1 – Fátima Freire é o nome artístico de Maria de Fátima Naves Freire, nascida em Curitiba (PR) no dia 20 de julho de 1953. Portanto, a atriz tem 63 anos.

2 – A atriz estreou na Globo aos 17 anos, primeiramente na linha de shows da casa. Sua carreira nas novelas começou em 1975, com Cuca Legal, quando viveu Elaine. No mesmo ano, fez Adelaide Amaral em Senhora, trama das seis.

3 – Antes de A Gata Comeu, um papel de destaque em sua carreira foi Heloísa, em Dona Xepa (1977).


Nuno Leal Maia e Fátima Freire em A Gata Comeu

4 – Em 1985, fez muito sucesso como a Paula, de A Gata Comeu. A personagem era noiva de Fábio (Nuno Leal Maia), filha de Ofélia (Diana Morel) e Martim (Rogério Fróes) e irmã de Xande (Oberdan Jr.) e Sueli (Juliana Martins).


Fátima Freire e Christiane Torloni em A Gata Comeu

5 – No início da trama, Paula trabalhava na agência de turismo de Horácio Penteado (Mauro Mendonça) e teve uma grande briga com a protagonista Jô Penteado (Christiane Torloni), filha do dono, criando uma forte relação de inimizade com ela.

6 – Depois de A Gata Comeu, Fátima Freire participou de novelas e minisséries da Manchete, como Novo Amor (1986), Tudo ou Nada (1986), Carmem (1987), Olho por Olho (1988) e Escrava Anastácia (1990).

7 – Em 1992, voltou para a Globo, quando viveu Idalina na minissérie Anos Rebeldes. Também atuou em Pátria Minha (1994), no papel de Iracema.

8 – Além da Globo e da Manchete, Fátima Freire também esteve na Band, em A Idade da Loba (1995), na Record, em Promessas de Amor (2009), e no SBT, em Amor e Revolução (2011), sua última novela.

9 – Sua mais recente atuação na televisão foi uma participação na série Pé na Cova, da Globo, quando viveu Zaíra.

10 – Em depoimento ao jornal O Globo em 2001, a atriz disse que ainda era reconhecida pelo papel de Paula. Ela repetiu a mesma afirmação em reportagem do Vídeo Show, de 2013, e do jornal Extra, em 2015. “A Gata Comeu é um sucesso até hoje. É impressionante. Me param nas ruas me chamando de Paula. Foi minha personagem mais marcante”, disse ao programa da Globo.


Fátima Freire (Foto: Reprodução/Facebook)

11 – Na mesma reportagem de 2001 do jornal O Globo, ela falou sobre o afastamento das novelas. “São coisas que não têm explicação. A novela foi um grande sucesso, mas depois começaram a me escalar menos. Sinto muita saudade, sou cria da Globo, onde estreei aos 17 anos. Não fiquei deprimida. Essa carreira é instável. É preciso ter equilíbrio. Não é legal achar que a profissão é tudo na vida. Há outras prioridades”, contou.

12 – No final dos anos 1990, a atriz embarcou para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde fez uma reciclagem durante um ano na cidade de Santa Barbara.

13 – Ela também se converteu e começou a desenvolver trabalhos sociais. “Sempre fui religiosa, independente da religião. Sou de família católica, mas casei com evangélico. O importante é fazer o bem e ajudar o próximo. Todos os caminhos levam a Deus. Deus é amor”, destacou a reportagem do Vídeo Show.


Fátima Freire em Berlim, Alemanha (Foto: Reprodução/Facebook)

14 – Nos últimos anos, Fátima Freire tem curtido a família, os amigos e viajado pelo mundo. Ela esteve em vários países, como Alemanha, Áustria, Polônia, Eslováquia, Hungria, República Tcheca, Jordânia, entre muitos outros.


Veja também: Por onde anda o elenco de A Gata Comeu?

Veja também: Artistas do elenco de A Gata Comeu que já morreram

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor