31 de julho na história da TV: em 2007, A Diarista terminava na Globo

31/07/2021 às 0h00

Por: Thell de Castro
Imagem PreCarregada

Confira os principais fatos que aconteceram no dia 31 de julho na história da televisão brasileira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 31 de julho de 1967, estreava o programa Globo Music Hall (Globo).

O programa era basicamente um show com atrações musicais exibido nas noites de segunda-feira. Além dos sucessos nacionais, interpretados por seus próprios criadores (como Elis Regina, por exemplo), a atração mostrava versões das canções internacionais, interpretadas em português por cantores brasileiros como Agnaldo Timóteo e Cauby Peixoto, acompanhados por uma orquestra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 31 de julho de 1967, terminava a novela Encontro com o Passado (Tupi).

A trama era exibida na faixa das 19h e mostrava apenas encontros de namorados em uma rua feita em estúdio. No elenco, Ana Rosa, Ademir Rocha, Néa Simões, Olívia Camargo, entre outros.

LEIA TAMBÉM:

No dia 31 de julho de 1978, estreava a novela Sinal de Alerta (Globo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A novela de Dias Gomes foi a última exibida na faixa das 22h e foi um fracasso de audiência. O autor atacou problemas urbanos, como a poluição e a vida dura dos proletariados, e ganhou a antipatia dos poderosos, que se identificaram com o empresário Tião Borges (Paulo Gracindo), dono da fábrica poluidora e vilão da história. O elenco contou também com Vera Fisher, Jardel Filho, Yoná Magalhães, entre outros.

No dia 31 de julho de 1981, terminava o programa O Vento do Mar Aberto (Cultura).

A adaptação de Mário Prata foi baseada no romance de Geraldo Santos e contava a história de Honório (Herson Capri), que, após cumprir pena em um presídio, teve sua vida como foco de interesse de uma jornalista e passou a recordar a época em que cometeu um crime. O mistério consistia em descobrir quem ele havia assassinado. O elenco contou também com Cleide Yáconis, Flávio Galvão e outros.

No dia 31 de julho de 1981, terminava a novela Rosa Baiana (Band).

A novela se passava nos campos petrolíferos da Bahia e contava a história de Rosa e seus problemas com os sete filhos – Agenor, Ivan, Bráulio, Wálter, Orestes, Edinho e Cláudia – e a esperança de que Edmundo Lua Nova, seu companheiro e pai de seus filhos, retornasse para casa. No elenco Nancy Wanderley (Rosa Baiana), Gianfrancesco Guarnieri, Edgard Franco e Maria Luiza Castelli, entre outros.

No dia 31 de julho de 1989, estreava a série Colônia Cecília (Band).

A minissérie da Bandeirantes era exibida na faixa das 19h30 e falava sobre imigrantes italianos que se instalaram no município paranaense de Palmeira, criando a primeira sociedade anarquista do Brasil, a Colônia Cecília. Foi o primeiro trabalho na televisão da atriz Gabriela Duarte.

No dia 31 de julho de 1990, estreava a minissérie Riacho Doce (Globo).

A minissérie de Aguinaldo Silva foi baseada no romance homônimo de José Lins do Rego e teve 40 capítulos. A trama narrava a história de uma mulher recém-chegada da Suécia (Vera Fischer) que se apaixonou por Nô (Carlos Alberto Riccelli), pescador que tinha o “corpo fechado” contra o amor de qualquer mulher. As cenas externas foram gravadas em Fernando de Noronha e renderam imagens belíssimas para a trama.

No dia 31 de julho de 1997, estreava o programa Concurso de Paródias (SBT).

Programa de auditório exibido no horário nobre do SBT, trouxe de volta ao vídeo o apresentador Moacyr Franco, que estava afastado da TV havia 15 anos. Tratava-se de um programa ao estilo “show de calouros”, no qual os participantes traziam diversas paródias musicais.

No dia 31 de julho de 2007, terminava a série A Diarista (Globo).

Cláudia Rodrigues interpretava Marinete, empregada doméstica exemplar, caprichosa, dedicada, que protagonizava diversas situações cômicas no seu dia a dia de trabalho. No site do programa, foi criada uma seção para que empregadas domésticas pudessem dar seus depoimentos, sendo que vários deles chegaram a inspirar alguns episódios.

No dia 31 de julho de 2009, estreava a série Decamerão – A Comédia do Sexo (Globo).

Minissérie exibida em 4 episódios, foi totalmente gravada no Rio Grande do Sul e todos os seus diálogos foram escritos em versos.

No dia 31 de julho de 2018, estreava a novela O Tempo Não Para (Globo).

Na São Paulo de 1886, a família Sabino Machado embarcou num navio a caminho a Europa. No entanto, o navio naufragou e, devido à baixa temperatura da água, os passageiros – 13 pessoas – acabaram congelando. 132 anos depois, um imenso bloco de gelo se aproximou da praia do Guarujá, e aos poucos, cada um dos congelados despertou à sua maneira e teve que enfrentar a realidade contemporânea de uma São Paulo pulsante e turbulenta e as particularidades das relações humanas no século 21, tão diferentes do que deixaram para trás, no século 19. A trama “se perdeu” porque logo se esgotou o que ela tinha de mais interessante: as surpresas e reações dos personagens do passado ante os dias de hoje, por isso, com o passar dos meses, a audiência foi minguando.

No dia 31 de julho de 2018, terminava a quinta temporada do reality show MasterChef (Band).

A quinta temporada do talent show de culinária teve a apresentação de Ana Paula Padrão, os chefes Henrique Fogaça, Paola Carosella e Érick Jacquin como jurados e contou com 21 participantes. A vencedora foi Maria Antônia Russi, seguida por Hugo Merchan em segundo lugar, e Eliane Ribeiro na terceira posição.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.