Ao mestre com carinho: 15 professores inesquecíveis das novelas

Ao mestre com carinho: 15 professores inesquecíveis das novelas

Whatsapp

Como diria o Professor Raimundo ”E o salário, ó…”.

Independentemente do salário, nossas novelas já mostraram os mais diversos dramas e tipos humanos envolvendo professores, das mais variadas disciplinas, do ensino fundamental ao universitário. Para homenageá-los neste Dia do Professor, relaciono 15 marcantes mestres de nossas novelas.

Confira:

Professor Luciano – Sérgio Cardoso em O Primeiro Amor (1972)

Último trabalho na televisão do ator Sérgio Cardoso, que faleceu antes de a novela terminar (foi substituído por Leonardo Villar). Assumindo a direção da escola, o Professor Luciano encontrava dificuldades com alunos rebeldes, liderados pelo baderneiro Rafa (Marcos Paulo), e com a professora Maria do Carmo (Tônia Carrero), que queria tomar-lhe o cargo de direção do colégio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Professor Josué – Marco Nanini em Gabriela (1975)

O romântico poeta e professor de Literatura era secretamente apaixonado por uma aluna, Malvina (Elizabeth Savalla), mas rendeu-se aos encantos de Glorinha (Ana Maria Magalhães), a teúda e manteúda do Coronel Coriolano (Rafael de Carvalho). Até que o coronel flagra o tórrido romance dos amantes. No remake da novela (em 2012), o personagem foi interpretado pelo ator Anderson Di Rizzi.

Professora Nina – Regina Duarte em Nina (1977)

Nina era uma professora contestadora na rígida sociedade paulistana da década de 1920. E acabou pagando um preço alto por semear na cabeça de suas alunas ideias liberais sobre o amor e a posição da mulher na sociedade: perdeu o cargo e o homem de sua vida, Bruno (Antônio Fagundes).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Professor Edir – Cláudio Cavalcanti em Água Viva (1980)

Professor de História que dava aula em cursinho pré-vestibular. Bom caráter e consciente de suas convicções, vivia em conflito com a sogra carreirista, Lourdes Mesquita (Beatriz Segall), cujos ideais de vida divergiam, o que acabou por gerar uma crise em seu casamento com Márcia (Natália do Valle).

Professor Cagliostto – Agildo Ribeiro em De Quina Pra Lua (1985-1986)

A manicure Mariazinha (Elizabeth Savalla) não via com bons olhos a aproximação de seu namorado, o professor de Matemática Dante Cagliostto, com Angelina (Eva Wilma), uma paixão do passado. O professor se mostrava empolgadíssimo em ajudar Angelina em seus problemas, provocando ciúmes em Mariazinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Professor Fábio – Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985)

O professor Fábio era querido por seus alunos e amado pela noiva, Paula (Fátima Freire). Porém, ao cruzar o caminho de Jô Penteado (Christiane Torloni), suas vidas mudam drasticamente. Os dois, a princípio, se odeiam, mas aos poucos nasce uma paixão arrebatadora e divertida.

Professora Clotilde – Maitê Proença em O Salvador da Pátria (1989)

Recém chegada à pequena Tangará para lecionar em um curso de alfabetização para trabalhadores rurais, a professora despertou o amor no simplório Sassá Mutema (Lima Duarte), um matuto ignorante e puro de alma, inebriado pela sua beleza. Ela o ajudou quando ele foi vítima de uma armação dos poderosos da região, que queriam usá-lo como bode expiatório para falcatruas políticas e negócios escusos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Professora Lu – Leila Lopes em Renascer (1993)

Outra novela a mostrar um lugarejo rural cujos habitantes recebiam uma bela professora para alfabetizá-los. No caso, Lu, que acabava se apaixonando pelo peão Rafael (Kadu Moliterno).

Professor Pasqualete – Nuno Leal Maia em Malhação (de 1999 a 2005)

O divertido professor de Português Paulo Pasqualete foi um dos mais marcantes mestres que já passaram pelos colégios de Malhação. Estreou na temporada do Múltipla Escolha, em 1999, e ficou até 2005, com algumas interrupções. Segundo professor na carreira de Nuno Leal Maia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Professor Edmundo – Ângelo Antônio em O Cravo e a Rosa (2000-2001)

Contratado para lecionar Poesia, o romântico Edmundo acabou se apaixonando por sua aluna, Bianca (Leandra Leal). Ele era o autor das poesias que ela recebia das mãos do malandro Heitor (Rodrigo Faro), mais interessado em seu dinheiro.

Professor Edu – Fábio Assunção em Coração de Estudante (2002)

O professor de Biologia Edu se mudou para a cidade mineira de Nova Aliança para lecionar na universidade local. Pai do garoto Lipe (Pedro Malta), era noivo da temperamental Amelinha (Adriana Esteves), mas acabou se envolvendo com a advogada Clara (Helena Ranaldi), provocando a ira de sua noiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Professora Raquel – Helena Ranaldi em Mulheres Apaixonadas (2003)

Entre os vários professores da Escola Ribeiro Alves, destacou-se o drama da professora de Educação Física Raquel, alvo do amor do adolescente Fred (Pedro Furtado), um aluno, e perseguida pelo ex-marido, o violento Marcos (Dan Stulbach).

Professora Helena – Rosanne Mulholland em Carrossel (2012)

Ela assumiu o terceiro ano da Escola Mundial trazendo consigo o desejo de lecionar e a disposição de propiciar aos alunos uma boa formação, nem que, para isso, tivesse que bater de frente com as regras da rigorosa diretora. Helena, sempre disposta a colaborar com todos, não só conquistou a confiança dos alunos, como também acabava se envolvendo com os conflitos pessoais e familiares de cada um.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Professora Juliana – Bruna Linzmeyer em Meu Pedacinho de Chão (2014)

A doce Juliana chegou à cidadezinha de Santa Fé para ensinar as crianças do vilarejo e se deparou com um povo ignorante e dominado pelos desmandos do Coronel Epaminondas (Osmar Prado), o homem mais poderoso da região. Remake da novela de 1971 que teve Renée de Vielmond no papel da “Prefessorinha”.

Dóris e Bóris – Ana Flávia Cavalcanti e Mouhamed Harfouch em Malhação Viva a Diferença (2017)

Ela era diretora do Colégio Estadual Cora Coralina, às voltas com as dificuldades da sua escola, durona, exigente e disciplinada. Ele era o orientador do Colégio Grupo, competente, compreensivo, ponderado e um pouco estabanado. Ambos conquistaram o respeito dos alunos das duas escolas. E dividiam a vida juntos.

Menção honrosa: Camila – Jéssica Ellen em Amor de Mãe (2019-2020)

A primeira da família de Lurdes a se formar na universidade. Trabalha em uma escola pública e tem como objetivo mostrar que aquele espaço é necessário, fazendo com que os alunos se interessem pelas aulas e percebam que o futuro deles depende daquilo. Transformar o mundo através da educação é o objetivo central em sua vida.

Whatsapp


Leia também