No dia 28 de setembro de 1964, estreava a novela Uma Sombra em Minha Vida (Excelsior).

A retomada do par romântico Tarcísio Meira e Glória Menezes, encerrando a licença-maternidade apenas um mês após o nascimento de Tarcísio Filho. Na trama, Maria Rosa (Glória) disputava Eduardo (Tarcísio) com a irmã, Neuza (Irina Grecco).

No dia 28 de setembro de 1981, estreava a novela Os Adolescentes (Band).

Ivani Ribeiro propunha discutir a geração 80 através de quatro jovens: o toxicômano Doca (André di Biase), a gestante Bia (Júlia Lemmertz), o homossexual Caíto (Flávio Guarnieri) e Majô (Tássia Camargo), apaixonada pelo padrasto.

No dia 28 de setembro de 1981, estreava a série Partidas Dobradas (Cultura).

Marcos Rey adaptou o livro homônimo de Mário Donato (autor de Presença de Anita) para a série Tele Romance. Abrahão Farc e Lia de Aguiar viviam o casal Hermano e Rute; os dois se internavam voluntariamente numa clínica geriátrica por conta do abandono dos filhos.

No dia 28 de setembro de 1981, estreava a novela Brilhante (Globo).

A Censura Federal proibiu o uso da palavra “homossexual”. Desta forma, Luiza (Vera Fischer), coagida por Chica Newman (Fernanda Montenegro) a casar-se por conveniência com seu filho Inácio (Dennis Carvalho), se referia à orientação do rapaz como “problemas sexuais”.

No dia 28 de setembro de 1991, terminava a série O Guarani (Manchete).

O romance de José de Alencar chegou à TV graças a Walcyr Carrasco, autor desta adaptação que contou com a então estrela da casa, Angélica, como a protagonista Ceci, nobre apaixonada pelo índio Peri (Leonardo Brício).

No dia 28 de setembro de 2001, terminava a novela Porto dos Milagres (Globo).

Em destaque, a oposição do pescador Guma (Marcos Palmeira) ao político Félix (Antonio Fagundes), desconhecendo o parentesco que os unia. Cássia Kis foi o grande nome da trama, com o anel cheio de veneno da vilã Adma.

No dia 28 de setembro de 2003, estreava o humorístico Pânico na TV (RedeTV!).

No ar de 2003 a 2011, o Pânico na TV acumulou altos índices – a ponto de incomodar até mesmo a Globo. Colecionou polêmicas com o quadro Sandálias da Humildade e virais como a Dança do Siri, reproduzida em transmissões ao vivo de outros canais.

No dia 28 de setembro de 2006, estreava o programa Troca de Família (Record).

Patrícia Maldonado comandou a primeira temporada do reality-show, que se converteu em um dos maiores êxitos da Record em sua investida “a caminho da liderança”. Ana Paula Tabalipa, Ana Hickmann, Amanda Françozo e Chris Flores também passaram pela atração.

No dia 28 de setembro de 2007, terminava a novela Paraíso Tropical (Globo).

Gilberto Braga e Ricardo Linhares dividiam a autoria desta produção, que ganhou pontos na audiência com as vilanias da gêmea má Taís (Alessandra Negrini) e a paixão do maquiavélico Olavo (Wagner Moura) e da prostituta Bebel (Camila Pitanga).

No dia 28 de setembro de 2010, estreava a terceira temporada do reality show A Fazenda (Record).

O modelo Daniel Bueno foi o grande campeão da temporada; Sérgio Abreu e Lisi Benitez ficaram com as medalhas de prata e bronze. Também participaram Monique Evans, Sérgio Mallandro e Nany People. E Britto Jr ainda era o apresentador do reality…

No dia 28 de setembro de 2012, terminava a novela Cheias de Charme (Globo).

Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) formavam o trio Empreguetes, fenômeno que surge na internet e ameaça o poderio da rainha brega Chayenne, brilhante criação de Cláudia Abreu.

No dia 28 de setembro de 2020, estreava o programa Opinião no Ar (RedeTV!).

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor