30 de setembro na história da TV: em 2016, Velho Chico terminava na Globo

No dia 30 de setembro de 1967, terminava a novela Meu Filho, Minha Vida (Tupi).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Walter George Durst se baseou em O Lorde Negro, de Emile de Richebourg, para conceber esta trama, centrada no sequestro de uma criança, entregue a uma milionária para que o irmão desta pudesse se apossar da herança do cunhado. No elenco, Aracy Balabanian e a pioneira Vida Alves.

No dia 30 de setembro de 1969, terminava o programa 004 Longras (Globo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atração de cinco minutos, exibida às 19h de segunda-feira a sexta-feira, na qual o apresentador Raul Longras lia cartas de anônimos (homens e mulheres) interessados em encontrar um parceiro para o matrimônio. O formato ganhou uma “versão estendida”, Casamento na TV, veiculada aos domingos.

No dia 30 de setembro de 1969, estreava o programa Alô Brasil, Aquele Abraço (Globo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Além de Maria Cláudia e José Augusto Branco, os apresentadores oficiais, o show de talentos contava com a participação de representantes regionais, como Agildo Ribeiro (RJ), Arlete Salles (BA) e Célia Biar (MG). A atração chegou a “pregar uma peça” no público, ao apresentar um episódio direto da Itália, só com VTs.

No dia 30 de setembro de 1972, estreava a novela Eu e a Moto (Record).

A campanha de divulgação do folhetim fazia uso do slogan “a 1ª motonovela da TV brasileira”. Foi uma tentativa malsucedida de reeditar o horário das 18h30. Ainda, um processo de plágio movido pelo autor Roberto Freire, responsável pela sinopse que a emissora reformulou, conservando o mesmo título e storyline.

No dia 30 de setembro de 1975, terminava a novela Ovelha Negra (Tupi).

Júlio Monteiro (Rolando Boldrin) é expulso de Águas de Santana, uma pequena estância termal, por conta de suas intrigas. Volta anos depois, após construir um povoado, para provar que a sociedade é pior do que ele. Primeira parceria de Walther Negrão e Chico de Assis, a novela teve seu final antecipado para que a substituta, A Viagem, batesse de frente com a reprise de Selva de Pedra, na Globo.

No dia 30 de setembro de 1996, estreava a novela Salsa e Merengue (Globo).

Em parceria com Maria Carmem Barbosa, Miguel Falabella estreou como autor nesta divertida trama! Os mocinhos acabaram ofuscados por figuras tresloucadas como a festeira Anabel (Arlete Salles), a ninfomaníaca Marinelza (Zezé Polessa), o muquirana Candinho (Marcos Oliveira) e a aloprada vilã Teodora (Débora Bloch) e sua fiel escudeira Sexta-Feira (Mara Manzan).

No dia 30 de setembro de 2002, estreava a novela Sabor da Paixão (Globo).

De audiência pífia, Sabor da Paixão foi a primeira novela, em anos, a não ter seu capítulo reprisado no sábado, por conta da transmissão de uma partida de futebol. No centro da trama de Ana Maria Moretzsohn, o descontextualizado conto da Cinderela: a mocinha Diana (Letícia Spiller) perde o sapato no primeiro encontro com Alexandre (Luigi Baricelli), filha de sua rival Zelinda (Arlete Salles).

No dia 30 de setembro de 2005, terminava a novela A Lua Me Disse (Globo).

Outra divertida parceria de Maria Carmem Barbosa e Miguel Falabella. Desta vez, o casal protagonista Gustavo (Wagner Moura) e Heloísa (Adriana Esteves), não sucumbiu a personagens cômicos e interessantíssimos, como Ademilde (Arlete Salles), que procurava namorados na internet; Whitney (Mary Sheila) e Latoya (Zezeh Barbosa), que detestavam a própria cor; e a irritadiça Madô (Débora Bloch).

No dia 30 de setembro de 2010, terminava o programa Popcorn TV (Band).

No dia 30 de setembro de 2014, estreava a minissérie Plano Alto (Record).

A história política do Brasil foi revisitada a partir do clã de Guido Flores (Gracindo Jr), governador que lutou contra a ditadura, hoje envolvido em negociatas escusas. Seu filho, o deputado federal João Titino (Milhem Cortaz), se notabilizou com o impeachment de Fernando Collor. Já o neto Frederico (Bernardo Falcone) envolve-se nas manifestações de 2013, como black bloc.

No dia 30 de setembro de 2015, estreava o programa Batalha dos Confeiteiros Brasil 2015 (Record).

A Record se aproveitou do sucesso de Buddy Valastro na TV por assinatura, produzindo em parceria com o Discovery Home & Health este reality gastronômico. Apesar da audiência satisfatória, o programa não alcançou a repercussão de outros do gênero, como MasterChef, da Band. Uma segunda temporada é esperada para 2018.

No dia 30 de setembro de 2016, terminava a novela Velho Chico (Globo).

A Globo apostou neste projeto que Benedito Ruy Barbosa acalentou por anos para turbinar a audiência do horário das 21h. Contudo, a proposta do diretor artístico Luiz Fernando Carvalho afugentou uma parcela do público. A produção ficou marcada pela morte do protagonista Domingos Montagner, que se afogou no Rio São Francisco, durante um intervalo nas gravações. E de Umberto Magnani, vítima de um AVC.

No dia 30 de setembro de 2018, estreava o programa Choque de Cultura (Globo).

No dia 30 de setembro de 2019, estreava o programa Se Joga (Globo).

No dia 30 de setembro de 2019, estreava a novela Éramos Seis (Globo).

No dia 30 de setembro de 2019, estreava o programa Me Poupe (Band).

Autor(a):

Sair da versão mobile