28 de abril na história da TV: em 1992, Casseta & Planeta, Urgente! estreava na Globo - TV História

28 de abril na história da TV: em 1992, Casseta & Planeta, Urgente! estreava na Globo

Whatsapp

Confira os principais fatos que aconteceram no dia 28 de abril na história da televisão brasileira:

No dia 28 de abril de 1965, estreava a série TNT (Globo).

A serie contava a história de três jovens modelos, Tânia (Vera Barreto Leite), Nara (Márcia de Windsor) e Tetê (Thais Muniz Portinho), que viajavam o mundo promovendo a moda brasileira. Ficou no ar por dois meses.

No dia 28 de abril de 1986, estreava a novela Sinhá Moça (Globo).

Exibida no horário das 18h, teve grande sucesso e foi estrelada por nomes como Lucélia Santos, Rubens de Falco e Marcos Paulo.

No dia 28 de abril de 1988, estreava a série Tarcísio & Glória (Globo).

Como o nome entrega, a produção era estrelada por Tarcísio Meira e Glória Menezes e destacava o relacionamento entre um empresário corrupto (ele, Bruno Lazzarini) e uma extraterrestre (ela, Ava Becker). Além de atuar, Tarcísio e Glória exerciam a função de produtores, negociando patrocínios e merchandising. Também no elenco, Zilka Salaberry, Natália Lage, Marieta Severo e a jornalista Sandra Annenberg.

No dia 28 de abril de 1990, terminava o humorístico Bronco (Band).

Criado para o clássico Família Trapo (Record, 1967), Carlo Bronco Dinossauro (Ronald Golias) voltava ao vídeo, inserido num novo contexto – agora dividindo a cena com as irmãs Helena (Renata Fronzi) e Vesúvia (Nair Bello). Contou ainda com participações de Anselmo Vasconcelos, Laerte Morrone e Sandra Annenberg, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 28 de abril de 1992, estreava o humorístico Casseta & Planeta, Urgente! (Globo).

A trupe formada por Beto Silva, Bussunda, Cláudio Manoel, Hélio de La Peña, Hubert, Marcelo Madureira e Reinaldo (além de Kátia Maranhão e Maria Paula, como apresentadoras) esteve à frente do humorístico por quase 18 anos! Um dos maiores destaques da TV na década de 1990, o ‘Casseta’ estreou com episódios mensais, tornando-se semanal em 1998.

No dia 28 de abril de 1997, estreava o programa infantil Disney Club (SBT).

Cao Hamburger foi responsável pela formatação do programa: a ideia básica consistia em um grupo de crianças que montava uma emissora de TV pirata. Em exibição, claro, desenhos do estúdio Disney. O programa passou por diversas fases; foi convertido, na reta final, em Disney CRUJ e então remanejado para os sábados de manhã – antes, era diário, nos fins de tarde.

No dia 28 de abril de 1997, estreava a novela Os Ossos do Barão (SBT).

Novela escrita por Walter George Durst, teve a direção de Nilton Travesso, Antônio Abujamra e Luiz Armando Queiroz. Juca de Oliveira, Leonardo Villar, Tarcísio Filho, Ana Paula Arósio, Othon Bastos, Jussara Freire, Cleyde Yáconis e Rubens de Falco faziam parte do elenco.

No dia 28 de abril de 2006, terminava o programa A Casa é Sua (RedeTV!).

Programa de variedades da RedeTV!, inicialmente exibido nas manhãs, foi para o horário da tarde em 2000 e teve a apresentação de Valéria Monteiro, Sônia Abrão, Meire Nogueira, Castrinho, Leonor Corrêa e Clodovil Hernandes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 28 de abril de 2009, terminava a novela Chamas da Vida (Record).

Novela de Cristianne Fridman, contou em seu elenco com Juliana Silveira, Leonardo Brício, Lucinha Lins, Dado Dolabella, Andréia Horta e Letícia Colin, entre outros.

No dia 28 de abril de 2014, estreava o jornalístico Repórter Record Investigação (Record).

O programa jornalístico teve Domingos Meirelles como apresentador, focando em reportagens investigativas. Saiu do ar em 2018 e retornou em 2020, sob o comando de Adriana Araújo. Atualmente, é apresentado por Roberto Cabrini.

No dia 28 de abril de 2014, estreava o programa Okay Pessoal (SBT).

Apresentado por Otávio Mesquita, a atração era a típica revista eletrônica que ele já fazia no Perfil e em A Noite é uma Criança, da Band. Ficou no ar por dois anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 28 de abril de 2015, terminava o programa Provocações (TV Cultura).

Apresentado por Antônio Abujamra, o programa de entrevistas era fora do convencional: cenário escuro, plano fechado no rosto do entrevistador e entrevistado, perguntas provocativas, trazendo também durante o programa vozes das ruas. Os poemas declamados por Abujamra no final do programa fizeram muito sucesso. O programa saiu do ar por conta da morte do apresentador e voltou em 2019, reformulado, sob o comando de Marcelo Tas.

No dia 28 de abril de 2018, terminava o programa Estrelas (Globo).

Programa apresentado por Angélica e exibido aos sábados, mostrava a intimidade e o cotidiano de famosos, mostrando a casa e os hobbies. Ficou no ar até abril de 2018.

No dia 28 de abril de 2020, estreava a série Aruanas (Globo).

A série conta a história da jornalista Natalie (Débora Falabella), a advogada Verônica (Taís Araújo) e a ambientalista Luísa (Leandra Leal), fundadoras da ONG de preservação ambiental Aruanas. É exibida no Globoplay e na TV Globo.



Leia também