Promissores ou consagrados, muitos artistas tiveram suas carreiras abreviadas por conta de problemas de saúde ou acidentes.
Confira seis exemplos de famosos que acabaram sendo forçados a se afastar da televisão:
Eloísa Mafalda
Estrela de diversas novelas da Globo, como Gabriela (1975), Paraíso (1982), Roque Santeiro (1985), Pedra sobre Pedra (1992) e Mulheres de Areia (1993), diminuiu sua presença no vídeo após Por Amor (1997).
Sua última presença na televisão foi em 2002, em O Beijo do Vampiro, quando viveu Dona Carmem. Mesmo estando longe do vídeo desde que passou a conviver com o Mal de Alzheimer, a atriz continuou contratada da Globo, recebendo apoio da emissora.
Ela passou seus últimos anos vivendo ao lado da filha, em Petrópolis (RJ), e morreu em 16 de maio de 2018, aos 93 anos.
Gerson Brenner
Gerson Brenner estreou na televisão numa participação em Kananga do Japão (1989), na Manchete. Teve papeis de destaque em Rainha da Sucata (1990), Deus nos Acuda (1992) e Olho no Olho (1993).
Em 1998, quando o ator vivia Jorginho em Corpo Dourado, sua carreira de ator foi tragicamente interrompida. Ele viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro e foi vítima de uma armadilha feita por criminosos na Rodovia Ayrton Senna. Ao parar para trocar o pneu do carro, foi baleado na cabeça pelos assaltantes.
Gerson passou meses em coma e sofreu diversas sequelas, incluindo distúrbios na fala, na motricidade e na capacidade cognitiva. Ele está em tratamento até hoje, aos 62 anos, confinado a uma cadeira de rodas.
Flávio Silvino
Filho do saudoso humorista Paulo Silvino, Flávio Silvino seguiu a carreira de ator e cantor desde cedo. Se destacou logo na estreia em novelas, em Vamp (1991), como Matosão. Depois, participou de Deus nos Acuda (1992).
Sua carreira foi bruscamente interrompida em 2 de novembro de 1993, ao sofrer um grave acidente de carro. Quando voltava de Cabo Frio (RJ) para o Rio de Janeiro (RJ), seu veículo foi atingido por um carro-forte.
“Foram momentos de muita angústia”, declarou Paulo ao jornal O Globo em 1994, ao relembrar que o filho ficou três meses em coma.
Flávio teve danos cerebrais e, com muita luta, reaprendeu algumas atividades motoras. Algumas sequelas infelizmente ficaram, na fala e no andar.
Após sete anos, ele retomou sua carreira de ator, participando de Laços de Família, no papel de Paulo, filho de Miguel (Tony Ramos).
“Sou funcionário da Globo e não tem cabimento ficar em casa recebendo sem trabalhar. Sou um profissional”, declarou o ator ao jornal O Estado de S. Paulo em janeiro de 2000.
Desde então, no entanto, Flávio Silvino não fez mais novelas. Atualmente, está com 51 anos e segue vivendo no Rio de Janeiro junto com sua família.
Cláudia Rodrigues
Estrela de humorísticos da Globo, como Zorra Total, Sai de Baixo e A Diarista, onde conquistou seu próprio programa, Cláudia Rodrigues começou a se afastar da televisão em 2007, por conta dos problemas de saúde.
Ela convive desde 2000 com a esclerose múltipla, descoberta após sentir uma dormência no braço durante uma peça de teatro.
Claudia foi desligada da Globo em abril de 2015, entrando com um processo judicial contra a emissora. Venceu a ação e foi readmitida em 2018. Além disso, teve que receber os salários referentes aos anos em que esteve fora da emissora.
A humorista, que atualmente tem 52 anos, já passou por diversas internações em hospitais e fez um transplante de células-tronco em 2015, quando precisou raspar a cabeça. Recentemente, ela pediu sua empresária, Adriane Bonato, em casamento.
Maria Cláudia
Maria Cláudia teve papeis de destaque em tramas da Globo dos anos 1970 e 1980, como Selva de Pedra, O Bem-Amado, Te Contei? e Pão-Pão, Beijo-Beijo, que pode ser vista atualmente no canal Viva. Logo após essa trama, em 1984, se afastou da carreira por conta de um problema nas cordas vocais.
Ela retornou em Deus nos Acuda (1992) e depois apareceu somente em tramas da Record, como A Escrava Isaura, Caminhos do Coração e Amor e Intrigas.
A atriz está afastada da televisão desde suas participações em Uma Rosa com Amor, do SBT, e Louca Família, da Record.
“Não pintou mais convite, mas não sei o motivo. Tenho, inclusive, o maior carinho por todos na Globo. Mas, como não me chamavam, e pedra que não rola cria limo, pensei que estava na hora de correr perigo. Nascer, viver e morrer no mesmo lugar é muito limitador”, explicou a atriz ao jornal O Globo, em 2007.
Guilherme Karam
O ator e humorista teve dois grandes destaques na carreira: sua atuação no humorístico TV Pirata (1988) e o mordomo Porfírio, de Meu Bem, Meu Mal (1990), ambas produções da Globo.
Depois, esteve em tramas como Perigosas Peruas (1992), Explode Coração (1995), Pecado Capital (1998), O Clone (2001), quando viveu Raposão, e América (2005), onde viveu seu último personagem, Geraldito.
Afastado da televisão desde então, Karam estava internado desde 2014 no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro (RJ). Ele era portador da doença de Machado-Joseph, síndrome degenerativa que compromete funções motoras e neurológicas de seus portadores. Karam morreu em 7 de julho de 2016, aos 58 anos.