Após se negar a gravar, atriz foi intimada por oficial de justiça: “Vergonha”

02/03/2023 às 11h23

Por: Sebastião Uellington
Imagem PreCarregada

No final da década de 1990, Silvio Santos resolveu apostar num gênero antigo para turbinar o departamento de dramaturgia do SBT. Pode parecer inusitado, mas os teleteatros ajudaram a manter o gênero vivo na emissora, mesmo com a qualidade questionável de seus textos e até mesmo de uma intimação no meio do caminho, como a recebida pela atriz Jussara Freire (na foto abaixo, com Giovanna Antonelli em Salve-se Quem Puder), famosa por ter vivido a personagem Filó na primeira versão de Pantanal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os teleteatros apresentados no canal eram adaptações do texto da cubana Marissa Garrido (1926-2021). A autora já era conhecida do público que acompanhou os primórdios da dramaturgia do SBT, na década de 1980.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inúmeros textos dela foram adaptados por Crayton Sarzy para produção das primeiras novelas exibidas pela emissora paulista, como Destino, A Leoa, A Força do Amor, Vida Roubada, Conflito, entre outras. Os textos desses teleteatros estavam escritos há cerca de 20 anos e Silvio Santos resolveu desengaveta-los e usar seu elenco para atuar nesses programas, que teriam cerca de 40 minutos de duração.

Reclamação de atores

SBT

LEIA TAMBÉM:

A questão é que boa parte dos artistas que atuavam na atração chegaram a reclamar publicamente que os textos eram de baixíssima qualidade. Muitos deles, inclusive, se recusavam a fazer o trabalho.

Contudo, o departamento jurídico do canal alegava que a emissora não estava disposta a pagar salário aos atores sem que estes trabalhassem, como foi o caso de Marília Pêra, que ficou contratada durante um ano sem ser escalada para qualquer produção e acabou se transferindo para a Manchete.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marilia Pera

Desta forma, o advogado Salvador Regina conseguiu convencer os descontentes a participarem das obras, visto que, do contrário, eles teriam que pagar uma multa de cerca de R$ 500 mil. Nomes como Ana Paula Arósio, Joana Fomm, Jussara Freire, Irene Ravache e Jandira Martini esperaram o fim das gravações e não renovaram contrato com o canal.

Atriz intimada a atuar

Adriana Esteves e Irene Ravache em Razão de Viver

Jussara Freire passou por uma situação no mínimo inusitada. Ela, que fazia parte dos insatisfeitos com a produção, chegou a receber um oficial de Justiça na porta da sua casa.

“Em 31 anos de carreira, nunca passei uma vergonha tão grande, em todos os sentidos. O SBT tinha um elenco bárbaro na época: Joana Fomm, Irene Ravache… Mas fomos obrigados a encenar textos absurdos, mal traduzidos e sem nenhum nexo”, contou a atriz, em entrevista concedida ao jornal O Estado de S.Paulo em 2005.

“Recusei-me a fazer aquilo e um dia acordei com um oficial de Justiça na minha porta, intimando-me a ir trabalhar”, completou.

Já Irene Ravache, que se mostrava constrangidíssima a atuar nesse tipo de produção, de acordo com notícias da época, apenas disse:

“Reservo-me o direito de não falar a esse respeito”.

Em contrapartida, Lucélia Santos e Osmar Prado aprovaram a iniciativa de dar continuidade ao trabalho de dramaturgia na emissora.

“A ideia de fazer teleteatro é muito boa, mas gostaria de trabalhar com outro tipo de texto”, confessou a atriz em entrevista à revista Contigo, em 1998.

“Eu louvo a iniciativa da emissora e do próprio Silvio de dar continuidade ao trabalho dos atores”, declarou Osmar Prado.

O SBT exibiu o Teleteatro entre setembro de 1998 a janeiro de 1999, reprisando alguns desses programas em 2005. Desde então, eles permanecem guardados nos arquivos da emissora – e esses artistas esperam que de lá nunca saiam.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.