19 de abril na história da TV: em 1993, TV Colosso estreava na Globo - TV História

19 de abril na história da TV: em 1993, TV Colosso estreava na Globo

Whatsapp

Confira os principais fatos que aconteceram no dia 19 de abril na história da televisão brasileira:

No dia 19 de abril de 1965, estreava a novela Vidas Cruzadas (Excelsior).

Novela de Ivani Ribeiro, contava a história de Henrique Varela, um bandido perseguido pela polícia que assumia a identidade de uma pessoa morta em um acidente. Carlos Zara e Márcia Real eram os protagonistas da trama.

No dia 19 de abril de 1971, estreava a novela Minha Doce Namorada (Globo).

Escrita por Vicente Sesso, foi a nona novela das sete da Globo. Regina Duarte, Cláudio Marzo, Célia Biar, Sadi Cabral, Maria Cláudia, Mário Lago, entre outros, faziam parte do elenco. A trama transformou Regina na Namoradinha do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 19 de abril de 1986, estreava a série Tele Tema (Globo).

Programa que substituiu Caso Verdade, seguia o mesmo formato do antecessor: um caso com cinco episódios na semana, mas a diferença é que todos os temas eram ficcionais.

No dia 19 de abril de 1993, estreava o programa infantil TV Colosso (Globo).

Para substituir o clássico Xou da Xuxa (1986), a Globo recorreu a uma trupe de cães – na verdade, fofíssimos bonecos de pelúcia manipulados por profissionais ou por controle remoto, confeccionados pelo grupo Cem Modos. A produção fez sucesso com a criançada; especialmente a sheep dog Priscila.

No dia 19 de abril de 1993, estreava o programa Radical Chic (Globo).

Apresentado por Maria Paula, o programa trazia Andréa Beltrão dando vida à personagem de quadrinhos criada por Miguel Paiva. Os questionamentos de Radical Chic eram debatidos no palco, onde Maria Paula comandava uma disputa entre meninos e meninas, valendo prêmios em dinheiro. Os temas, quase sempre, eram relacionados a namoro e sexo, o que gerou a vigilância constante da 1ª Vara de Menores do Rio de Janeiro e a opção por participantes maiores de 18 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 19 de abril de 2000, estreava a minissérie A Invenção do Brasil (Globo).

Microssérie de Jorge Furtado e Guel Arraes, contava no elenco com Selton Mello, Camila Pitanga, Deborah Secco, Débora Bloch e Luís Melo, entre outros. Foi lançada na época da comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil.

No dia 19 de abril de 2002, terminava o programa infantil Acampamento Legal (Record).

Produção independente, a série contava a história de três irmãos que herdaram uma fazenda, e acabaram criando um acampamento de férias para adolescentes. Nomes como Rodrigo Lombardi, Márcio Ribeiro, Luah Galvão e Diego Montez, entre outros, faziam parte do elenco.

No dia 19 de abril de 2004, estreava o programa Tarde Quente (RedeTV!).

Programa apresentado por João Kléber, levava ao público temas polêmicos e pegadinhas. O Ministério Público Federal, junto com outras entidades, entrou na justiça contra a atração e o apresentador, alegando discriminação e violação de direitos humanos.

No dia 19 de abril de 2018, terminava o programa Big Brother Brasil 18 (Globo).

A grande vencedora dessa edição foi a psicóloga Gleici Damasceno, que teve 57,28% dos votos e levou o prêmio R$ 1,5 milhão.



Leia também