28 de julho na história da TV: em 1997, Chiquititas estreava no SBT - TV História

28 de julho na história da TV: em 1997, Chiquititas estreava no SBT

Whatsapp

Confira os principais fatos que aconteceram no dia 28 de julho na história da televisão brasileira:

No dia 28 de julho de 1966, terminava a novela A Ré Misteriosa (Tupi)

Novela de Geraldo Vietri baseada na peça Madame X, foi um dramalhão marcado pelas cenas em que Nathalia Timberg chorava excessivamente. No elenco também estavam Lima Duarte, Hélio Souto, Marisa Sanches e Juca de Oliveira, entre outros.

No dia 28 de julho de 1967, terminava o programa Dercy Comédias (Globo)

Curto programa de teleteatros estrelado por Dercy Gonçalves na Globo, seguindo a fórmula do Dercy Beaucoup, da TV Excelsior. Saiu do ar para dar lugar ao Dercy de Verdade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 28 de julho de 1973, terminava a novela Vendaval (Record)

O autor Ody Fraga baseou-se em O Morro dos Ventos Uivantes, clássico de Emily Brontë, para conceber esta obra, veiculada às 20h. O protagonista Alfredo (Hélio Souto) retorna à fazenda Vendaval, onde reencontra os irmãos de criação, Rodolfo (Jonas Mello) e Catarina (Joana Fomm), por quem fora apaixonado. No elenco, Fernando Baleroni – esposo de Laura Cardoso -, Lia de Aguiar, Lilian Lemmertz, Rodolfo Mayer e Sebastião Campos.

No dia 28 de julho de 1978, terminava a novela O Pulo do Gato (Globo)

Novela de Bráulio Pedroso, que voltava a escrever após mais de três anos afastado, trazia uma visão crítica de uma fatia da alta sociedade carioca da época. Jorge Dória fazia o papel de Bubby Mariano, um playboy decadente e mulherengo que tentava manter seu status social a qualquer preço. Sandra Bréa, Mário Gomes, Milton Gonçalves, entre outros, faziam parte do elenco. A trama tinha um narrador, vivido por Paulo Silvino.

No dia 28 de julho de 1989, terminava a série Juba & Lula (Globo)

O programa foi uma mescla de dramaturgia, game-show e programa de auditório apresentado pelos heróis da célebre Armação Ilimitada, André di Biase e Kadu Moliterno. Estreou ocupando o espaço da Sessão Aventura, mas chegou ao fim cerca de um mês após a estreia, em razão do alto custo da produção e da audiência aquém das expectativas.

No dia 28 de julho de 1991, terminava o programa Alô Silvio (SBT)

Baseado no formato do argentino Hola Susana e do italiano Ciao Raffaella, estreou em 1989 e ficou no ar até 1991. No programa, Silvio Santos atendia telefonemas de telespectadores que participavam de games para concorrer a prêmios. Mais tarde, deu origem ao Alô Christina.

No dia 28 de julho de 1997, estreava a primeira versão da novela Chiquititas (SBT)

Coprodução entre a argentina Telefe e o SBT, a primeira versão de Chiquititas foi um sucesso, atingindo médias em torno dos 18 pontos no Ibope da Grande São Paulo. A história do Orfanato Raio de Luz virou febre entre as crianças da época e o folhetim marcou a estreia de Fernanda Souza na TV, como a personagem Mili. A novela ganhou um remake em 2013.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 28 de julho de 2002, terminava o programa Casa dos Artistas 3 (SBT)

O reality show do SBT era composto por um grupo de celebridades disputando o prêmio principal e trouxe uma inovação nesta temporada: cada participante trazia um fã para competir no programa. O vencedor foi o fã da personal trainer Solange Frazão, Sérgio Paiva,  que levou para casa 400 mil reais. A repercussão e a audiência, no entanto, já eram bem menores.

No dia 28 de julho de 2002, terminava o programa Planeta Xuxa (Globo)

Programa de auditório voltado ao público jovem e exibido inicialmente nas tardes de sábado, marcava de fato a saída de Xuxa dos programas infantis. Quadros como “Intimidade” e “Transformação” fizeram sucesso e caíram no gosto dos espectadores. Em 1998, o programa foi para as tardes de domingo, ficando no ar até 2002.

No dia 28 de julho de 2004, terminava o programa Eu Compro o Seu Televisor (SBT)

Formato clonado pelo SBT do original norte-americano Topa ou Não Topa, era exibido nas noites de quarta. Os participantes negociavam prêmios que iam de 1 real a 1 milhão de reais e que apareciam dentro dos monitores de televisão. Posteriormente, o canal exibiu o formato original.



Leia também