5 de maio na história da TV: em 1991, Topa Tudo por Dinheiro estreava no SBT
05/05/2021 às 0h05
Confira os principais fatos que aconteceram no dia 5 de maio na história da televisão brasileira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 5 de maio de 1961, estreava o programa Studium 4 (Tupi).
Teleteatro da TV Tupi, trouxe grandes nomes do teatro para a televisão e ficou no ar por um ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 5 de maio de 1975, estreava a novela Helena (Globo).
LEIA TAMBÉM:
● Saiba tudo que aconteceu em 21 de junho na história da TV
● Saiba tudo que aconteceu em 14 de junho na história da TV
● 28 de fevereiro na história da TV: em 1977, terminava Estúpido Cupido
Gilberto Braga adaptou a novela do romance de Machado de Assis. Foram apenas 20 capítulos, sendo uma das primeiras mininovelas da Globo. Lúcia Alves, Osmar Prado, José Augusto Branco e Rogério Fróes, entre outros, faziam parte do elenco.
No dia 5 de maio de 1980, estreava o Vale a Pena ver de Novo (Globo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Faixa criada para reprisar as novelas da Globo, estreou com Dona Xepa, exibida originalmente em 1977. Além das novelas, foram reprisadas minisséries como O Tempo e o Vento, Riacho Doce, O Pagador de Promessas, O Tempo e o Vento e Lampião e Maria Bonita. Em 2001, foram reprisados episódios do Você Decide, que eram apresentados por Susana Werner.
No dia 5 de maio de 1982, terminava a minissérie Lampião e Maria Bonita (Globo).
A minissérie Lampião e Maria Bonita (1982) foi a primeira produção do gênero na Globo. A trama desvendava os meandros da relação amorosa de Lampião (Nelson Xavier) e Maria Bonita (Tânia Alves) em seus últimos dias de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 5 de maio de 1986, estreava a minissérie Anos Dourados (Globo).
Escrita por Gilberto Braga, a trama contava a história de amor entre Lurdinha (Malu Mader) e Marcos (Felipe Camargo), que ocorreu na segunda metade da década de 1950. O casal enfrentou o conservadorismo e os tabus daquela época. Betty Faria, José de Abreu, Cláudio Corrêa e Castro, entre outros, faziam parte do elenco da minissérie.
No dia 5 de maio de 1989, terminava a novela Vida Nova (Globo).
Novela de Benedito Ruy Barbosa, fez uma brilhante reconstituição da São Paulo dos anos 1940 e da vida dos italianos no bairro do Bixiga. Yoná Magalhães, Carlos Zara, Osmar Prado, Nívea Maria, Deborah Evelyn, Paulo José, Giuseppe Oristânio e Patrícia Pillar, entre outros, faziam parte do elenco.
No dia 5 de maio de 1990, terminava a novela Cortina de Vidro (SBT).
O SBT fechou um acordo com a produtora Miksom, de Guga de Oliveira (irmão de Boni), para reativar sua teledramaturgia. Primeira novela de Walcyr Carrasco – e com a atual apresentadora do Jornal Hoje, Sandra Annenberg, no elenco – Cortina de Vidro centralizou boa parte de sua ação no edifício Dacon, em São Paulo.
No dia 5 de maio de 1991, estreava o programa Bem Brasil (Cultura).
Apresentado por Wandi Doratiotto, o programa era exibido ao vivo Sesc Interlagos e no Sesc Pompéia, levando ao palco nomes importantes da nossa música.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 5 de maio de 1991, estreava o programa Topa Tudo por Dinheiro (SBT).
Formato importado adaptado por Silvio Santos, o Topa Tudo Por Dinheiro foi a pedra no sapato do Fantástico durante praticamente toda a década de 1990. A atração consiste nas já conhecidas brincadeiras com o auditório, gincanas no palco e nas câmeras escondidas que tornaram célebres figuras como Ivo Holanda e Ruth Romcy. O programa saiu do ar em 2001 para que Silvio pudesse alocar na faixa o reality Casa dos Artistas, que deu ao SBT a maior audiência de sua história.
No dia 5 de maio de 1997, estreava a novela Zazá (Globo).
Obra de Lauro César Muniz, mostrava as aventuras de uma milionária excêntrica apaixonada por aviões, que se dizia descendente direta de Alberto Santos Dumont, decidida a ajeitar a vida dos sete filhos. Com Fernanda Montenegro, Ney Latorraca, Paulo Goulart, Nathalia Timberg, Letícia Spiller e Marcello Novaes.
No dia 5 de maio de 2003, estreava a novela Kubanacan (Globo).
Escrita por Carlos Lombardi, a novela se passava em uma fictícia ilha do Caribe e trazia à frente do enredo o pescador Esteban (Marcos Pasquim), tentando descobrir detalhes de seu misterioso passado. Com Adriana Esteves, Vladimir Brichta, Carolina Ferraz, Danielle Winits, Humberto Martins, Betty Lago e Nair Bello. A comédia foi notificada pelo Ministério da Justiça devido ao excesso de violência.
No dia 5 de maio de 2008, estreava a novela Ciranda de Pedra (Globo).
O romance de Lygia Fagundes Telles, adaptado por Teixeira Filho em 1981, ganhou uma nova versão pelas mãos de Alcides Nogueira. Leandra Leal arrasou como a espevitada Elzinha e Ana Paula Arósio destacou-se como a protagonista Laura, que, abalada por problemas psiquiátricos, se afasta das três filhas – Anna Sophia Folch (Bruna), Ariela Massoti (Virgínia) e Tammy di Calafiori (Virgínia); três deslizes de escalação que diminuíram o brilho da narrativa.
No dia 5 de maio de 2010, estreava o programa Polícia 24h (Band).
Versão brasileira do programa COPS, um grande sucesso nos Estados Unidos, a atração exibe o dia a dia da polícia militar em várias cidades do Brasil. Desde perseguições a problemas domésticos, a câmera mostra todos os detalhes, do recebimento da chamada até a ida à delegacia.
No dia 5 de maio de 2011, estreava o programa SOS Casamento (SBT).
Reality show apresentado por Ana Canosa, foi exibido entre 3 de maio e 29 de julho de 2011. A especialista ajudava os casais que passavam por problemas no casamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 5 de maio de 2014, estreava o jornalístico Café com Jornal (Band).
Telejornal com uma linguagem mais informal, mostrava ao vivo os bastidores da Rádio BandNews FM. Ficou no ar até março de 2020.
No dia 3 de maio de 2014, estreava o programa Muito Show (RedeTV!).
A atração estreou em 2013, como Morning Show, se tornando Muito Show posteriormente. Também mudou de faixa horária, passando a ser exibido à noite, sempre com apresentação de Zé Luiz.
No dia 5 de maio de 2014, estreava a novela Geração Brasil (Globo).
Escrita por Felipe Miguez e Isabel de Oliveira, a novela conta uma trama inusitada e diferente, que confundiu os telespectadores na época. Jonas Marra (Murilo Benício) era um jovem com um sonho e um grande objetivo: criar um computador pessoal popular, de baixo custo e de fácil manuseio.