Confira os principais fatos que aconteceram no dia 27 de abril na história da televisão brasileira:

No dia 27 de abril de 1965, estreava a série 22-2000 Cidade Aberta (Globo).

Série escrita por Domingos Oliveira, mostrava as aventuras do repórter policial Márcio Moura (Jardel Filho), e suas investigações pela cidade. O número 22-2000 era referente ao número de telefone do jornal O Globo, do Rio de Janeiro.

No dia 27 de abril de 1966, terminava o programa Eliana e Booker Pittman (Globo).

Filha e pai, Eliana e Booker Pittman divulgavam o jazz e o rhythm and blues no Brasil, através de apresentações nas quais ela cantava e ele tocava saxofone e clarinete. O programa, veiculado às quartas-feiras, às 20h30, foi extinto após um mês de exibição.

No dia 27 de abril de 1981, estreava a novela O Amor é Nosso (Globo).

Basicamente, contava a história do jovem cantor Pedro, vivido por Fábio Jr., em busca do sucesso e do reconhecimento da crítica. Escrita pelo psiquiatra Roberto Freire e por Wilson Aguiar Filho, tinha uma proposta diferente e ousada. Não queria tratar o jovem somente como objeto de consumo, além de trazer à tona novos conceitos sobre a Igreja Católica, através do revolucionário padre Leonardo (Stênio Garcia). Foi um grande fiasco e restaram apenas chamadas de estreia e o clipe da abertura, exibido um dia antes da estreia, no Fantástico – as fitas teriam sido apagadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 27 de abril de 1981, estreava a novela Os Imigrantes (Band).

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, foi roteirizada por Renata Pallottini e Wilson Aguiar Filho. Os Imigrantes foi um grande sucesso da Rede Bandeirantes, com trama que contava a saga dos imigrantes italianos no Brasil. Contou com nomes como Rubens de Falco, Othon Bastos, Altair Lima, Yoná Magalhães, Maria Estela, Lúcia Veríssimo, Rolando Boldrin, Norma Bengell e Paulo Betti, entre outros, em seu elenco.

No dia 27 de abril de 1983, estreava o programa Essas Mulheres Maravilhosas (Band).

Apresentado por J.Silvestre, o programa trazia entrevistas, competições e números musicais, sempre colocando a mulher em pauta.

No dia 27 de abril de 1996, estreava o programa infantil Mara Maravilha (Record).

Atração nos moldes do Show Maravilha (1987), exibido no SBT, inicialmente veiculada aos sábados, entre 12h e 14h. Posteriormente, foi convertido em programa diário, alocado nas tardes da emissora. O diferencial residia em personagens interpretados pela apresentadora, como Marinha Vai Com as Outras, uma garçonete que se intrometia nos assuntos dos fregueses, e a professora de música Maroca.

No dia 27 de abril de 2009, terminava o jornalístico SBT Realidade (SBT).

Contratada para o SBT Brasil, Ana Paula Padrão deixou a bancada do telejornal cerca de um ano e meio após a estreia para atuar como apresentadora, repórter e produtora desta atração, que trazia documentários sobre os mais variados temas, produzidos pela equipe do SBT ou por empresas associadas.

No dia 27 de abril de 2014, estreava o programa Hora do Faro (Record).

Após o fim do Programa do Gugu, a Record investiu em Rodrigo Faro para comandar as tardes de domingo e disputar a audiência com Eliana e Fausto Silva. O programa de auditório substituiu O Melhor do Brasil e apresenta quadros com competições e aposta na emoção, realizando sonhos e encontros no palco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 27 de abril de 2017, estreava o programa Shark Tank Brasil (Band).

Versão brasileira do sucesso americano, o programa mostrava empreendedores apresentando suas ideias e negócios aos investidores “tubarões”, que decidiam se ficavam com a proposta ou não.  Os “tubarões” eram João Appolinário, Cristiana Arcangeli, Robinson Shiba e Sorocaba, tendo a quinta cadeira revezada entre Camila Farani e Carlos Wizard Martins.

No dia 27 de abril de 2017, estreava o programa Era Uma Vez na História (Band).

Série apresentada pelo ator Dan Stulbach e a historiadora Lilia Schwarcz, contava a história do Brasil de forma documental e com dramaturgia. Foram exibidos apenas quatro episódios.

No dia 27 de abril de 2020, terminava o Jornal da Tarde (TV Cultura).

Telejornal do horário do almoço da Cultura, é apresentado por Joyce Ribeiro e Aldo Quiroga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 27 de abril de 2020, a novela Êta Mundo Bom! estreava no Vale a Pena Ver de Novo (Globo).

A novela de Walcyr Carrasco, que fez muito sucesso em 2016, voltou quatro anos depois e bateu recordes de audiência no Vale a Pena Ver de Novo.

No dia 27 de abril de 2020, terminava o Big Brother Brasil 20 (Globo).

Com vitória da médica Thelma Assis, a Thelminha, o reality show terminava com excelente audiência. Teve repercussão em todo o mundo, graças ao recorde de 1,5 bilhão de votos obtido no paredão entre Manu Gavassi e Felipe Prior.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor