Reta final: quem se dá bem e quem se dá mal em O Cravo e a Rosa
18/07/2022 às 16h34
Confira tudo que acontece no final de O Cravo e a Rosa, novela exibida entre 2000 e 2001 pela Globo e que está sendo reprisada em edição especial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bianca se casa com Edmundo
Bianca descobre que Edmundo é seu verdadeiro amor, e que Heitor estava apenas interessado em seu dinheiro. Com a ajuda de Cornélio (Ney Latorraca), o professor finalmente se declara e conquista a amada. Os dois se casam no final da novela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Roubo das apólices
Batista descobre o verdadeiro caráter de Marcela e a abandona para viver com Joana (Tássia Camargo), uma lavadeira humilde, dona de uma pensão e sua amante há mais de 10 anos, mas que só agora ele descobre ser o amor de sua vida.
LEIA TAMBÉM:
● Hoje em Cabocla: Tobias incentiva Tomé a matar Luís
● Hoje em Mania de Você: Mavi surpreende Viola no abrigo
● Hoje em Volta por Cima: Osmar cai na armadilha de Joyce
Marcela, porém, recusa-se a ceder o divórcio ao banqueiro. A vilã também consegue roubar as promissórias da dívida de Petruchio e ameaça tomar a fazenda dele.
Petruchio desconfia que ela é a responsável pelo roubo das apólices e, para desmascará-la, finge ceder a sua sedução, abandonando Catarina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A verdade sobre o roubo das apólices só aparece no capítulo final. Petruchio reúne todos os que estavam presentes no dia do crime e pressiona-os até chegar à verdade. Marcela confessa que tentou roubar as apólices, mas não as encontrou. Heitor também admite ter tentado, em vão.
Finalmente é revelado que o envelope com as apólices foi recolhido por dona Mimosa (Suely Franco), a empregada de Batista, que viu Marcela vasculhando o escritório do banqueiro e, desconfiada, escondeu o volume no seu álbum de fotografias.
Ela planejava contar tudo a Catarina, mas foi descoberta por Lindinha, que passou a chantageá-la. Como sempre teve medo do temperamento vulcânico de Catarina, a empregada se calou e passou a dar dinheiro para comprar o silêncio de Lindinha.
Enquanto isso, o álbum e as apólices estavam nas mãos do menino Buscapé (Luís Antônio Nascimento), que o roubara para achar uma foto dos seus pais, antigos empregados dos Batistas. Esclarecido o mistério, o álbum é devolvido, Catarina recupera as apólices e volta às boas com Petruchio.
Para não ter de responder processo por tentativa de roubo, Marcela negocia com Batista a retirada da queixa em troca da concessão do divórcio ao banqueiro.
Batista ainda paga a dívida de Petruchio e recupera as promissórias que estavam em poder dela que, dessa forma, não tem mais como chantagear o fazendeiro.
Marcela termina na miséria
O dinheiro obtido pelo pagamento da dívida vai direto para as mãos do gerente do hotel onde Marcela estava vivendo, há semanas, sem pagar as contas.
Pobre e abandonada, a filha de Joaquim termina a novela unindo forças com Heitor. Os dois passam a formar uma dupla de vigaristas que fingem ser irmãos para tomar dinheiro de desavisados em jogos de pôquer.
Cornélio perdoa Dinorá
Após ser enganado por Dinorá (Maria Padilha) durante toda a trama, Cornélio (Ney Latorraca) aparentemente tem uma mudança de comportamento na reta final da novela. Após se separar de Dinorá, ele crê que Dalva (Bia Nunnes) pode ser a salvação para a sua solidão. Cornélio pede a moça em casamento, mas ela não aceita.
Depois disso, Dinorá cai de joelhos pedindo perdão a Cornélio. Dessa forma, eles se reconciliam.
Januário fica rico e conquista Lindinha
Januário (Taumaturgo Ferreira), por sua vez, continua fazendo a corte a Lindinha (Vanessa Gerbelli) e sendo esnobado por ela, mesmo depois de a jovem ser escorraçada de casa por Calixto, após descobrirem suas maldades para separar Petruchio e Catarina.
Mas a sorte do rapaz muda quando o rico Joaquim (Carlos Vereza) descobre que ele é seu filho, fruto de uma aventura no passado. Pouco depois, o fazendeiro morre e deixa todas as suas posses para o porquinho de estimação de Januário. Marcela (Drica Moraes), que não reconhece o caipira como irmão, astutamente compra o porco dele antes que ele possa reivindicar o dinheiro.
Marcela está certa de que ainda pode contar com o dinheiro da herança de Joaquim, já que é dona do porquinho, mas é surpreendida por um golpe dado pelo próprio pai.
O animal não herdou nada, tudo não passou de uma farsa armada por Joaquim que, quando convencido do verdadeiro caráter da filha, instruíra os advogados para que a história do porquinho fosse usada como artifício até que a situação legal de Januário fosse regularizada e ele pudesse receber sua fortuna sozinho.
Januário consegue finalmente conquistar Lindinha que, depois de pagar por tudo o que fez, arrepende-se e pede perdão por seus erros.
Petruchio e Catarina têm gêmeos
Catarina dá à luz um casal de gêmeos. Felizes, ela e Petruchio fazem prosperar os negócios da Fazenda Santa Clara.
Depois do beijo dos dois na cena final, uma animação computadorizada mostra um casal de beija-flores que sobrevoa a fazenda carregando um camafeu dourado idêntico ao da abertura da novela. Eles o abrem em pleno ar e revelam as fotos do casal protagonista.