Trama requentada: Joy baixou em Stephany em Um Lugar ao Sol
13/03/2022 às 10h37
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Semana #18
Na semana que passou, um gancho requentado foi a “grande movimentação” na trama de Um Lugar ao Sol. Joy não morreu, baixou em Stephany.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A novela não tem mais para onde andar e, para preencher as duas semanas restantes, a autora usa entrechos já desenvolvidos antes.
Aconteceu assim
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Stephany voltou a apanhar de Roney e Renato (que ficou a par do assunto) ofereceu o apartamento onde Ravi morou para mantê-la longe do marido.
Esse entrecho já é requentado, aconteceu com Érica: para ficar longe do cunhado, lhe foi oferecido um apartamento da família Assunção (na situação em que Érica conhece Janine e descobre que Bárbara roubou o texto da amiga).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novo clichê
Em novela, mulheres dormem e acordam maquiadas e prédios não têm porteiro, as pessoas batem à porta sem avisar ou serem anunciadas.
Um Lugar ao Sol inaugura um novo clichê de novela: a tentativa de senha que acerta na primeira, segunda ou terceira vez.
Na apartamento, Stephany descobriu um celular que foi de Joy e – voila! – acertou a senha sem a menor dificuldade.
“É a Joy que voltou!”.
Endereçado ao filho pequeno, um vídeo gravado por Joy no dia de sua morte (puxa, ela deve ter previsto, né!) revela toda a história de Renato (que ele é Christian, etc.). E, assim, Stephany fica sabendo que Renato morreu e Christian usurpou a vida do irmão.
Na verdade, Stephany tem um lampejo momentâneo de inteligência e sagacidade e conclui toda a história. Mais um situação – criada para justificar o roteiro – que demanda uma grande boa vontade do público em aceitar uma trama forçadíssima.
Stephany sempre foi apresentada como uma pessoa interesseira e de caráter dúbio. Diante da necessidade de esgarçar sua história, a autora a transforma em uma mulher calculista, fria, chantagista e mau-caráter.
O mesmo entrecho criado anteriormente para Joy, que, igualmente descobriu a trama de Renato e passou a extorquir-lhe dinheiro.
Dessa vez, Renato tenta segurar a barra usando seu corpo, mantendo uma relação de sexo com Stephany. Não leio spoilers, mas será que ela terá o mesmo fim de Joy, a morte? Não duvido.
Passividade
No mais, é muito irritante a passividade de Renato em atender prontamente todas as chantagens de que ele é vítima. Foi assim com Joy, Túlio e, agora, Stephany.
Renato apenas abaixa a cabeça, franze a testa, cerra os lábios e aceita tudo. Um protagonista com zero carisma, impossível de qualquer torcida, como já afirmei anteriormente.