Confira os principais fatos que aconteceram no dia 30 de janeiro na história da televisão brasileira:
No dia 30 de janeiro de 1978, estreava a novela Maria, Maria (Globo).
Primeira trama de Manoel Carlos para a Globo, exibida às 18h. O autor tomou como base o romance Maria Dusá, de Lindolfo Rocha. Herval Rossano dirigiu a produção que contou com Nívea Maria em papel duplo: a pobretona Maria Alves, vendida pelos pais a Ricardo (Cláudio Cavalcanti), por quem se apaixona; e a rica Maria Dusá, que dispensa o tropeiro, que a persegue por conta da semelhança física com sua amada.
No dia 30 de janeiro de 2009, terminava a série Deu a Louca no Tempo (Globo).
Ao tomar conhecimento do sequestro de duas hóspedes do resort onde trabalha, Didi (Renato Aragão) se une ao amigo Bruno (Guilherme Berenguer); acaba metido em uma máquina do tempo, enfrentando tiranossauros na Pré-História e guardas na Idade Média. No elenco desta série, de cinco capítulos exibidos às 17h00, Bia Seidl, Eriberto Leão, Leopoldo Pacheco, Luiza Valdetaro e Odilon Wagner.
No dia 30 de janeiro de 2013, estreava a minissérie José do Egito (Record).
A série de Vivian de Oliveira trazia a história bíblica do homem vendido como escravo por seus irmãos, José (Ricky Tavares / Ângelo Paes Leme), convertido em governador do Egito após decifrar o sonho do Faraó Apopi (Leonardo Vieira). A minissérie, exibida às quartas-feiras, contou também com Bianca Rinaldi, Celso Frateschi, Denise Del Vecchio, Larissa Maciel, Maytê Piragibe, Mylla Christie e Taumaturgo Ferreira.
No dia 30 de janeiro de 2014, estreava a série Doce de Mãe (Globo).
Roteiro de Jorge Furtado, dirigido por ele e Ana Luiza Azevedo, Doce de Mãe estreou na telinha como um especial de fim de ano – que rendeu à Fernanda Montenegro, intérprete de Dona Picucha, o Emmy de melhor atriz. Logo, ganhou esta temporada de 14 episódios, centrada nos conflitos da matriarca com os filhos, vividos por Louise Cardoso, Marco Ricca, Mariana Lima e Matheus Nachtergaele.
No dia 30 de janeiro de 2016, terminava a terceira temporada do reality show Hell’s Kitchen: Cozinha sob Pressão (SBT).
Bruno Pelisson, Mariana Pelozio e Rodrigo Schweitzer disputaram a final da última temporada do reality culinário apresentada por Carlos Bertolazzi – o chef foi substituído por Danielle Dahoui na edição seguinte. Rodrigo, do Rio de Janeiro, foi eleito o grande campeão. A temporada registrou 6,1 pontos de média final; foram 14 episódios, com disputas em equipe e individuais, sempre partindo do desafio de servir um jantar.
No dia 30 de janeiro de 2013, terminava o reality show Fazenda de Verão (Record).
Ao contrário das tradicionais edições de A Fazenda, feitas com celebridades e subcelebridades, a Fazenda de Verão contou com anônimos brigando pelo prêmio de R$ 1 milhão. Exibido entre 31 de outubro de 2012 e 30 de janeiro de 2013, com apresentação de Rodrigo Faro, o programa terminou com a vitória de Angelis Cunha Borges. Foi a única vez que a Record realizou esse formato.
No dia 30 de janeiro de 2015, terminava o programa Sabe ou Não Sabe (Band).
O game show estreou em 4 de janeiro de 2014 e era apresentado por André Vasco de segunda a sexta. Inteiramente gravado nas ruas, contava com a participação do público respondendo perguntas. As gravações foram interrompidas em dezembro de 2014, por corte de custos, e o programa saiu do ar no dia 30 de janeiro de 2015.
No dia 30 de janeiro de 2020, estreava o programa Em Nome da Justiça (Record).
Espécie de Linha Direta da Record, o programa era apresentado por Luiz Bacci e pela criminóloga Ilana Casoy. A cada episódio, foram analisados crimes que chocaram o Brasil. A atração semanal teve 13 episódios e foi exibida até 16 de julho de 2020.