que Roberto está desacordado na água e decide aproveitar a situação para se livrar dele de uma vez. Assim, o bandido mata o filho caçula de Tenório afogado. Depois, ele conta a Tenório e sua família que Roberto foi morto por uma sucuri.

O assassino tentará convencer a todos que Roberto foi devorado pela sucuri, mas a família de Tenório desconfiará, pois sabe que a cobra não come humanos. A mentira ficará ainda mais evidente quando o corpo de Roberto for encontrado sem sinais de ataque da cobra.

Mudança

Lucas Leto

Originalmente, a morte de Roberto aconteceria após o garoto descobrir o caso de Guta (Julia Dalavia) e Marcelo (Lucas Leto). O rapaz ficaria atordoado com o namoro dos “irmãos” e sairia sem rumo de barco, onde seria atacado por uma sucuri.

Mas, de acordo com a colunista Patrícia Kogut, de O Globo, o autor Bruno Luperi, que assina a atualização do texto de Benedito Ruy Barbosa, decidiu mudar a maneira como Roberto morre. Segundo a jornalista, a mudança busca passar uma mensagem ambiental, já que os personagens repetirão várias vezes que “sucuri não come gente”.

Ou seja, o autor quer passar a mensagem que a sucuri não é um animal agressivo e que, portanto, não deve ser abatido.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor