5 narradores que se destacaram em Olimpíadas, mas estão afastados da telinha - TV História

5 narradores que se destacaram em Olimpíadas, mas estão afastados da telinha

Whatsapp

Enquanto nomes como Galvão Bueno, Cléber Machado e Luis Roberto continuam levando emoções ao público que acompanha os Jogos Olímpicos de Tóquio, lembramos recentemente alguns narradores que participaram de coberturas de Olimpíadas e infelizmente já nos deixaram.

Existem também profissionais que marcaram época nos microfones de diversas emissoras, mas estão afastados da televisão.

Confira cinco exemplos:

Osmar Santos

Estrela do rádio de São Paulo, Osmar Santos despontou como narrador titular da Globo na primeira metade dos anos 1980, quando Luciano do Valle deixou o canal e antes do domínio de Galvão Bueno, que já estava na casa.

O locutor foi o principal nome da emissora na Olimpíada de 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos, bem como na Copa do Mundo de 1986, no México. Após deixar a Globo, ainda transmitiu os Jogos de Seul, na Coreia do Sul, em 1988, e de Barcelona, na Espanha, em 1992, pela Manchete.

Em 22 de dezembro de 1994, Osmar sofreu um grave acidente de carro no interior de São Paulo, teve afundamento do lado esquerdo do crânio e ficou com sequelas na fala, sendo capaz de pronunciar cerca de 100 palavras. Dessa forma, não conseguiu mais trabalhar com o que amava e passou a se dedicar à pintura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luiz Alfredo

Filho de outro grande narrador da Globo, Geraldo José de Almeida, Luiz Alfredo iniciou sua carreira na Record e ingressou na Globo em 1984. Pela emissora, fez as Olimpíadas de 1984, em Los Angeles (EUA), de 1988, em Seul (Coreia do Sul), e de 1992, em Barcelona (Espanha), após uma breve passagem pelo SBT.

Sem Galvão Bueno, que estava se aventurando na OM, Luiz foi o principal nome da Globo nesses Jogos, narrando, por exemplo, a conquista da medalha de ouro pelo vôlei masculino.

Depois de sair da Globo, passou pelo SBT, Record, TV Cultura, Sportv, RPC e RedeTV!. Desde 2012, quando deixou esse último canal, está afastado da televisão. Atualmente, tem 76 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ciro José

Após trabalhar no rádio, Ciro José foi contratado pela Globo no início dos anos 1970, quando a emissora ainda não tinha uma forte estrutura para transmissões esportivas. Ajudou a estruturar o departamento de esportes do canal, chegando a dirigir essa divisão por muitos anos.

Participou da cobertura de sete Olimpíadas, entre 1972 e 1996, muitas vezes fazendo o papel de narrador. Em 1984, a única fora da Globo, na transmissão conjunta de Record e SBT. Em 2000, assumiu a diretoria de Esportes a Motor da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ivo Morganti

Ivo Morganti ficou muito conhecido quando apresentou o Aqui Agora, nos anos 1990, pelo SBT. Mas, antes disso, o jornalista já havia se destacado na emissora em transmissões esportivas. Ele foi o principal narrador do canal na pequena cobertura feita dos Jogos Olímpicos de Seul, na Coreia do Sul, em 1988.

Após deixar a televisão, ele foi vereador na capital paulista e se tornou empresário. Mais recentemente, voltou ao vídeo como apresentador da Rede Brasil e fez pequenas participações em novelas do SBT

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fernando Solera

Um dos mais importantes narradores da televisão brasileira nos anos 1970, tendo transmitido a conquista da Copa do Mundo do México, Fernando Solera também esteve em Jogos Olímpicos.

Ele participou das coberturas da Olimpíada de 1976, pela Bandeirantes, e de 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos, na transmissão conjunta da Record e do SBT, ao lado de Silvio Luiz e Ciro José.

Entre 1989 e 2014, Solera integrou o time da TV Gazeta, se aposentando após deixar a emissora. Atualmente, tem 88 anos.

Whatsapp


Leia também