4 de agosto na história da TV: em 2016, Liberdade, Liberdade terminava na Globo

Whatsapp

Confira os principais fatos que aconteceram no dia 4 de agosto na história da televisão brasileira:

No dia 4 de agosto de 1967, estreava o programa Dercy de Verdade (Globo)

Dercy Gonçalves apresentava o programa e comandava gincanas, entrevistas e, com a participação do auditório, discutia alguns temas relevantes.

No dia 4 de agosto de 1969, estreava a novela Dez Vidas (Excelsior)

A novela de Ivani Ribeiro retratava a Inconfidência Mineira e tinha como pano de fundo o triângulo amoroso entre Marília, Dirceu e Carlota. No elenco, Carlos Zara, Cláudio Corrêa e Castro, Nathália Timberg e Gianfrancesco Guarnieri, entre outros.

No dia 4 de agosto de 1978, terminava o programa Brasil 78 (Globo)

O programa discutia temas relevantes da época e homenageava nomes do meio artístico do nosso país. Eram apresentados trechos de peças e filmes e músicas relacionados ao assunto debatido no dia. Era exibido nas noites de sexta-feira e durou menos de quatro meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 4 de agosto de 1979, terminava a novela Feijão Maravilha (Globo)

O enredo desta trama homenageava as chanchadas do cinema nacional, da década de 1950, reunindo astros e estrelas que fizeram sucesso na Companhia Cinematográfica Atlântida. No elenco, Lucélia Santos, Stepan Nercessian, Maria Cláudia; e estrelas do cinema, como Eliana Macedo, Grande Otelo, Ivon Cury, José Lewgoy, Mara Rúbia.

No dia 4 de agosto de 1990, estreava o humorístico Escolinha do Professor Raimundo (Globo)

Um dos programas mais antigos da TV ganhou horário próprio após o grande sucesso dentro do programa Chico Anysio Show. Personagens como Dona Cacilda, Rolando Lero, Catifunda, Dona Bela, Baltazar da Rocha, Seu Peru, João Canabrava, entre outros, caíram nas graças do público e marcaram o humorístico.

No dia 4 de agosto de 1996, terminava o programa Ponto a Ponto (Globo)

Polêmicas cercaram este game-show – apresentado por Ana Furtado, Danielle Winits e Márcio Garcia – que exigia coragem, força e inteligência dos quatros casais competidores. Ponto a Ponto ficou marcado por ter “inspirado” dois irmãos a reproduzir a brincadeira da ‘Bola de Fogo’; ambos faleceram em razão dos ferimentos causado por uma explosão ao manipularem tonéis de thinner para atear fogo a uma bola.

No dia 4 de agosto de 2002, estreava o programa Ilha da Sedução (SBT)

A República Dominicana abrigou esta produção, comandada por Babi Xavier. O objetivo era testar a fidelidade de quatro casais; homens e mulheres eram alocados em hotéis diferentes e “expostos” ao convívio com treze pessoas do sexo oposto. Ganhou o par que não cedeu à tentação.

No dia 4 de agosto de 2009, estreava a novela Bela, a Feia (Record)

Versão brasileira da novela colombiana Yo Soy Betty, La Fea, de Fernando Gaitán, a trama contava a história de Anabela, uma jovem competente e esforçada cuja aparência dificultava sua vida profissional. Gisele Itiê era a protagonista. Também estavam no elenco Bruno Ferrari, Simone Spoladore, entre outros.

No dia 4 de agosto de 2013, terminava o programa O Último Passageiro (RedeTV!)

O game show era apresentado por Mário Frias. Três escolas inscritas disputavam uma viagem de formatura para o Club Med em Itaparica com tudo pago pela patrocinadora para 18 passageiros. Eram realizadas provas, onde quem vencia ia embarcando no ônibus. O número de passageiros a subir dependia da prova.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 4 de agosto de 2014, estreava o programa Tá na Tela (Band)

Bem-sucedido durante sua passagem pela Record, Luiz Bacci chamou a atenção da Band, que o contratou em maio de 2014. O Tá na Tela, seu programa de estreia no canal, antecedia o Brasil Urgente, de José Luiz Datena, e apostava em conteúdo similar – o que gerou críticas do colega de emissora. A atração contava com plateia e apostava também em debates sobre esoterismo, famosos e sexualidade.

No dia 4 de agosto de 2014, estreava a novela Boogie Oogie (Globo)

Trama ambientada nos anos 1970, mostrando a febre da disco music, contava com Ísis Valverde, Bianca Bin e Marco Pigossi como protagonistas.

No dia 4 de agosto de 2016, terminava a série Chapa Quente (Globo)

Série criada por Cláudio Paiva, foi a substituta de A Grande Família nas quintas a noite. Mostrava a vida da cabeleireira Marlene (Ingrid Guimarães), casada com o Genésio (Leandro Hassum), malandro que vive se envolvendo em confusões. Marlene faz uma sociedade em seu salão com o ex-namorado, o cabeleireiro homossexual Fran (Tiago Abravanel).

No dia 4 de agosto de 2016, terminava a novela Liberdade, Liberdade (Globo)

Novela de Márcia Prates, mostra a história da personagem fictícia Joaquina (Andreia Horta), filha de Tiradentes e Antônia, que volta ao Brasil e se torna uma figura da luta contra a Coroa Portuguesa.

No dia 4 de agosto de 2018, terminava a segunda temporada do reality show Fábrica de Casamentos (SBT)

No ar até hoje, o reality que ajuda casais a realizarem seus casamentos dos sonhos é apresentado por Chris Flores e Carlos Bertolazzi desde a sua estreia.



Leia também