A Globo já tem garantido o retorno de pelo menos quatro novelas para retornarem ao longo de 2024. Pelo menos duas delas nunca foram reprisadas e ficarão disponíveis para o público.

Rainha da Sucata - Regina Duarte
Regina Duarte em Rainha da Sucata (Divulgação / Globo)

Por meio do Projeto Resgate, lançado ainda em 2020, a emissora carioca trará novos títulos de seu acervo para o catálogo do Globoplay, incrementando a oferta de novelas aos assinantes.

Entre as tramas prometidas, estão obras muito pedidas pelo público. Entre elas, Rainha da Sucata (1990), um dos maiores sucessos da faixa das oito da década de 1990; e Terra Nostra (1999), que já foi reprisada e está na plataforma, mas em versão incompleta. A partir deste ano, terá seus capítulos originais pelo Projeto Originalidade.

Rainha da Sucata

 

Uma das tramas mais aguardadas é Rainha da Sucata (1990). Escrita por Silvio de Abreu, a história mostra a saga de Maria do Carmo (Regina Duarte), uma nova rica que fez fortuna como sucateira.

Sem engolir a humilhação que sofreu no passado ao ser dispensada por Eduardo Figueiroa (Tony Ramos), ela “compra” um casamento com o playboy, que faz parte de uma família falida da decadente sociedade paulistana.

Maria do Carmo, no entanto, tem que lidar com as armações de Laurinha Figueiroa (Gloria Menezes), a madrasta de Edu que mantém uma paixão por ele em segredo.

Pé na Jaca

Pé na Jaca - Deborah Secco, Fernanda Lima, Juliana Paes, Marcos Pasquim e Murilo Benício
Murilo Benício (Arthur), Deborah Secco (Elizabeth), Fernanda Lima (Maria), Marcos Pasquim (Lance) e Juliana Paes (Gui) em Pé na Jaca (Divulgação / Globo)

Última novela de Carlos Lombardi na Globo, Pé na Jaca (2006) é outro título confirmado no Projeto Resgate. Apesar de não ter sido um sucesso de audiência, é uma obra querida pelo público.

O folhetim tem como protagonistas cinco amigos de infância que se reencontram na pequena cidade de Deus me Livre, no interior de São Paulo, onde a amizade deles teve início.

No momento em que se reencontram, todos enfrentam situações em que são obrigados a recomeçarem suas vidas. O folhetim é protagonizado por Murilo Benício (Arthur Fortuna), Juliana Paes (Gui), Marcos Pasquim (Lance), Fernanda Lima (Maria Bo) e Deborah Secco (Elizabeth).

O Espigão

Susana Vieira em O Espigão
Susana Vieira em O Espigão (Divulgação)

A mais antiga entre as novelas confirmadas no Projeto Resgate, O Espigão (1974) deve retornar em abril, quando completa 50 anos de sua estreia.

Escrita por Dias Gomes, a trama é ambientada no Rio de Janeiro e gira em torno da construção de um prédio do rico empresário Lauro Fontana (Milton Moraes). Ele aposta em um projeto ambicioso que tem como objetivo construir o maior hotel do Brasil, o Fontana Sky, com 50 andares.

Terra Nostra

Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio em Terra Nostra (divulgação/Globo)

Folhetim de Benedito Ruy Barbosa em 1999, Terra Nostra será a novidade do Projeto Originalidade. Ambientada nas fazendas de café do interior de São Paulo, a história se passa no Brasil do final do século 19 e início do século 20.

A trama trata da imigração italiana no Brasil e tem como protagonistas Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), dois imigrantes italianos que tentam uma vida melhor em terras brasileiras.

Disponível no Globoplay desde 2020, Terra Nostra só pode ser vista em sua versão internacional, que é editada e compacta os 221 capítulos em apenas 150 por causa de questões envolvendo direitos autorais da trilha sonora original.

A Globo, no entanto, conseguiu resolver o imbróglio e disponibilizará a trama como foi produzida.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.