Confira os principais fatos que aconteceram no dia 5 de maio na história da televisão brasileira:

No dia 5 de maio de 1961, estreava o programa Studium 4 (Tupi).

Teleteatro da TV Tupi, trouxe grandes nomes do teatro para a televisão e ficou no ar por um ano.

No dia 5 de maio de 1975, estreava a novela Helena (Globo).

Gilberto Braga adaptou a novela do romance de Machado de Assis. Foram apenas 20 capítulos, sendo uma das primeiras mininovelas da Globo. Lúcia Alves, Osmar Prado, José Augusto Branco e Rogério Fróes, entre outros, faziam parte do elenco.

No dia 5 de maio de 1980, estreava o Vale a Pena ver de Novo (Globo).

Faixa criada para reprisar as novelas da Globo, estreou com Dona Xepa, exibida originalmente em 1977. Além das novelas, foram reprisadas minisséries como O Tempo e o Vento, Riacho Doce, O Pagador de Promessas, O Tempo e o Vento e Lampião e Maria Bonita. Em 2001, foram reprisados episódios do Você Decide, que eram apresentados por Susana Werner.

No dia 5 de maio de 1982, terminava a minissérie Lampião e Maria Bonita (Globo).

A minissérie Lampião e Maria Bonita (1982) foi a primeira produção do gênero na Globo. A trama desvendava os meandros da relação amorosa de Lampião (Nelson Xavier) e Maria Bonita (Tânia Alves) em seus últimos dias de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 5 de maio de 1986, estreava a minissérie Anos Dourados (Globo).

Escrita por Gilberto Braga, a trama contava a história de amor entre Lurdinha (Malu Mader) e Marcos (Felipe Camargo), que ocorreu na segunda metade da década de 1950. O casal enfrentou o conservadorismo e os tabus daquela época. Betty Faria, José de Abreu, Cláudio Corrêa e Castro, entre outros, faziam parte do elenco da minissérie.

No dia 5 de maio de 1989, terminava a novela Vida Nova (Globo).

Novela de Benedito Ruy Barbosa, fez uma brilhante reconstituição da São Paulo dos anos 1940 e da vida dos italianos no bairro do Bixiga. Yoná Magalhães, Carlos Zara, Osmar Prado, Nívea Maria, Deborah Evelyn, Paulo José, Giuseppe Oristânio e Patrícia Pillar, entre outros, faziam parte do elenco.

No dia 5 de maio de 1990, terminava a novela Cortina de Vidro (SBT).

O SBT fechou um acordo com a produtora Miksom, de Guga de Oliveira (irmão de Boni), para reativar sua teledramaturgia. Primeira novela de Walcyr Carrasco – e com a atual apresentadora do Jornal Hoje, Sandra Annenberg, no elenco – Cortina de Vidro centralizou boa parte de sua ação no edifício Dacon, em São Paulo.

No dia 5 de maio de 1991, estreava o programa Bem Brasil (Cultura).

Apresentado por Wandi Doratiotto, o programa era exibido ao vivo Sesc Interlagos e no Sesc Pompéia, levando ao palco nomes importantes da nossa música.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 5 de maio de 1991, estreava o programa Topa Tudo por Dinheiro (SBT).

Formato importado adaptado por Silvio Santos, o Topa Tudo Por Dinheiro foi a pedra no sapato do Fantástico durante praticamente toda a década de 1990. A atração consiste nas já conhecidas brincadeiras com o auditório, gincanas no palco e nas câmeras escondidas que tornaram célebres figuras como Ivo Holanda e Ruth Romcy. O programa saiu do ar em 2001 para que Silvio pudesse alocar na faixa o reality Casa dos Artistas, que deu ao SBT a maior audiência de sua história.

No dia 5 de maio de 1997, estreava a novela Zazá (Globo).

Obra de Lauro César Muniz, mostrava as aventuras de uma milionária excêntrica apaixonada por aviões, que se dizia descendente direta de Alberto Santos Dumont, decidida a ajeitar a vida dos sete filhos. Com Fernanda Montenegro, Ney Latorraca, Paulo Goulart, Nathalia Timberg, Letícia Spiller e Marcello Novaes.

No dia 5 de maio de 2003, estreava a novela Kubanacan (Globo).

Escrita por Carlos Lombardi, a novela se passava em uma fictícia ilha do Caribe e trazia à frente do enredo o pescador Esteban (Marcos Pasquim), tentando descobrir detalhes de seu misterioso passado. Com Adriana Esteves, Vladimir Brichta, Carolina Ferraz, Danielle Winits, Humberto Martins, Betty Lago e Nair Bello. A comédia foi notificada pelo Ministério da Justiça devido ao excesso de violência.

No dia 5 de maio de 2008, estreava a novela Ciranda de Pedra (Globo).

O romance de Lygia Fagundes Telles, adaptado por Teixeira Filho em 1981, ganhou uma nova versão pelas mãos de Alcides Nogueira. Leandra Leal arrasou como a espevitada Elzinha e Ana Paula Arósio destacou-se como a protagonista Laura, que, abalada por problemas psiquiátricos, se afasta das três filhas – Anna Sophia Folch (Bruna), Ariela Massoti (Virgínia) e Tammy di Calafiori (Virgínia); três deslizes de escalação que diminuíram o brilho da narrativa.

No dia 5 de maio de 2010, estreava o programa Polícia 24h (Band).

Versão brasileira do programa COPS, um grande sucesso nos Estados Unidos, a atração exibe o dia a dia da polícia militar em várias cidades do Brasil. Desde perseguições a problemas domésticos, a câmera mostra todos os detalhes, do recebimento da chamada até a ida à delegacia.

No dia 5 de maio de 2011, estreava o programa SOS Casamento (SBT).

Reality show apresentado por Ana Canosa, foi exibido entre 3 de maio e 29 de julho de 2011. A especialista ajudava os casais que passavam por problemas no casamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 5 de maio de 2014, estreava o jornalístico Café com Jornal (Band).

Telejornal com uma linguagem mais informal, mostrava ao vivo os bastidores da Rádio BandNews FM. Ficou no ar até março de 2020.

No dia 3 de maio de 2014, estreava o programa Muito Show (RedeTV!).

A atração estreou em 2013, como Morning Show, se tornando Muito Show posteriormente. Também mudou de faixa horária, passando a ser exibido à noite, sempre com apresentação de Zé Luiz.

No dia 5 de maio de 2014, estreava a novela Geração Brasil (Globo).

Escrita por Felipe Miguez e Isabel de Oliveira, a novela conta uma trama inusitada e diferente, que confundiu os telespectadores na época. Jonas Marra (Murilo Benício) era um jovem com um sonho e um grande objetivo: criar um computador pessoal popular, de baixo custo e de fácil manuseio.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor