No dia 17 de outubro de 1972, terminava a novela O Primeiro Amor (Globo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este sucesso de Walther Negrão – que gerou o spin-off Shazan, Xerife & Cia, estrelado por Paulo José e Flávio Migliaccio – acabou marcado pela morte do protagonista Sérgio Cardoso, o professor Luciano. Vítima de um infarto fulminante, restando 28 capítulos para o “fim”, Sérgio foi reverenciado após a exibição de sua última cena por todo o elenco, que também recebeu Leonardo Villar, seu substituto.
No dia 17 de outubro de 1975, terminava a novela Senhora (Globo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adaptação de Gilberto Braga para o clássico de José de Alencar – também empregada em tramas da Tupi e da Record –, Senhora foi a primeira novela a cores do núcleo das 18h. E também a primeira a ter mais de 20 capítulos. O folhetim, estrelado por Cláudio Marzo e Norma Blum, narrava a trajetória de uma pobretona (Aurélia) que, ao receber uma herança, compra o marido (Fernando), um pretendente que a trocou, anos antes, pela filha de um banqueiro, Adelaide (Fátima Freire).
No dia 17 de outubro de 1977, estreava o programa esportivo Copa Brasil (Globo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Primeiro noticiário esportivo da Globo, o Copa Brasil serviu de base para o Globo Esporte, lançado no ano seguinte. Léo Batista comandava a atração, que cobria campeonatos estaduais e nacionais de futebol, além de entrevistas com técnicos, jogadores e preparadores e uma seleção dos gols da rodada.
No dia 17 de outubro de 2003, estreava a série Sexo Frágil (Globo).
A relação homem x mulher era debatida através de Alex (Bruno Garcia), Beto (Lúcio Mauro Filho), Edu (Wagner Moura) e Fred (Lázaro Ramos), inseguros diante da força de uma nova mulher, mais independente e moderna. O grande destaque residia no tipos femininos vividos pelos atores, como a top model Priscila (Lázaro) e a baiana Magali (Wagner).
No dia 17 de outubro de 2004, terminava o reality show Casa dos Artistas 4 – Protagonistas de Novela (SBT).
A quarta edição do formato inovador – que rendeu acusações de plágio ao SBT – reuniu 14 aspirantes a uma vaga no elenco da próxima novela do canal de Silvio Santos; no caso, Esmeralda, que estreou dois meses após o término do reality. Carol Hubner foi a grande vencedora, mas a produção do folhetim acabou recrutando também Cyda Baú e Pedro Pauleey.
No dia 17 de outubro de 2006, estreava a novela Alta Estação (Record).
Margareth Boury, então colaboradora na Globo, estreou como titular nesta trama que remetia à Malhação (1995), abordando o cotidiano de seis jovens universitários – com perfis que se assemelhavam aos dos protagonistas da importada Friends (1994). Com a audiência aquém das expectativas, a novela passou pela intervenção do então consultor Tiago Santiago; núcleos de crianças e de criminosos foram inseridos na produção, que terminou desfigurada.
No dia 17 de outubro de 2011, estreava a novela Aquele Beijo (Globo).
Miguel Falabella retornava ao horário das 19h, desta vez sem a parceira Maria Carmem Barbosa, com esta comédia romântica que usou o enlace de Cláudia (Giovanna Antonelli) e Vicente (Ricardo Pereira) para falar de consumismo e do jogo de aparências – através de Maruschka (Marília Pêra), que planeja expulsar os moradores de uma comunidade para poder expandir terreno afora os seus negócios, e de Ana Girafa (Luís Salém), a travesti que defende seu lugar (e que descobre ser a filha enjeitada da empresária).
No dia 17 de outubro de 2014, terminava a minissérie Plano Alto (Record).
Esta produção de Marcílio Moraes revisitava a trajetória de três homens de diferentes gerações, de uma mesma família e com divergentes motivações políticas. Manifestantes de esquerda na época do regime militar e na era dos caras-pintadas, o avô (Gracindo Jr) e o pai (Milhem Cortaz) acabaram se rendendo ao sistema de favores e crimes que domina o cenário eleitoral do país; já o neto (Bernardo Falcone), que ensaiava quebrar este “padrão”, chegava ao último capítulo deixando no telespectador a dúvida sobre a veracidade de seu idealismo.
No dia 17 de outubro de 2015, terminava a primeira temporada do reality show Bake Off Brasil – Mão na Massa (SBT).
A muçulmana Samira, que complementava a renda familiar vendendo bolos e doces, foi a grande campeã do reality, então apresentado por Ticiana Villas Boas. Em sua terceira temporada, atualmente no ar, o Bake Off, perdeu Ticiana – implicada em escândalos políticos envolvendo seus familiares –, promovendo a jurada Carol Fiorentino ao posto de comandante da atração.