Confira os principais fatos que aconteceram no dia 30 de janeiro na história da televisão brasileira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 30 de janeiro de 1978, estreava a novela Maria, Maria (Globo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeira trama de Manoel Carlos para a Globo, exibida às 18h. O autor tomou como base o romance Maria Dusá, de Lindolfo Rocha. Herval Rossano dirigiu a produção que contou com Nívea Maria em papel duplo: a pobretona Maria Alves, vendida pelos pais a Ricardo (Cláudio Cavalcanti), por quem se apaixona; e a rica Maria Dusá, que dispensa o tropeiro, que a persegue por conta da semelhança física com sua amada.
No dia 30 de janeiro de 2009, terminava a série Deu a Louca no Tempo (Globo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Ao tomar conhecimento do sequestro de duas hóspedes do resort onde trabalha, Didi (Renato Aragão) se une ao amigo Bruno (Guilherme Berenguer); acaba metido em uma máquina do tempo, enfrentando tiranossauros na Pré-História e guardas na Idade Média. No elenco desta série, de cinco capítulos exibidos às 17h00, Bia Seidl, Eriberto Leão, Leopoldo Pacheco, Luiza Valdetaro e Odilon Wagner.
No dia 30 de janeiro de 2013, estreava a minissérie José do Egito (Record).
A série de Vivian de Oliveira trazia a história bíblica do homem vendido como escravo por seus irmãos, José (Ricky Tavares / Ângelo Paes Leme), convertido em governador do Egito após decifrar o sonho do Faraó Apopi (Leonardo Vieira). A minissérie, exibida às quartas-feiras, contou também com Bianca Rinaldi, Celso Frateschi, Denise Del Vecchio, Larissa Maciel, Maytê Piragibe, Mylla Christie e Taumaturgo Ferreira.
No dia 30 de janeiro de 2014, estreava a série Doce de Mãe (Globo).
Roteiro de Jorge Furtado, dirigido por ele e Ana Luiza Azevedo, Doce de Mãe estreou na telinha como um especial de fim de ano – que rendeu à Fernanda Montenegro, intérprete de Dona Picucha, o Emmy de melhor atriz. Logo, ganhou esta temporada de 14 episódios, centrada nos conflitos da matriarca com os filhos, vividos por Louise Cardoso, Marco Ricca, Mariana Lima e Matheus Nachtergaele.
No dia 30 de janeiro de 2016, terminava a terceira temporada do reality show Hell’s Kitchen: Cozinha sob Pressão (SBT).
Bruno Pelisson, Mariana Pelozio e Rodrigo Schweitzer disputaram a final da última temporada do reality culinário apresentada por Carlos Bertolazzi – o chef foi substituído por Danielle Dahoui na edição seguinte. Rodrigo, do Rio de Janeiro, foi eleito o grande campeão. A temporada registrou 6,1 pontos de média final; foram 14 episódios, com disputas em equipe e individuais, sempre partindo do desafio de servir um jantar.
No dia 30 de janeiro de 2013, terminava o reality show Fazenda de Verão (Record).
Ao contrário das tradicionais edições de A Fazenda, feitas com celebridades e subcelebridades, a Fazenda de Verão contou com anônimos brigando pelo prêmio de R$ 1 milhão. Exibido entre 31 de outubro de 2012 e 30 de janeiro de 2013, com apresentação de Rodrigo Faro, o programa terminou com a vitória de Angelis Cunha Borges. Foi a única vez que a Record realizou esse formato.
No dia 30 de janeiro de 2015, terminava o programa Sabe ou Não Sabe (Band).
O game show estreou em 4 de janeiro de 2014 e era apresentado por André Vasco de segunda a sexta. Inteiramente gravado nas ruas, contava com a participação do público respondendo perguntas. As gravações foram interrompidas em dezembro de 2014, por corte de custos, e o programa saiu do ar no dia 30 de janeiro de 2015.
No dia 30 de janeiro de 2020, estreava o programa Em Nome da Justiça (Record).
Espécie de Linha Direta da Record, o programa era apresentado por Luiz Bacci e pela criminóloga Ilana Casoy. A cada episódio, foram analisados crimes que chocaram o Brasil. A atração semanal teve 13 episódios e foi exibida até 16 de julho de 2020.