4 de dezembro na história da TV: em 2009, Ó Paí, Ó terminava na Globo
04/12/2021 às 0h00
Confira os destaques do dia 4 de dezembro na história da televisão brasileira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 4 de dezembro de 1981, terminava a primeira versão do humorístico Chico Total (Globo).
Após o fim do Chico City (1973), Chico Anysio estrelou o Chico Total, com exibição mensal. Esquetes e números musicais compunham a atração, que contava com um bloco dedicado à história de vida de apenas um personagem. Em 1982, o humorista estreou o programa Chico Anysio Show, que ficou no ar até 1990. Em 1996, foi produzida uma nova versão do Chico Total, com exibição semanal, aos sábados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 4 de dezembro de 1983, estreava o programa esportivo Show do Esporte (Band).
O programa que revolucionou a transmissão dos esportes na televisão brasileira e transformou a Band no canal do esporte. No auge, eram nada menos que 10 horas de exibição aos domingos. A atração foi criada por Luciano do Valle; também passaram pelo palco Álvaro José, Elia Júnior, Fernando Vannucci, José Luiz Datena, Osmar de Oliveira e Silvio Luiz. Após algumas reformulações, saiu do ar em abril de 2004.
LEIA TAMBÉM:
● Saiba tudo que aconteceu em 21 de junho na história da TV
● Saiba tudo que aconteceu em 14 de junho na história da TV
● 28 de fevereiro na história da TV: em 1977, terminava Estúpido Cupido
No dia 4 de dezembro de 1998, terminava a novela Serras Azuis (Band).
Trama de Ana Maria Moretzsohn, baseada no romance de Geraldo França de Lima e com direção de Nilton Travesso, que reativou o departamento de teledramaturgia da Band – vale ressaltar que produções como A Idade da Loba (1995) e Perdidos de Amor (1996) eram independentes. No elenco, Petrônio Gontijo, Adriana Londoño, Joana Fomm, Leonardo Villar, Ítalo Rossi, Ana Lúcia Torre, entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 4 de dezembro de 1999, terminava a série A Guerra dos Pintos (Band).
Parceria da Band com a Sony Entertainment Television, inspirada na consagrada série Married With Children (1987). Os roteiros de Marcos Bernstein – hoje autor da Globo – retratavam o cotidiano da família de Zé Pinto (Henrique Stroeter), a esposa Neide (Ester Lacava) e os filhos Kelly Cristina (Roberta Porto) e Joca (Ricardo Gadelha). Devido ao insucesso, dos 52 episódios gravados, apenas 22 foram exibidos.
No dia 4 de dezembro de 1999, terminava a série Santo de Casa… (Band).
Também uma produção conjunta com a Sony Entertainment Television, baseada em Who’s The Boss. Mesmo caso de A Guerra dos Pintos: sucesso no exterior; insucesso no Brasil, com cerca de 30 dos 52 episódios gravados engavetados. Em cena, Kiko (Daniel Boaventura), ex-jogador de futebol que se emprega como doméstico na casa da workaholic Laura (Regina Remencius), filha de Gigi (Ana Lúcia Torre).
No dia 4 de dezembro de 2004, terminava a novela Seus Olhos (SBT).
Trama adaptada de texto mexicano estrelada por Carla Regina, Petrônio Gontijo, Juan Alba, Thierry Figueira e Françoise Forton, entre outros. O melhor deste folhetim, que marcou a retomada das adaptações do SBT após um hiato de meses, foi a ambientação nos anos 80 e 90, na primeira e segunda fase. Também a abordagem da exploração do trabalho infantil, através da assistente social Norma (Bete Coelho).
No dia 4 de dezembro de 2008, terminava a série Casos e Acasos (Globo).
Lançado como especial de fim de ano em 2007, Casos e Acasos unia, a cada episódio, três histórias aparentemente sem relação que acabavam convergindo para um mesmo ponto no final. Apesar da boa premissa, o programa não empolgou, com audiência rateando a cada quinta-feira. Texto de Daniel Adjafre e Marcius Melhem, com direção geral de Jayme Monjardim e Marcos Schechtmann.
No dia 4 de dezembro de 2009, terminava a série Ó Paí, Ó (Globo).
A séria, baseada no longa-metragem homônimo de Monique Gardenberg, chegava ao fim após a segunda temporada. O enredo partia de Roque (Lázaro Ramos), um aspirante a cantor que vivia pelas ruas do Pelourinho, sempre sob os olhares condenatórios de Dona Joana (Luciana Souza), religiosa fervorosa. Destaque para Matheus Nachtergaele como Queixão e Tânia Toko como Neusão da Rocha.
No dia 4 de dezembro de 2017, estreava a novela Celebridade no Vale a Pena Ver de Novo (Globo).