Confira os principais fatos que aconteceram no dia 9 de dezembro na história da televisão brasileira:

No dia 9 de dezembro de 1996, estreava a novela Dona Anja (SBT).

Baseada no livro de Josué Guimarães, adaptada para a televisão por Cristianne Fridman e Yoya Wursch, com direção de Roberto Talma. Lucélia Santos estava à frente do elenco, como voluptuosa Anja, noiva do Coronel Quineu (Jonas Mello). O apetite sexual do casal choca a pequena Rosário, por onde transitam personagens hipócritas, com os vividos por Angelina Muniz (Maria Helena), Luiz Guilherme (Chico Salena), Sérgio Mamberti (Padre Antônio) e Vera Zimmermann (Adelaide).

No dia 9 de dezembro de 2003, terminava a série Cena Aberta (Globo).

Apresentada por Regina Casé, a atração trazia uma adaptação de obra literária a cada um dos quatro episódios – A Hora da Estrela, de Clarice Lispector; Negro Bonifácio, de Simões Lopes Neto; Folhetim, de Marcos Rey; e As Três Palavras Divinas, de Leon Tolstoi. Além desta porção de teledramaturgia, o Cena Aberta trazia também os bastidores das gravações. Premiado com o APCA de melhor programa de TV de 2003.

No dia 9 de dezembro de 2005, terminava o programa Jogo da Vida (Band).

Comandado por Márcia Goldschmidt nos domingos da emissora, o programa trazia dramas da vida real, explorando histórias de relacionamentos e desencontros amorosos. Sua maior polêmica se deu quando um homem invadiu o estúdio armado, exigindo que a apresentadora o auxiliasse a rever seus filhos – a atração havia gravado com o rapaz, mas a esposa se recusou a participar do quadro.

No dia 9 de dezembro de 2007, terminava o programa esportivo Terceiro Tempo (Record).

Comandado por Milton Neves nas noites de domingo, o debate contava com a participação de comentaristas como Cacá Rosset, Juarez Soares, Paulo Roberto Martins, Osmar de Oliveira e Oscar Roberto Godói. Na mesma época, a Record extinguiu também o Debate Bola, atração diária também comandada por Milton. Em 2008, o apresentador levou o Terceiro Tempo para a Band, onde está até hoje.

No dia 9 de dezembro de 2008, estreava a minissérie Capitu (Globo).

Baseada no clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis, tinha em seu elenco nomes como Maria Fernanda Cândido, Michel Melamed e Eliane Giardini. Foi a segunda produção do projeto Quadrante, coordenado por Luiz Fernando Carvalho, que chamou a atenção devido a ousada proposta estética. Capitu revelou a jovem atriz Letícia Persiles, que vivia a protagonista (depois, Maria Fernanda) na mocidade.

No dia 9 de dezembro de 2015, terminava o reality show Batalha dos Confeiteiros Brasil (Record).

Comandada pelo confeiteiro Buddy Valastro, a competição premiava o melhor participante com a chance de se tornar parceiro do norte-americano em uma filial de sua rede de docerias. Os programas eram divididos em duas provas, a de confeitaria e a de eliminação. Apesar da força do apresentador – sucesso na TV paga – o ‘Batalha’ não empolgou a audiência. A segunda temporada estreia em janeiro de 2018.

No dia 9 de dezembro de 2018, terminava o programa Show do Esporte (Band).

No dia 9 de dezembro de 2019, terminava a novela Topíssima (Record).

Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.