22 de setembro na história da TV: em 2015, Mister Brau estreava na Globo - TV História

22 de setembro na história da TV: em 2015, Mister Brau estreava na Globo

Whatsapp

No dia 22 de setembro de 1967, terminava a novela Paixão Proibida (Tupi).

Janete Clair adaptou sua radionovela A Família Borges para este segundo trabalho na televisão. Nos bastidores, uma desavença com o ator Sérgio Cardoso, que costumava modificar o texto da autora, acabou por influenciar a saída de Janete da Tupi.

No dia 22 de setembro de 1970, terminava a novela A Gordinha (Tupi).

Nicette Bruno vivia Mônica, uma espevitada mocinha do interior que se candidatava a um emprego numa grande loja de departamentos. A emissora usou como locação a filial da icônica Sears, em Água Branca, São Paulo.

No dia 22 de setembro de 1975, estreava a novela Um Dia o Amor (Tupi).

Neste folhetim de Teixeira Filho, o viúvo Ricardo (Carlos Zara) cortejava seu amor do passado, Marília (Maria Estela), da sacada de sua mansão, vizinha à dela. Enquanto isso, descobria-se que uma de suas três filhas era, na verdade, herdeira de Amadeu (Henrique Martins), o marido de Marília.

No dia 22 de setembro de 1980, estreava o programa Mulheres (Gazeta).

O programa de variedades, hoje comandado por Cátia Fonseca, já foi apresentado por Ione Borges, Claudete Troiano, Márcia Goldschmidt, Leão Lobo, Christina Rocha, Clodovil, Amanda Françozo e Mamma Bruschetta.

No dia 22 de setembro de 1983, terminava o humorístico Alegria 83 (SBT).

Nomes consagrados do humor, como Renato Corte Real e Rony Cócegas, e atores famosos por participações em pegadinhas, caso de Gibe e Ruth Romcy, compunham o elenco do humorístico, lançado em 1981.

No dia 22 de setembro de 1986, estreava a novela Mania de Querer (Manchete).

Os protagonistas Carlos Augusto Strazzer (Ângelo) e Nívea Maria (Vanessa) não chegariam ao fim da novela: os dois rescindiram o contrato com a Manchete em solidariedade ao diretor Herval Rossano, dispensado pela rede.

No dia 22 de setembro de 1989, terminava a novela Pacto de Sangue (Globo).

Escrita por Regina Braga, a trama das 18h contava a história do escravocrata Queiróz (Carlos Vereza), que adotava um menino negro a pedido de seu filho convalescente; o gesto o aproximava da abolicionista Aimée (Carla Camurati).

No dia 22 de setembro de 1995, terminava a série Decadência (Globo).

A adaptação de Dias Gomes para o livro de sua autoria causou reações de Edir Macedo, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Record, em razão do comportamento mundano do pastor Mariel (Edson Celulari).

No dia 22 de setembro de 1997, estreava o programa Ratinho Livre (Record).

Os índices da atração de Carlos Massa, hoje no SBT, assustaram a Globo – que começou a esticar os capítulos da novela das 20h até às 22h. E despertou o interesse de Silvio Santos, que tratou de contratar o apresentador a peso de ouro.

No dia 22 de setembro de 2015, estreava a série Mister Brau (Globo).

Estrelada pelo casal Taís Araújo e Lázaro Ramos, como Michele e Brau, a série registrou recordes de audiência neste 2017 e já garantiu sua vaga na programação 2018 da emissora.

No dia 22 de setembro de 2015, estreava o programa Gugu (Record).



Leia também