Reprisada nas tardes da Globo, Cheias de Charme (2012) trouxe de volta às telinhas Edney Giovenazzi. O ator, que interpreta o Seu Messias na trama, está afastado da televisão há 12 anos.

Edney Giovenazzi em Cheias de Charme
Edney Giovenazzi em Cheias de Charme

Nascido em Pederneiras, cidade localizada no interior de São Paulo, Edney se transferiu para a capital, onde se formou em Odontologia e abriu uma clínica. Nessa época, ele já sabia que tinha talento para atuar.

Com o passar do tempo, ele criou amizade com alguns atores, que o levaram até a extinta TV Tupi.

Foi na emissora que fez sua estreia como ator em 1967, com uma participações em novelas como O Pequeno Lord, Yoshico, um Poema de Amor e O Jardineiro Espanhol.

Abandonou carreira de dentista para virar ator

Depois de estrear na TV, Edney abandonou a profissão de dentista e seguiu a carreira como ator. Em 1968, ele estreou na Globo na novela O Santo Mestiço. Depois, esteve presente em produções, como A Cabana do Pai Tomás (1969), O Homem que Deve Morrer (1971), Selva de Pedra (1972) e Os Ossos de Barão (1973).

Em 1975, o artista foi para a TV Tupi, onde atuou em cinco novelas, participando de tramas como A Barba Azul (1974), Ovelha Negra (1975) e O Julgamento (1976).

Depois, se transferiu para a Band, voltou à Globo e também teve passagens pela Manchete e o SBT. Nos anos 2000, esteve em tramas como Sabor da Paixão (2002), Ciranda de Pedra (2008) e Paraíso (2009). Em 2010, o ator foi para o SBT, onde integrou o elenco de Uma Rosa com Amor.

O que aconteceu com Edney Giovenazzi, o Seu Messias de Cheias de Charme?

Edney Giovenazzi e Betty Faria em Uma Rosa com Amor
Edney Giovenazzi e Betty Faria em Uma Rosa com Amor

Três anos depois, em 2012, Edney Giovenazzi interpretou o Seu Messias em Cheias de Charme. No folhetim, ele é dono da mercearia do condomínio Casagrande e patrão de Rodinei (Jayme Matarazzo). Muito ético, é querido por todos.

Cheias de Charme foi justamente a última novela do ator, que nunca mais apareceu na televisão desde então. Após o fim da trama, ele foi para o teatro, em que estreou a peça O Canto do Cisne.

Durante entrevista ao Programa do Jô, em 2013, ele falou sobre sua última peça, que estava prestes a estrear naquela ocasião.

“Só penso no presente. E faço cada peça como se fosse a última. Tenho tanta paixão pelo teatro, que só sou feliz quando estou trabalhando no teatro”, disse ele.

Esse foi o último trabalho do veterano, que encerrou sua carreira artística em 2014.

Por onde anda Edney Giovenazzi, o Seu Messias de Cheias de Charme?

Um tempo depois, Edney Giovenazzi se aposentou da atuação e não fez mais trabalhos na área. Bastante discreto, o artista surgiu em uma rara aparição ao lado da atriz Julia Lemmertz, em 2016.

Em 2019, durante entrevista ao programa Atos, da TV Brasil, ela deu mais detalhes da proximidade com o ator.

“O tio estava comigo nos momentos em que eu precisava de uma ajuda: quando minha mãe morreu, na época em que fui estudar fora, ao alugar meu primeiro apartamento. Homem lindo, livre, amoroso e generoso. Fala que eu sou como uma filha para ele. E eu digo que sou uma filha para ele. Nós nos escolhemos nessa vida”, disse ela.

Aposentado das novelas, Edney Giovenazzi pode ser visto em dois trabalhos na televisão atualmente.

Além do Seu Messias de Cheias de Charme, ele também aparece como Augusto na novela Direito de Amar (1987), reprisada no Viva.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.