Confira os principais fatos que aconteceram no dia 7 de dezembro na história da televisão brasileira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 7 de dezembro de 1964, estreava a novela Prisioneiro de um Sonho (Record).
Primeira telenovela do então casal Eva Wilma e John Herbert – consagrados na série Alô Doçura (1953, Tupi). A produção, que inaugurava o horário das 19h30, teve trilha composta por um então desconhecido Chico Buarque de Hollanda. Uma das canções, ‘Valsinha’, embalou a abertura da quarta versão de Éramos Seis (1994, SBT). Também no elenco de ‘Prisioneiro’ estavam Lélia Abramo e Renato Consorte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 7 de dezembro de 1964, estreava a novela O Direito de Nascer (Tupi).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Este texto do cubano Félix Caignet já era conhecido dos brasileiros, via radionovela, quando foi produzido pela Tupi de São Paulo – em solo fluminense, a TV Rio foi quem exibiu a trama. Primeiro grande fenômeno da teledramaturgia brasileira, ‘Direito de Nascer’ virou marchinha de carnaval, fez a atriz Guy Loup adotar o nome de sua personagem (Isabel Cristina), colocou os vestidos de chita de Mamãe Dolores (Isaura Bruno) nas ruas e ganhou festa de encerramento no Ibirapuera (SP), Maracanãzinho (RJ) e Mineirão (BH). Ainda, duas regravações (Tupi, 1978 e SBT, 2001).
No dia 7 de dezembro de 1968, estreava o jornalístico Amaral Netto, o Repórter (Globo).
Apresentado previamente pela Tupi, o programa trazia o jornalista mostrando locais e tradições desconhecidas do Brasil. Amaral Netto foi pioneiro na utilização de equipamentos de som ótico (que captavam imagem e som), além de ser o primeiro programa fixo exibido em cores pela Globo. A atração ficou no ar até 1983, se revezando entre sábados e domingos, sempre na faixa das 22h30.
No dia 7 de dezembro de 1969, terminava a novela Nenhum Homem é Deus (Tupi).
Escrita por Sérgio Jockyman, Nenhum Homem é Deus tinha no elenco nomes como Walmor Chagas, Lílian Lemmertz e Patrícia Mayo. Através da história de um mágico de circo, Marcos (Walmor), que descobre sua paranormalidade e decide ganhar dinheiro com isso, o autor desenvolveu uma intricada trama policial, que acompanhava o avanço das produções contemporâneas, como Beto Rockfeller (1968), na Tupi.
No dia 7 de dezembro de 1998, estreava a novela Meu Pé de Laranja Lima (Band).
Terceira adaptação do livro de José Mauro de Vasconcelos para a TV – as duas anteriores, escritas por Ivani Ribeiro; esta, por Ana Maria Moretzsohn. O menino Caio Romei respondia pelo protagonista, Zezé; Gianfrancesco Guarnieri interpretava seu melhor amigo, Portuga (anteriormente vivido por Cláudio Corrêa e Castro e Dionísio Azevedo). Também no elenco Eliana Guttman, Fernando Pavão, Genézio de Barros, Karla Muga, Leonardo Medeiros, Lu Grimaldi, Regiane Alves e Rodrigo Lombardi.
No dia 7 de dezembro de 1999, terminava a série Mulher (Globo).
Exibido em 62 episódios, o seriado mostrava o cotidiano de duas médicas, interpretadas por Eva Wilma (Marta) e Patrícia Pillar (Cris), lidando com dramas derivados da rotina de uma clínica particular, especializada no atendimento a mulher. Curiosidades: a série foi toda realizada em película, com câmeras de cinema, e teve seu último episódio totalmente gravado em alta definição.
No dia 7 de dezembro de 2001, terminava a segunda reapresentação de A Gata Comeu (1985) no Vale a Pena Ver de Novo (Globo).
Combalido pela equivocada decisão de reapresentar o programa interativo Você Decide (1992), o Vale a Pena Ver de Novo recuperava seu fôlego com este clássico de Ivani Ribeiro, estrelado por Christiane Torloni (Jô Penteado) e Nuno Leal Maia (Fábio). Foi a primeira novela reprisada mais de uma vez dentro da faixa – reapresentada também em 1989 -, prática que se tornou recorrente nos últimos anos.
No dia 7 de dezembro de 2007, terminava a série Sítio do Picapau Amarelo (Globo).
A Globo, que já havia produzido uma versão da obra de Monteiro Lobato entre 1977 e 1986, voltou a carga em 2001. O novo ‘Sítio’ estreou dentro da faixa Bambuluá (2000). Logo, porém, ganhou status de programa solo; quando chegou ao fim, integrava as atrações do TV Xuxa (2005). Nesta última fase, Bete Mendes vivia Dona Benta, Rosa Marya Colin interpretava Tia Nastácia e Tatyane Goulart encarnava a boneca Emília.
No dia 7 de dezembro de 2007, terminava a série O Sistema (Globo).
Criada pelo casal Fernanda Young e Alexandre Machado, a produção mostrava a história de um cidadão comum se rebelando contra o sistema vigente na sociedade atual – onde todos estão sob a vigilância de câmeras de segurança. Com Selton Mello, Betty Gofman, Graziela Moretto, Gregório Duvivier, Ney Latorraca e Zezé Polessa. Apesar do elenco e do texto, a série não foi bem no quesito audiência.
No dia 7 de dezembro de 2017, terminava a nona temporada do reality show A Fazenda (Record).