Confira os principais fatos que aconteceram no dia 18 de junho na história da televisão brasileira:

No dia 18 de junho de 1990, estreava o programa Matéria Prima (Cultura)

\

Programa diário comandado por Serginho Groisman na TV Cultura, foi exibido entre 1990 e 1991. Se destacando na atração, o apresentador foi contratado pelo SBT.

No dia 18 de junho de 1998, terminava a novela Pérola Negra (SBT)

Adaptação de um texto argentino, Pérola Negra passou dois anos na gaveta do SBT. Quando estreou, não fez lá muito sucesso. Contudo, em sua reprise, a novela se tornou a pedra no sapato do Vale a Pena Ver de Novo (Globo), tornando-se então uma espécie de curinga nas tardes da emissora. Em foco, a trajetória de Pérola (Patrícia Sabrit), em busca de sua origem, vivendo sob a identidade da amiga Eva (Vanusa Splinder).

No dia 18 de junho de 2001, estreava a novela A Padroeira (Globo)

A devoção à Nossa Senhora Aparecida serviu de pano de fundo para a história de amor de Cecília (Deborah Secco) e Valentim (Luigi Baricelli). Com problemas em sua fase inicial, A Padroeira foi reformulada pelo autor Walcyr Carrasco e pelo diretor Roberto Talma – que substituiu Walter Avancini, afastado por problemas de saúde. O último capítulo contou com cenas no Santuário Nacional de Aparecida, São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

No dia 18 de junho de 2007, estreava o programa Atualíssima (Band)

Atração vespertina da Band, no ar de junho de 2007 a dezembro de 2008. A princípio, contava com Rosana Herman e Leão Lobo como apresentadores; esporadicamente, Patrícia Maldonado e Ticiana Villas-Boas dividiam o comando com o colunista.

No dia 18 de junho de 2007, estreava a novela Sete Pecados (Globo)

Estreia de Walcyr Carrasco às 19h, marcada por “mudanças de rota” em nome da audiência – o que implicou, inclusive, na morte da vilã Agatha (Cláudia Raia), que agia como mentora da protagoniza Beatriz (Priscila Fantin). Apaixonada por Dante (Reynaldo Gianecchini), Beatriz faz de tudo para afastá-lo da esposa, Clarice (Giovanna Antonelli); em seu caminho, confronta-se com os sete pecados capitais.

No dia 18 de junho de 2012, estreava a segunda versão da novela Gabriela (Globo)

Trinta e sete anos após a adaptação de Walter George Durst para o horário das 22h, celebrando os 10 anos da Globo, Walcyr Carrasco voltava a recorrer ao romance de Jorge Amado nesta produção das 23h. Foi Juliana Paes quem “redesenhou” a morena “cravo e canela”, eternizada por Sônia Braga na TV e no cinema. O destaque vai para Laura Cardoso como Dorotéia, a beata que sentia saudades do tempo de quenga.

No dia 18 de junho de 2013, terminava a série Louco por Elas (Globo)

Série produzida pela Globo entre 2012 e 2013, teve três temporadas. Estrelada por Eduardo Moscovis, Deborah Secco, Luisa Arraes, Laura Barreto e Glória Menezes, mostrava um técnico de futebol feminino que passava seus dias cercado por quatro mulheres, tentando conhecê-las e compreendê-las.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor