Nilson Xavier

Clássico do horário das sete, Elas Por Elas (1982) está de volta através do Globoplay. Sete nomes que fizeram sucesso na novela de Cassino Gabus Mendes estão longe da Globo há tempos.

Tássia Camargo

Tássia Camargo
Reprodução / YouTube

Tássia Camargo estreou na Globo como Miriam, de Elas por Elas. Nas décadas de 1980 e 1990, Tássia foi um dos principais nomes do elenco da emissora, se destacando em produções como Rabo de Saia, O Salvador da Pátria, Tieta e Despedida de Solteiro, além da Escolinha do Professor Raimundo. Recentemente, ela pôde ser vista na reprise de O Cravo e a Rosa, novela de 2000-2001.

Depois de 25 anos na casa, Tássia atuou em Vidas Opostas, na Record TV, sua última novela. A atriz, que atualmente tem 61 anos, mudou-se para Portugal em 2017 e atuou em Valor da Vida, folhetim produzido pela emissora TVI. Em 2019, sofreu um infarto e se recuperou em seguida.

Joana Fomm

Sob Pressão - Joana Fomm
Divulgação / Globo

Uma das mais notáveis atrizes de nossa TV, com várias novelas de sucesso e personagens inesquecíveis, Joana Fomm interpretou a neurótica Natália em Elas por Elas, uma das sete amigas que conduzem a trama. Apesar da brilhante carreira, Joana fez poucos trabalhos na Globo, na última década. A última novela foi Boogie Ooogie, em 2014.

De lá para cá, a atriz foi vista nas séries Os Experientes (2015) e Sob Pressão (2019, foto), e em Malhação – Pro Dia Nascer Feliz, em 2016. Neste ano, sem reservas financeiras, Joana pediu trabalho em seu perfil no Facebook. Conseguiu um papel em Apocalipse, na Record TV, sua última novela até o momento. Atuou ainda nas séries Magnífica 70, Questão de Família e República do Peru.

Em 2019, quando participou de Sob Pressão, declarou ao Gshow:

“A carreira artística é muito difícil. São muito altos e baixos. Mas eu tenho consciência que fiz trabalhos lindos e importantes na TV, no cinema e no teatro. Sinto que as oportunidades de trabalho vão rareando”.

Esther Góes

Amor e Intrigas - Esther Góes
Reprodução / Record

Premiada e reconhecida atriz, Esther Góes viveu, em Elas por Elas, Adriana, uma das sete protagonistas. A atriz passou por várias emissoras de televisão e nunca se prendeu ao rótulo de “atriz global”. Tanto que, seus últimos trabalhos na Globo foram em 1995, na novela Explode Coração e na minissérie Engraçadinha.

Em 2005, Esther Góes assinou com a Record TV e fez vários trabalhos na emissora, como as novelas Prova de Amor, Amor e Intrigas, Bela a Feia e Belaventura. Seu último trabalho foi Gênesis, em 2021.

Maria Helena Dias

A Próxima Vítima - Maria Helena Dias
Reprodução / Globo

A atriz, hoje com 88 anos, intérprete de Carmem em Elas por Elas, uma das sete protagonistas da história, afastou-se do audiovisual em 2007 e leva uma vida pacata no bairro de Ipanema, Rio de Janeiro.

Em 1997, após concluir as gravações de Anjo de Mim, Maria Helena Dias decidiu sair de cena. A volta ao vídeo se deu em 2006, com uma passagem por Cobras e Lagartos. Também gravou um episódio da segunda versão de Carga Pesada, em 2007, sua última aparição na televisão.

Thaís de Campos

Thaís de Campos
Reprodução / YouTube

Sobrinha do diretor Wolf Maya, Thaís de Campos teve em Elas por Elas sua primeira personagem fixa em novelas: Cris, filha de Márcia (Eva Wilma). A atriz construiu uma sólida carreira na Globo, de novelas de sucesso, como Ti-ti-ti, Tieta, Mulheres de Areia, A Viagem e outras. Porém, está afastada da TV brasileira desde 2015, quando concluiu Boogie Oogie.

Revezando-se entre o Rio de Janeiro e Lisboa durante um bom tempo, Thaís se fixou em Portugal há sete anos, trabalhando como atriz, produtora e diretora na televisão, no cinema e no teatro português, inclusive dando cursos de interpretação, cinema e artes cênicas.

André de Biase

André di Biase
Reprodução / Facebook

Famoso pelo personagem Lula da série Armação Ilimitada, dos anos 1980, André de Biase estreou na Globo em Elas por Elas, em 1982, como Ivan, filho de Márcia. Com o fim da Armação (em 1987), o ator foi rareando suas aparições na TV, mas teve um bom momento nos anos 2000, em Malhação, entre as temporadas de 2001 a 2006, seu último trabalho na Globo.

Em 2007, o ator assinou com a Record TV, onde atuou em novelas como Os Mutantes e Ribeirão do Tempo. A última foi Vitória, em 2014. Desde então, não teve contrato com nenhuma emissora. Em 2017, queixou-se da falta de trabalho em uma entrevista ao UOL:

“Se tiver um convite legal, eu faço. Preciso trabalhar também como ator, adoro fazer isso. Passei minha vida toda num set de gravação, mas não estou vendo muito espaço, gostaria de ter mais”.

[anuncio_5]

Carmem Marinho

Elas Por Elas - Carmem Marinho
Divulgação / Globo

Intérprete de Maria, funcionária e amiga de Adriana, Carmem está longe da TV desde a época em que atuou em Elas por Elas. A atriz teve uma longa carreira na TV Tupi, a partir da década de 1950, tendo atuado em inúmeros teleteatros e novelas na emissora pioneira.

No início dos anos 1980, com o fim da Tupi, atuou nas novelas Os Imigrantes e Maçã do Amor, na TV Bandeirantes, e Elas por Elas, seu único trabalho na Globo. A atriz, hoje com 84 anos, está aposentada. Em depoimento ao Museu do Rádio, TV e Cinema, declarou:

“Trabalhei muito, não me arrependo da minha escolha. Criei meus 3 filhos nos estúdios das TVs. Quando me chamam, faço comerciais para TV”.

Compartilhar.
Avatar photo

Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira. Leia todos os textos do autor