Um dos maiores sucessos da história da Globo, O Clone está sendo exibida no Vale a Pena Ver de Novo. O que pouca gente sabe é que alguns artistas foram cogitados ou chegaram a ser escalados para viverem importantes personagens da trama, mas acabaram sendo substituídos.

Confira cinco exemplos na lista:

Fábio Assunção

Em março de 2001, Fábio Assunção foi dado como certo no elenco da novela. Ele seria o protagonista masculino e viveria Lucas, Diogo e Léo. “Até a semana passada, somente Fábio Assunção e Juca de Oliveira estavam certos no elenco”, informou o jornal O Estado de S. Paulo na época. Os papeis acabaram ficando com Murilo Benício, enquanto Assunção acabou estrelando Coração de Estudante em 2002.

“Em setembro do ano passado, a Glória me telefonou dizendo que tinha escrito o papel principal para mim. Fiquei muito lisonjeado com o convite, mas não estou com disponibilidade emocional para a empreitada. Quero dar uma reciclada, tenho uma boa relação com a emissora e eles entenderam que eu precisava dar uma parada”, contou o ator ao Jornal do Brasil.

Letícia Spiller

Antes de Giovanna Antonelli ser definida como a intérprete da protagonista Jade, o papel deveria ficar com Letícia Spiller. A atriz, no entanto, se recusou a participar da novela alegando compromissos no teatro. A Globo não deixou barato e suspendeu o contrato da atriz para que ela “resolvesse todos os seus projetos pessoais”, como foi divulgado na época.

Letícia acabou se acertando com a emissora e, em 2002, protagonizou a esquecida Sabor da Paixão. Ana Paula Arósio também foi cotada para viver a muçulmana, mas pediu para descansar após emendar vários trabalhos.

Eduardo Moscovis

O ator foi a primeira escolha da Globo para viver o personagem Said. No entanto, ele alegou que estava cansado de emendar novelas – havia feito Anjo de Mim, Por Amor, Pecado Capital e O Cravo e a Rosa praticamente sem descanso, e acabou recusando o papel, que ficou com Dalton Vigh. Em 2002, o ator esteve na fracassada Desejos de Mulher.

José Mayer

Uma das principais estrelas da Globo na época, tendo vindo do sucesso de Laços de Família, José Mayer seria o Tio Ali em O Clone. No entanto, ele acabou preferindo integrar outro projeto de Manoel Carlos, a minissérie Presença de Anita, que também fez sucesso. Ali acabou indo parar nas mãos de Stênio Garcia, que deixou A Padroeira para migrar de faixa e viver um dos grandes sucessos de sua carreira.

“Dá para acreditar no José Mayer como pai do Murilo Benício aos 40 anos? Claro que não”, disse a própria Glória ao JB em 2001, citando outra possibilidade: o papel de Leônidas, que ficou com Reginaldo Faria. “Optar pelo José Mayer neste papel seria apenas escolher um galã e não um ator adequado”, completou.

Ivete Sangalo

Ivete Sangalo na novela Gabriela

Muitos anos antes de atuar no remake de Gabriela, Ivete Sangalo poderia ter sido uma das estrelas de O Clone. Ela, que sempre sonhou em ser atriz, foi convidada por Glória Perez para a novela como uma policial – a cantora também foi chamada por Carlos Lombardi para Uga Uga. No entanto, por questões burocráticas, a participação acabou não saindo.

Além dos citados, também foram cogitados para o elenco da novela nomes como Cláudia Abreu, Walmor Chagas, Edson Celulari, Jonas Bloch, Thiago Lacerda e Cláudio Heinrich.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor