4 de outubro na história da TV: em 1991, Salomé terminava na Globo

No dia 4 de outubro de 1965, estreava o programa Encontro (Globo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pioneira na produção de programas femininos, Edna Savaget coordenou esta atração, exibida nas tardes de segunda-feira a sexta-feira e apresentada por Léa Bulcão, Paulo Araújo e Yara Sarmento. Entre pautas sobre automóveis, cinema, decoração, moda, pintura e saúde, o trio sorteava cosméticos para as telespectadoras.

No dia 4 de outubro de 1976, estreava a novela O Julgamento (Tupi).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na trama inspirada em Os Irmãos Karamazov, de Dostoievski, Lourenço Paixão (Cláudio Corrêa e Castro) disputava com o primogênito Dimas (Carlos Zara) a atenção de Sônia (Eva Wilma). O suspense acerca do “quem matou Lourenço?”, fio condutor da novela, se diluiu com a exibição do filme Os Irmãos Karamazov (1958), revelando o assassino – o filho enjeitado, deficiente mental, do patriarca.

No dia 4 de outubro de 1982, estreava a reapresentação de A Moreninha em Vale a Pena Ver de Novo (Globo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Marcos Rey assinou a adaptação deste clássico de Joaquim Manuel de Macedo, sucesso às 18h em 1975. Quando a novela pintou em Vale a Pena Ver de Novo – substituindo a fraquíssima As Três Marias (1980) –, o público já tinha tido a oportunidade de revê-la, entre agosto e dezembro de 1976, às 13h30; a faixa de reprises, contudo, ainda não usava o título que a consagrou nos anos seguintes.

No dia 4 de outubro de 1991, terminava a novela Salomé (Globo).

Único folhetim de Sérgio Marques como titular, Salomé já estava em adiantado processo de gravações quando estreou. Salomé (Patrícia Pillar), personagem central da obra de Menotti del Picchia que inspirou a trama, era apaixonada pelo radialista Duda (Petrônio Gontijo). Mas sua mãe, Santa (Imara Reis), mantinha um caso com o jovem – ao mesmo tempo em que empurrava a filha para os braços do padrasto, Antunes (Carlos Alberto), grande vilão da produção.

No dia 4 de outubro de 1999, estreava a série As Aventuras da Tiazinha (Band).

A figura dominadora – de lingerie, máscara e chicotinho na mão – vivida por Suzana Alves foi alçada ao sucesso no programa H, de Luciano Huck, onde depilava rapazes da plateia. Nesta série de ficção científica, Tiazinha se cobriu e assumiu a alcunha de Su-013, combatente do crime que ocultava suas reais atividades forjando uma carreira de apresentadora de TV. No elenco, Carmo Dalla Vecchia e André Abujamra.

No dia 4 de outubro de 2002, terminava o programa Descontrole (Band).

Marcos Mion deixou a MTV para assumir a faixa que pertenceu a Luciano Huck e Otaviano Costa. Destaque para os quadros Miclone (onde o apresentador parodiava astros da música) e Shit Show (similar ao Vale a Pena Ver Direito, do Legendários). Rodrigo Scarpa, o Vesgo do Pânico na Band, exercia a função de assistente de palco, vestindo uma fantasia de corvo.

No dia 4 de outubro de 2003, terminava a maratona beneficente Teleton (SBT).

A 6ª edição da maratona televisiva em prol da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) contou com duas edições temáticas do Curtindo Uma Viagem, de Celso Portiolli – em uma, colocando em times adversários apresentadores do SBT e da Record; na outra, o grupo Rouge versus a banda KLB. Silvio Santos e Hebe Camargo transitaram pelo palco da atração ao longo dos dois dias de transmissão.

No dia 4 de outubro de 2009, estreava a série Norma (Globo).

Denise Fraga mobilizou um elenco de estrelas do naipe de Cássio Gabus Mendes e Eva Wilma neste projeto experimental onde os telespectadores interagiam com a protagonista, uma pesquisadora do comportamento humano, e interferiam nos rumos da história. No segundo episódio, Norma perdeu para Gugu Liberato (Record), Silvio Santos (SBT) e Pânico (RedeTV!). Acabou extinta no domingo seguinte.

No dia 4 de outubro de 2010, estreava o programa Você Bonita (Gazeta).

Saúde, qualidade de vida e beleza dominam as pautas da atração apresentada por Carol Minhoto. Um time de consultores – de médicos a personal-trainer – e quadros de transformação, de culinária light e de exercícios funcionais fazem o sucesso do programa, hoje exibido às 11h30, com duas horas de duração.

No dia 4 de outubro de 2012, estreava a novela Balacobaco (Record).

Aposta pouco eficiente da Record para reavivar o horário das 22h após a malsucedida Máscaras. A emissora recrutou Gisele Joras, autora de Amor e Intrigas (2007), que concebeu uma trama solar, embalada num estilo próximo ao dos êxitos globais do momento, Cheias de Charme e Avenida Brasil, às 19h e 21h. No elenco, Juliana Silveira, Victor Pecoraro, Bruno Ferrari, Bárbara Borges e Roberta Gualda.

No dia 4 de outubro de 2013, estreava a série A Mulher do Prefeito (Globo).

A primeira-dama e vice-prefeita de Pitanguá, Aurora (Denise Fraga), é obrigada a assumir o comando da cidade quando seu marido, o prefeito Reinaldo Rangel (Tony Ramos), é deposto acusado de desvio de verba. Eis que ela decide apostar numa administração honesta. Exibida nas noites de sexta-feira, a série não repercutiu, mas também não desapontou em números.

No dia 4 de outubro de 2016, estreava o reality-show MasterChef Profissionais (Band).

Dayse Paparoto foi a grande campeã da primeira edição do ‘Profissionais’, formato que atualmente ocupa as noites de terça-feira da Band, sempre dedicadas ao MasterChef. A temporada apresentou curva ascendente em audiência, saltando de 6,6 no primeiro episódio para 7,4 no último.

Autor(a):

Sair da versão mobile