Antigamente, as pessoas fumavam na TV – e, acredite, isso era normal



Nos dias atuais, é proibido fumar em locais públicos em vários lugares do Brasil. Além disso, existem diversas campanhas contra o tabagismo. Mas, até alguns anos atrás, não era assim – inclusive, os intervalos das emissoras eram recheados de comerciais de cigarros.

Conheça artistas que fumavam em seus programas de televisão:

1 – Jô Soares

Muito antes do Jô Soares Onze e Meia e do Programa do Jô, Jô Soares teve um talk show na Globo durante alguns meses, em 1973. Como era comum na época, ele e os convidados fumavam no estúdio, durante o programa. Tinha até um cinzeiro em cima da mesa.



2 – Miéle

No meio de uma entrevista ao Jô Soares Onze e Meia em 1988, o saudoso Miéle pediu um cigarro ao apresentador para se sentir mais à vontade. Jô ainda brincou: “não vou mostrar a marca para não fazer merchandising de graça”.



3 – Luiz Jatobá

O Primeiro Plano pode ser considerado uma espécie de avô do Fantástico. A revista semanal da Excelsior era apresentada por Luiz Jatobá, Cid Moreira e Terezinha Mendes. No único vídeo que existe da atração, é possível ver a fumaça subindo ao lado de Jatobá.



4 – Ruben Aguirre

Imagine, nos dias atuais, um professor fumando em plena classe, durante a aula, em frente às crianças. Assim era o Professor Girafales, personagem de Ruben Aguirre em Chaves, que em boa parte das cenas do seriado estava com o charuto nas mãos. O ator confessou que nunca conseguiu largar o vício e fuma até hoje.



5 – Ramón Valdés

Outro personagem de Chaves que apareceu fumando em vários episódios. Inclusive, Ramón Valdés morreu vítima de câncer de pulmão devido ao cigarro.



6 – Zilda Cardoso

Uma das personagens mais queridas da Escolinha do Professor Raimundo, a Dona Catifunda, de Zilda Cardoso, tinha um companheiro inseparável: o charuto. Num dos episódios, ela fumou com Tom Jobim. No remake da Escolinha, no ano passado, foi revivida por Dani Calabresa.



7 – Borges de Barros

O saudoso humorista vivia um mendigo milionário na Praça da Alegria (com Manuel da Nóbrega, que também fumava) e A Praça é Nossa, sempre com o charuto na mão.



8 – José Mayer

Nem vamos contar aqui personagens que fumavam nas novelas dos anos 1960, 1970 e 1980, já que isso era normal. Mas o personagem de José Mayer em Presença de Anita (2001) ficou marcado por isso. E o pior: o ator havia parado de fumar pouco tempo atrás.




Leia também