É triste a vida de Mariana (Selma Egrei) em Pantanal. Após perder o marido, Antero (Leopoldo Pacheco), e a filha, Madeleine (Karine Teles), a matriarca dos Novaes, ainda viu sua outra filha, Irma (Camila Morgado), e seu neto Jove (Jesuíta Barbosa) partirem de mala e cuia para as terras de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Pantanal

Nos últimos capítulos da trama de Benedito Ruy Barbosa, que está sendo atualizada por Bruno Luperi, Mariana apareceu se lamentando, ao lado de seu fiel escudeiro Zaquieu (Silvero Pereira). Ao se lembrar da proximidade do aniversário de Jove, ela reclamou de estar distante do neto e da filha.

Tamanha solidão a levará a uma atitude impensada: Mariana pegará o primeiro avião com destino ao Pantanal, justificando o apelido de “Velha do Rio” que ganhou nas redes sociais e da própria Globo. A mãe de Irma, com saudades da família, aparecerá na fazenda de José Leôncio, trazendo Zaquieu a tiracolo.

Acertando as contas

Marcos Palmeira

A chegada de Mariana deixará todos surpresos no Pantanal. Jove fica feliz ao reencontrar a avó, enquanto Irma também se mostra animada com a presença da mãe. Porém, José Leôncio e Filó (Dira Paes) não escondem o estranhamento.

O fazendeiro fica mais apreensivo quando Mariana diz que precisa ter uma conversa com o genro e acertar as contas com o passado. A mãe de Madeleine abre o coração para o “peão”, inclusive dizendo tudo o que pensa a respeito do neto e da filha Irma.

José Leôncio se surpreende com o rumo da “prosa”, mas Mariana vai ainda mais fundo na franqueza, fazendo uma importante confissão. “Sabe de uma coisa: a grande responsável pelas tragédias desta família fui eu!”, admite. Com isso, o “rei do gado” se compadecerá da dor da sogra.

O que vem por aí?

Silvero Pereira

Mariana, então, passa a viver ao lado de sua família na casa de José Leôncio, que cada vez fica mais cheia de hóspedes. E quem vai gostar bastante desta nova vida é Zaquieu, que passa a alimentar o sonho de se tornar um peão. O mordomo enfrentará os preconceitos do local com muita dignidade.

Capítulos adiante, Mariana terá uma surpresa desagradável. Ela descobrirá que sua casa no Rio de Janeiro foi saqueada. Ladrões se aproveitaram do fato de o imóvel estar vazio para invadirem e levarem tudo o que tinha por lá. Assim, Mariana não terá outra escolha a não ser seguir vivendo no Pantanal.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor