21 de maio na história da TV: em 2012, Carrossel estreava no SBT - TV História

21 de maio na história da TV: em 2012, Carrossel estreava no SBT

Whatsapp

Confira os principais fatos que aconteceram no dia 21 de maio na história da televisão brasileira:

No dia 21 de maio de 1965, estreava a novela Escrava do Silêncio (Tupi).

A trama contava a história de uma jovem garota, membro de uma família de posses, que perde a voz após um abalo psicológico. Trama de Leonor Pacheco, dirigida por Dalmo Ferreira e Lúcia Lambertini, foi exibida às 18h30. O elenco desta primeira novela da Cultura contava também com Xênia Bier que, anos depois, fez fama como apresentadora em canais como Band, chegando a integrar a equipe do lendário TV Mulher (Globo, 1980).

No dia 21 de maio de 1979, estreava a novela Gaivotas (Tupi).

Acusado de ter causado a morte de uma professora de ginásio, Daniel (Rubens de Falco) reúne os ex-colegas de colégio para descobrir o verdadeiro responsável pela tragédia e para se vangloriar de tudo o que conquistou. Foi a penúltima trama da Tupi – escrita por Jorge Andrade – a chegar ao fim; a emissora fechou as portas no ano seguinte.

No dia 21 de maio de 1979, estreava o programa Aplauso (Globo).

A Globo, que extinguiu as novelas das 22h no ano anterior, passava a se dedicar à produção de séries, como Carga Pesada e Malu Mulher, também lançadas em 1979. Aplauso integrava este pacote de novidades, substituindo temporariamente o Caso Especial. O último episódio não reproduziu uma peça teatral, como os anteriores: em cena, trechos de romances e contos do escritor Guimarães Rosa. Said Farah, ministro de Comunicações Sociais da época, parabenizou a Globo pelo especial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 21 de maio de 1983, terminava a novela A Ponte do Amor (SBT).

Escrita por Aziz Bajur e Tito di Miglio, contava no elenco com Selma Egrei, Fábio Cardoso, Arlete Montenegro, Percy Aires, entre outros.

No dia 21 de maio de 1984, estreava a minissérie Meu Destino é Pecar (Globo).

Baseado na obra de Nelson Rodrigues, a minissérie contava a história de Leninha (Lucélia Santos), que acabou se casando com Paulo (Tarcísio Meira) por causa de um acordo financeiro feito por seu pai, Dílson (Ivan Cândido). Leninha acabou se apaixonando pelo seu cunhado Mauricio (Marcos Paulo) e viveu um dilema entre o amor e a fidelidade.

No dia 21 de maio de 2001, estreava a novela O Direito de Nascer (SBT).

Terceira versão, no Brasil, do clássico do cubano Félix Caignet – as duas primeiras foram produzidas pela Tupi. O dramalhão passou quatro anos na gaveta até que Silvio Santos se decidisse pela estreia. Em cena, Guilherme Guinle com Maria Helena, que engravidou do malandro Alfredo (Fernando Eiras); seu pai a enviou para um convento e ordenou a morte da criança, salva pela escrava Dolores (Dhu Moraes). Anos depois, o neto enjeitado, Albertinho Limonta (Jorge Pontual), salvou a vida do avô.

No dia 21 de maio de 2012, estreava a novela Carrossel (SBT).

Iris Abravanel fez a adaptação da novela mexicana, que teve muito sucesso no Brasil em 1991. Rosanne Mulholland, Lívia Andrade, Ilana Kaplan, Gustavo Wabner, Noemi Gerbelli, Jean Paulo Campos, Maísa Silva, Larissa Manoela, entre outros, fizeram parte do elenco desse grande sucesso.

No dia 21 de maio de 2013, estreava a novela Dona Xepa (Record).

Segunda adaptação de Dona Xepa, de Pedro Bloch, para a TV – a primeira foi exibida pela Globo em 1977 e rendeu uma releitura em 1990. Ângela Leal respondeu pela personagem principal, uma feirante pouco instruída rejeitada pelos filhos estudados.

No dia 21 de maio de 2016, estreava a segunda temporada do reality show Bake Off Brasil – Mão na Massa (SBT).

No dia 21 de maio de 2019, estreava a novela Topíssima (Record).



Leia também