Confira os principais fatos que aconteceram no dia 16 de abril na história da televisão brasileira:

No dia 16 de abril de 1975, estreava a novela O Sheik de Ipanema (Tupi).

Novela que conta a história dos amigos Carlos Alberto e Dino, que buscavam formas de salvar uma companhia de teatro. Jogaram no bicho, ganharam e, para manter o status, criaram o personagem “Sheik de Ipanema”. Luiz Gustavo, Ana Rosa e John Herbert, entre outros, faziam parte do elenco.

No dia 16 de abril de 1979, estreava a novela Cara a Cara (Band).

A Band tornava a investir em teledramaturgia, incitada pela crise que culminou com o fechamento da Tupi no ano seguinte. Astros da emissora pioneira e da Globo foram convocados para a produção, escrita por Vicente Sesso, centrada no conflito de Ingrid (Fernanda Montenegro), uma milionária em busca de seu filho desaparecido.

No dia 16 de abril de 1986, estreava o programa Perdidos na Noite (Band).

A atração de Fausto Silva, que já havia passado pela Gazeta e pela Record, sempre com sucesso, era marcada pela irreverência e pelo humor politicamente incorreto do apresentador, que afrontava inclusive políticos – em tempos de Nova República. A dupla Nelson Alexandre e Carlos Roberto, Tatá e Escova, estrelava esquetes de humor, fazendo piada, inclusive, com programas da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 16 de abril de 1991, estreava o programa Dóris para Maiores (Globo).

Revista eletrônica que misturava elementos de jornalismo, ficção e humor. Era apresentada por Dóris Giesse, que vivia um androide sensual na novelinha Dorfe, assinada por Alexandre Machado, de Os Normais (2001); também a Coluna do Mês, que contou com as participações de Paulo Francis e Marcelo Tas. Serviu de laboratório para o Casseta & Planeta, Urgente!, que estreou no ano seguinte. O grupo, aliás, respondia pela redação de Dóris para Maiores.

No dia 16 de abril de 1995, terminava o programa Xuxa Hits (Globo).

O quadro, que ocupava os últimos blocos do Xuxa Park, ganhou status de programa solo com reprises aos domingos, apenas no primeiro quadrimestre de 1995. Trazia os maiores sucessos da música brasileira, além de DJs, que agitavam o auditório. Foi extinto em 1997, quando a apresentadora lançou um similar, Planeta Xuxa, nas tardes de sábado. Xuxa Hits ainda inspirou uma canção do álbum “Luz do meu Caminho”.

No dia 16 de abril de 2001, terminava a novela Amor e Ódio (SBT).

Novela baseada na mexicana La Dueña e adaptada por Henrique Zambelli, teve em seu elenco Suzy Rêgo, Daniel Boaventura, Viétia Rocha e Jonas Mello, entre outros.

No dia 16 de abril de 2001, terminava a novela Vidas Cruzadas (Record).

A Record reuniu um elenco de feras – Gianfrancesco Guarnieri, Jayme Periard, Laura Cardoso – para contar a história de Letícia (Patrícia de Sabrit), grávida e abandonada por Aquiles (Alexandre Barillari). Ao deixar a Suíça, em busca do pai de seu filho, ela se reconectou com o passado: seu avô Teodoro (Sérgio Britto) a trocou por um menino – Aquiles -, na intenção de dar um filho varão ao homem que arranjou para desposar sua herdeira, Beatriz (Ângela Leal). No fim das contas, Letícia terminou apaixonada por Lucas (Dalton Vigh), alvo do interesse de sua tia Rafaela (Valéria Alencar).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 16 de abril de 2009, estreava a série Força-Tarefa (Globo).

A trama partia dos conflitos de sete policiais da Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro, órgão que investiga desvios de conduta dentro da instituição. O protagonista, tenente Wilson (Murilo Benício), vivia dividido entre o trabalho e a união com Jaqueline (Fabíula Nascimento). O núcleo onde Wilson trabalhava era chefiado por Caetano (Milton Gonçalves) e contava com o cabo Irineu (Juliano Cazarré) e a sargento Selma (Hermila Guedes). Texto de Fernando Bonassi e Marçal Aquino; direção artística de José Alvarenga Jr.

No dia 16 de abril de 2012, estreava a novela Cheias de Charme (Globo).

A história, que contava a trajetória do grupo As Empreguetes, fez um grande sucesso na faixa das 19 horas. Taís Araújo, Cláudia Abreu, Leandra Leal, Isabelle Drummond e Ricardo Tozzi, entre outros, fizeram parte desse grande sucesso da Globo.

No dia 16 de abril de 2017, terminava o programa Repórter em Ação (Record).

Programa jornalístico apresentado por Celso Freitas e exibido nas noites de domingo, reprisava reportagens da Record.

No dia 16 de abril de 2019, estreava a novela Malhação: Toda Forma de Amar (Globo).

Escrita por Emanuel Jacobina, contou no elenco com Alanis Guillen, Pedro Novaes, Rômulo Arantes Neto, Rui Guedes e Jade Cardozo, entre outros. A trama foi finalizada de forma rápida, por conta da pandemia da Covid-19, que paralisou as gravações das novelas da Globo.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor