2 de abril na história da TV: em 1990, Rainha da Sucata estreava na Globo

Confira os principais fatos que aconteceram no dia 2 de abril na história da televisão brasileira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 2 de abril de 1973, estreava a novela Venha Ver o Sol Nascer na Estrada (Tupi).

Novela de Leilah Assumpção, dirigida por Antunes Filho, teve em seu elenco Márcia de Windsor, Jussara Freire e Laura Cardoso, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 2 de abril de 1973, estreava o humorístico Satiricom (Globo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Os bambas dos programas humorísticos Haroldo Barbosa e Max Nunes assinavam o roteiro desta atração que zombava das novelas, de filmes, telejornais, programas de auditório e de rádio – e, na última temporada, do comportamento humano. Em quadros de dois minutos, Agildo Ribeiro, Jô Soares, Miéle e Berta Loran, entre outros, se revezavam em tipos diversos, sem personagens fixos.

No dia 2 de abril de 1979, estreava a segunda versão do jornalístico Jornal da Globo (Globo).

A segunda versão foi apresentada por Sérgio Chapelin e ficou até 1981 no ar, quando foi substituída pela segunda edição do Jornal Nacional. Depois, o JG voltou definitivamente.

No dia 2 de abril de 1982, terminava a novela Os Adolescentes (Band).

Ivani Ribeiro propunha discutir a geração 80 através de quatro jovens: o toxicômano Doca (André di Biase), a gestante Bia (Júlia Lemmertz), o homossexual Caíto (Flávio Guarnieri) e Majô (Tássia Camargo), apaixonada pelo padrasto.

No dia 2 de abril de 1987, estreava o programa Allegro (Cultura).

Allegro era uma gincana com estudantes que cantavam, tocavam e respondiam perguntas sobre música erudita e contava com a participação do público pelo telefone.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 2 de abril de 1990, estreava a novela Rainha da Sucata (Globo).

A sucateira Maria do Carmo (Regina Duarte) hesitou até o último minuto, mas acabou cedendo aos encantos de Edu (Tony Ramos), o colega de juventude que disputou com a insana Laurinha Figueroa (Glória Menezes), madrasta dele. Rainha da Sucata – cujo êxito acabou ofuscado pelo sucesso de Pantanal, na Manchete – marcou a estreia de Silvio de Abreu às 20h e imortalizou Dona Armênia, de Aracy Balabanian.

No dia 2 de abril de 1997, estreava a série A Justiceira (Globo).

Seriado criado por Daniel Filho, conta a história da policial Diana Maciek, vivida por Malu Mader. Após matar seu parceiro, Diana abandona a carreira e acaba trabalhando em um grupo secreto de combate ao crime. A serie teve apenas 12 episódios por conta da gravidez de Malu Mader.

No dia 2 de abril de 1998, estreava a série Mulher (Globo).

Exibido em 62 episódios, o seriado mostrava o cotidiano de duas médicas, interpretadas por Eva Wilma (Marta) e Patrícia Pillar (Cris), lidando com dramas derivados da rotina de uma clínica particular, especializada no atendimento a mulher. Curiosidades: a série foi toda realizada em película, com câmeras de cinema, e teve seu último episódio totalmente gravado em alta definição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 2 de abril de 1999, terminava a novela Meu Pé de Laranja Lima (Band).

Terceira adaptação do livro de José Mauro de Vasconcelos para a TV – as duas anteriores, escritas por Ivani Ribeiro; esta, por Ana Maria Moretzsohn. O menino Caio Romei respondia pelo protagonista, Zezé; Gianfrancesco Guarnieri interpretava seu melhor amigo, Portuga (anteriormente vivido por Cláudio Corrêa e Castro e Dionísio Azevedo). Também no elenco Eliana Guttman, Fernando Pavão, Genézio de Barros, Karla Muga, Leonardo Medeiros, Lu Grimaldi, Regiane Alves e Rodrigo Lombardi.

No dia 2 de abril de 2002, terminava o reality show Big Brother Brasil 1 (Globo).

Grande sucesso da Globo até hoje, entrou no ar após ver o SBT colocar no ar a Casa dos Artistas em 2001, furando os planos da emissora do Jardim Botânico. Na primeira edição, teve como apresentadores Pedro Bial e Marisa Orth e Kleber Bambam como o grande vencedor.

No dia 2 de abril de 2006, estreava o programa esportivo Jogo Duro (SBT).

Programa apresentado por Jorge Kajuru, foi uma aposta do SBT em ter um programa esportivo em um ano de Copa do Mundo.

No dia 2 de abril de 2006, estreava o programa Rei Majestade (SBT).

Silvio Santos trouxe ao palco antigos cantores e cantoras, que reviveram velhos sucessos. Rei Majestade é o resumo de “quem é rei nunca perde a majestade”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 2 de abril de 2012, estreava o jornalístico Jornal da Gazeta – Edição das 10 (Gazeta).

Exibido antes do programa Todo Seu, era apresentado por Juliane Verboonen.

No dia 2 de abril de 2013, estreava o programa Got Talent Brasil (Record).

Apresentado por Rafael Cortez, foi a versão brasileira do reality que apresentou ao mundo a cantora Susan Boyle. Daniella Cicarelli, o cantor Sidney Magal e o carnavalesco Milton Cunha eram os jurados do programa. Teve apenas uma temporada por conta da baixa audiência.

No dia 2 de abril de 2017, terminava a segunda temporada do programa The Voice Kids (Globo).

Edição que contou com Carlinhos Brown, Victor & Leo e Ivete Sangalo no júri, consagrou o garoto Thomas Machado como o grande vencedor da competição.

No dia 2 de abril de 2019, estreava a novela Órfãos da Terra (Globo).

Trama das seis de Duca Rachid e Thelma Guedes, teve Julia Dalavia, Renato Góes, Alice Wegmann, Eliane Giardini, Paulo Betti, entre outros. Em 2020, a produção levou o Emmy Internacional de Melhor Novela.

Sair da versão mobile