7 de abril na história da TV: em 1980, TV Mulher estreava na Globo - TV História

7 de abril na história da TV: em 1980, TV Mulher estreava na Globo

Whatsapp

Confira os principais fatos que aconteceram no dia 7 de abril na história da televisão brasileira:

No dia 7 de abril de 1968, estreava o programa Domingo Alegre (Globo).

Programa de auditório que levava ao palco gincanas, humor e musicais, era apresentado pelo comediante José Vasconcelos. Exibido aos domingos e com uma hora de duração, ficou no ar por apenas um mês.

No dia 7 de abril de 1969, estreava o programa Papo Firme (Globo).

Atração de cinco minutos, veiculada antes da novela das 19h, de segunda a sexta-feira. Nelson Motta, então vencedor do primeiro Festival Internacional da Canção (1966), apresentava as principais novidades da música no Brasil e no exterior. Nas férias de Nelson, o DJ Big Boy o substituía. O título, que remete aos bordões da Jovem Guarda, era embalado por ‘Domingo no Parque’, canção de Gilberto Gil.

No dia 7 de abril de 1980, estreava o programa TV Mulher (Globo).

Programa que marcou época na televisão, era voltado ao público feminino. Marilia Gabriela e Ney Gonçalves Dias apresentavam o programa, que contava com Marta Suplicy no ‘Comportamento Sexual’ e Clodovil, num segmento que levava seu nome, falando sobre moda e costumes; além de Marisa Raja Gabaglia e seu “consultório sentimental”, tudo embalado pela música Rosa Choque, de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Esther Góes e César Filho também apresentaram a atração, que ficou no ar até 1986.

No dia 7 de abril de 1986, estreava a novela Dona Beija (Manchete).

Grande sucesso da Rede Manchete, a novela, que contava a história da corajosa e destemida Ana Jacinta de São José, a Dona Beja, que vivia em Araxá, Minas Gerais, foi uma superprodução e uma das novelas mais caras da emissora. Maitê Proença, Gracindo Júnior, Bia Seidl, Arlete Salles, Sérgio Britto, entre outros, fizeram parte do elenco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 7 de abril de 1992, estreava a minissérie Tereza Batista (Globo).

Minissérie inspirada na obra de Jorge Amado, Tereza Batista Cansada de Guerra, teve em seu elenco nomes como Patrícia França, Humberto Martins, Maria Gladys, Othon Bastos, entre outros.

No dia 7 de abril de 2000, estreava o humorístico Garotas do Programa (Globo).

Programa de humor escrito pelo grupo Grelo Falante, com supervisão do time do Casseta e Planeta. Contou no elenco com as atrizes Marília Pêra, Betty Gofman, Camila Pitanga, Drica Moraes, Mariana Hein e Zezé Polessa. Ficou no ar por apenas quatro meses.

No dia 7 de abril de 2006, estreava a série Minha Nada Mole Vida (Globo).

Escrita por Fernanda Young e Alexandre Machado, a série fazia uma sátira das colunas sociais. Jorge Horácio (Luiz Fernando Guimarães) apresentava o programa “Jorge Horácio by Night”, uma paródia do Programa Amaury Jr. A série saiu do ar em 2007.

No dia 7 de abril de 2009, terminava o reality show Big Brother Brasil 9 (Globo).

Na nona edição do programa foi inserido o famoso quarto branco e também um muro que dividiu os participantes da casa. O grande vencedor do programa foi artista o plástico Maximiliano Porto, que levou o prêmio de R$ 1 milhão.

No dia 7 de abril de 2011, estreava a série Lara com Z (Globo).

Aguinaldo Silva escreveu a série em homenagem a atriz Susana Vieira, que foi a protagonista. Humberto Martins, Thais de Campos, Eliane Giardini, entre outros , faziam parte do elenco da produção, que durou apenas uma temporada.

No dia 7 de abril de 2014, estreava a novela Meu Pedacinho de Chão (Globo).

A trama de 2014 foi um remake da primeira novela das seis da história da Globo. Exibida em 1971, a versão original foi produzida em parceria com a Cultura, que também a mostrava.  Juliana Paes, Osmar Prado, Rodrigo Lombardi, Bruna Linzmeyer, Antônio Fagundes, entre outros, fizeram parte do elenco.

No dia 7 de abril de 2014, estreava o programa esportivo Rumo à Copa (Globo).

Apresentado por Fernanda Gentil e Cris Dias, o programa apresentava curiosidades e fatos sobre a Copa do Mundo de 2014, que foi disputada no Brasil.

No dia 7 de abril de 2015, terminava o reality show Big Brother Brasil 15 (Globo).

Essa edição trouxe algumas polêmicas, como quando o participante Luan falou sobre um suposto homicídio quando servia o exército e Francieli culpando a produção por sua eliminação. Cézar de Lima Martins foi o grande vencedor e levou o prêmio de R$ 1,5 milhão.

No dia 7 de abril de 2016, terminava a série Pé na Cova (Globo).

De Miguel Falabella, esta comédia mostrava a inusitada rotina de uma família que comandava uma funerária na periferia carioca. O texto mordaz de Falabella abordou temas do cotidiano do brasileiro, superdimensionados pelo viés humorístico da série. No elenco, Mart’nália, Luma Costa, Lorena Comparato, Diogo Vilela, Daniel Torres e Marília Pêra, em seu último trabalho na televisão.



Leia também