30 de julho na história da TV: em 1965, Ilusões Perdidas terminava na Globo - TV História

30 de julho na história da TV: em 1965, Ilusões Perdidas terminava na Globo

Whatsapp

Confira os principais fatos que aconteceram no dia 30 de julho na história da televisão brasileira:

No dia 30 de julho de 1965, terminava a novela Aquele que Deve Voltar (Excelsior)

A trama, primeira das 20 horas da TV Excelsior, contava a história de parentes mal-sucedidos às voltas com herança deixada por um milionário e foi um fracasso de audiência. No elenco, Flora Geny, Fábio Cardoso, Yara Lins, entre outros.

No dia 30 de julho de 1965, terminava a novela Ilusões Perdidas (Globo)

Oficialmente a primeira novela diária da TV Globo, marcou a estreia de Leila Diniz e Reginaldo Faria, casal que era protagonista da trama. Além deles, estreavam também Mírian Pires, Norma Blum, Osmar Prado e Emiliano Queiroz.

No dia 30 de julho de 1967, estreava o programa Dercy Espetacular (Globo)

Dercy Gonçalves entrevistava convidados e fazia reportagens especiais, sempre pontuados pelo improviso, humor e irreverência da apresentadora.

No dia 30 de julho de 1973, estreava a novela Vidas Marcadas (Record)

A trama obscura da Record da década de 70 foi escrita por Amaral Gurgel e mostrava o dia a dia de uma pequena cidade do interior sob o enfoque de duas épocas.

No dia 30 de julho de 1982, terminava a série Paiol Velho (Cultura)

A novela contava a história do imigrante Tonico Loferato, que lutava pela posse das terras que eram cuidadas há anos por ele e sua família. Jonas Melo interpretava o protagonista da trama.

No dia 30 de julho de 1992, terminava a novela Pedra Sobre Pedra (Globo)

A novela de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares teve diversos momentos marcantes, como a encenação do Auto de Nossa Senhora da Luz (padroeira da fictícia cidadezinha de Resplendor, onde acontecia a trama), em um capítulo especial, e a morte do fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr.), cujo corpo apareceu coberto de borboletas, em uma imagem montada com efeitos especiais. Esta foi a última atuação de Armando Bógus na TV e ele se destacou como o vilão Cândido Alegria. Lima Duarte foi premiado com o Troféu Imprensa de melhor ator de 1992 e Pedra Sobre Pedra levou o prêmio de melhor novela.

No dia 30 de julho de 1994, era realizado o Criança Esperança 1994 (Globo)

Em 1994, o programa contou com a participação das jogadoras da Seleção Brasileira de Futebol, que conquistaram a 4ª Copa do Mundo, e também jogadoras de basquete do mundo todo. Foi o ano da morte do piloto Ayrton Senna e sua irmã, Viviane Senna, anunciou a criação da Fundação Ayrton Senna.

No dia 30 de julho de 2009, estreava o reality show No Limite 4 (Globo)

Após 8 anos de hiato, a quarta temporada de No Limite foi a que teve o maior número de participantes: além dos 20 originais, 3 entraram ao longo da disputa, totalizando 23. A final foi disputada por 2 mulheres, a mineira Gabriela e a goiana Luciana. No fim, a bombeira militar Luciana Araújo foi a vencedora e levou para casa o prêmio de R$ 500 mil.

No dia 30 de julho de 2010, estreava o programa Busão do Brasil (Band)

O reality show da Rede Bandeirantes foi inspirado no formato do programa The Bus, da Endemol, e registrava a rotina de 12 pessoas, selecionadas através de inscrição, que ficaram parcialmente confinadas num ônibus sendo vigiados 24 horas por dia por câmeras. O vencedor do programa foi o policial Mário Remo, que levou o prêmio principal de R$ 1 milhão.

No dia 30 de julho de 2018, terminava a novela Deus Salve o Rei (Globo)

Primeira novela solo de Daniel Adjafre, se passava na Idade Média e contou com os mais modernos recursos de computação gráfica e efeitos especiais, que resultaram em um verdadeiro show de exibicionismo técnico. A trama das 19h tinha os jovens como público alvo, porém Ricardo Linhares precisou intervir para salvar a novela do fracasso. Atores do elenco, como Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine, precisaram fazer oficinas específicas, ligadas ao conceito medieval, tais como danças, arco e flecha, hipismo, lutas corporais e com espada, culinária, dança, entre outras.

No dia 30 de julho de 2019, estreava a oitava temporada do programa The Voice Brasil (Globo)

A oitava temporada do talent show contou com a apresentação de Tiago Leifert e Jeniffer Nascimento (nos bastidores), e no júri Ivete Sangalo, Lulu Santos, Michel Teló e Iza, esta última substituindo Carlinhos Brown.

No dia 30 de julho de 2020, estreava a minissérie Hebe (Globo)

Andrea Beltrão e Valentina Herszage protagonizaram essa trama, que retratou da infância e juventude da apresentadora Hebe Camargo até o final dos seus dias. Os episódios ficaram disponíveis no Globoplay.



Leia também