8 de abril na história da TV: em 2003, terminava A Casa das Sete Mulheres - TV História

8 de abril na história da TV: em 2003, terminava A Casa das Sete Mulheres

Whatsapp

Confira os principais fatos que aconteceram no dia 8 de abril na história da televisão brasileira:

No dia 8 de abril de 1954, estreava o programa Teatro de Tônia Carrero (Tupi).

Tônia Carrero e convidados estrelavam peças de teatro na televisão.

No dia 8 de abril de 1969, estreava a novela Era Preciso Voltar (Band).

Escrita por Silvan Paezzo, a trama contava a história de Diana, que sofre de influências espíritas e vai para uma outra vida, na Paris na década de 1830. Irina Greco, Edgard Franco, Elaine Cristina, Suely Franco, entre outros, faziam parte do elenco.

No dia 8 de abril de 1972, terminava a novela O Homem que Deve Morrer (Globo).

Novela escrita por Janete Clair, sofreu na mão da Censura Federal. O protagonista, Ciro Valdez, deveria sugerir a alegoria da vida de Cristo em sua passagem pela Terra. O tema foi considerado impróprio e acabou totalmente censurado. Faziam parte do elenco Tarcísio Meira, Glória Menezes, Zilka Salaberry, Macedo Neto, Dina Sfat, entre outros.

No dia 8 de abril de 1992, estreava o programa Você Decide (Globo).

Programa revolucionário e que virou febre no Brasil, trazia casos intrigantes e polêmicos dos quais o telespectador, por telefone, escolhia os finais. Antônio Fagundes, Tony Ramos, Walmor Chagas, Lima Duarte, Raul Cortez, foram alguns dos apresentadores da atração, que ficou no ar até agosto de 2000.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 8 de abril de 1994, terminava a novela Olho no Olho (Globo).

Escrita por Antônio Calmon, a novela que abordou a paranormalidade teve no elenco principal Tony Ramos, Natália do Vale, Helena Ranaldi, Patrícia de Sabrit, Felipe Folgosi, Nico Puig, Maria Zilda Bethlem e Reginaldo Faria.

No dia 8 de abril de 2000, estreava o programa Caldeirão do Huck (Globo).

Após um grande sucesso na Band comandando o programa H, Luciano Huck foi para a Globo ocupar as tardes de sábado. O programa era bem parecido com o H, trazendo convidados especiais, brincadeiras no palco e matérias externas.

No dia 8 de abril de 2003, terminava a minissérie A Casa das Sete Mulheres (Globo).

Escrita por Maria Adelaide Amaral e Walther Negrão, mostrava histórias da Revolução Farroupilha. No elenco, nomes como Thiago Lacerda, Camila Morgado, Werner Schünemann e Mariana Ximenes.

No dia 8 de abril de 2004, terminava a minissérie Um Só Coração (Globo).

Escrita por Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral, a história prestava uma homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo. À frente do elenco, Ana Paula Arósio, Erik Marmo e Edson Celulari. Grandes momentos de Betty Gofman, Eliane Giardini, José Rubens Chachá, Pascoal da Conceição e Ranieri Gonzales como os modernistas Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia.

No dia 8 de abril de 2006, estreava o programa Central da Periferia (Globo).

Era um “programa de auditório ao ar livre”, desenvolvido e apresentado por Regina Casé. A proposta era realizar a inclusão cultural de fenômenos que surgiam de comunidades espalhadas pelo país, destacando projetos sociais e expoentes da música.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 8 de abril de 2006, estreava o programa Estrelas (Globo).

Programa apresentado por Angélica e exibido aos sábados, mostrava a intimidade e o cotidiano de famosos, mostrando sua casa e seus hobbies. Ficou no ar até abril de 2018.

No dia 8 de abril de 2008, estreava o programa É o Amor (Band).

Apresentada por Patrícia Maldonado, a atração se propunha a resolver problemas de relacionamento de casais, pais e filhos, irmãos e amigos. O projeto se dividia entre o palco e matérias externas. É o Amor era baseado em All You Need is Love, formato da produtora Endemol, e veiculada nas noites de terça-feira.

No dia 8 de abril de 2010, estreava a série A Vida Alheia (Globo).

Escrita por Miguel Falabella, a série mostrava o cotidiano da revista A Vida Alheia, que fazia a cobertura da vida pessoal de famosos. Marília Pêra, Cláudia Jimenez, Paulo Vilhena, entre outros, faziam parte do elenco. A série teve apenas uma temporada.

No dia 8 de abril de 2010, estreava o jornalístico Globo Mar (Globo).

O programa explorava a costa brasileira, mostrando as paisagens, os animais marinhos e a vida no fundo do mar. Apresentado por Ernesto Paglia, teve também a condução de Mariana Ferrão, Glenda Kozlowski e Poliana Abritta. Ficou no ar até 2013.

No dia 8 de abril de 2011, terminava a novela Araguaia (Globo).

Walther Negrão voltava ao horário que o consagrou na Globo com esta trama sobre uma maldição indígena que se abate sobre a família do jovem Solano (Murilo Rosa) – apaixonado, justamente, por uma índia, Estela (Cléo Pires).

No dia 8 de abril de 2011, estreava a série Macho Man (Globo).

Escrita por Alexandre Machado e Fernanda Young, mostrava a saga do cabelereiro gay Nelson (Jorge Fernando), que volta a se interessar por mulheres após tomar uma sapatada na cabeça. Valéria (Marisa Orth), colega de trabalho e ex-namorada, acompanhava as confusões de Nelson.

No dia 8 de abril de 2013, estreava o programa Você na TV (RedeTV!).

Programa apresentado por João Kleber, mostra pessoas anônimas que possuem segredos pitorescos a revelar ao amigo, esposo ou familiar.

No dia 8 de abril de 2018, terminava a terceira temporada do programa The Voice Kids (Globo).

Eduarda Brasil foi a grande vencedora dessa edição. Ela fazia parte do time de Simone & Simaria.



Leia também