15 de novembro na história da TV: em 2013, o precipitado fim do SBT Notícias
15/11/2021 às 0h00
Confira os destaques do dia 15 de novembro na história da televisão brasileira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 15 de novembro de 1969, terminava a novela A Ponte dos Suspiros (Globo).
A trama, escrita por Dias Gomes, sob o pseudônimo Stela Calderón – fugindo da perseguição do Governo Militar -, foi estrelada por Yoná Magalhães e Carlos Alberto e se passava em Veneza no ano de 1500. Além de marcar a estreia na TV de Carlos Vereza, Diogo Vilela e Marco Nanini, A Ponte dos Suspiros inaugurou o horário das 22h, para o qual foi remanejada por conta da censura; antes era exibida às 19h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 15 de novembro de 1971, estreava a novela O Preço de um Homem (Tupi).
A trama era uma versão contemporânea do romance Senhora, de José de Alencar. No elenco, Arlete Montenegro, Adriano Reys, Elaine Cristina e Carlos Alberto Riccelli, entre outros. A Globo também adaptou Senhora, em 1975, com Norma Blum e Cláudio Marzo nos papeis equivalentes aos de Arlete e Adriano. A Record, idem – Essas Mulheres (2005) -, com Christine Fernandes e Gabriel Braga Nunes.
LEIA TAMBÉM:
● Saiba tudo que aconteceu em 21 de junho na história da TV
● Saiba tudo que aconteceu em 14 de junho na história da TV
● 28 de fevereiro na história da TV: em 1977, terminava Estúpido Cupido
No dia 15 de novembro de 1993, estreava a novela Fera Ferida (Globo).
Baseado na obra de Lima Barreto, Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares fizeram uma trama sobre a vingança de Flamel (Edson Celulari) contra os poderosos de Tubiacanga – em brilhantes criações de Hugo Carvana (Numa), José Wilker (Demóstenes), Juca de Oliveira (Praxedes) e Lima Duarte (Major Bentes). Mas os intentos de Flamel acabam prejudicados pela paixão por Linda Inês (Giulia Gam).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 15 de novembro de 1999, a RedeTV! entrava oficialmente no ar.
A emissora operava desde maio, provisoriamente, com o nome TV!, substituindo Rede Manchete. Após uma grade campanha publicitária, e sem nenhuma apresentação especial, o canal lançou sua grade, composta – todos os programas estrearam neste dia – pelos jornalísticos BrasilTV!, Jornal da TV!, RTV e TV Economia, o feminino A Casa é Sua, o humorístico Te Vi Na TV, o infantil Galera da TV, o musical Interligado, as faixas especiais TV Magia e TV Série e os icônicos Superpop e TV Fama.
No dia 15 de novembro de 2009, estreava o reality show A Fazenda 2 (Record).
O programa, comandado por Britto Jr., viria a ter como vencedora a atriz Karina Bacchi. Durante o confinamento, Karina se aproximou do ator Igor Cotrim, da série Sandy & Junior (Globo; 1999). A amizade dos dois foi o ponto do reality, que também uniu, em matrimônio, a dançarina Sheila Mello e o nadador Fernando Scherer (Xuxa). Participaram ainda o cantor Maurício Manieri e a apresentadora Adriana Bombom.
No dia 15 de novembro de 2013, terminava o jornalístico SBT Notícias (SBT).
Durou menos de dois meses a investida do SBT neste jornalístico que almejava angariar pontos de audiência das concorrentes Band, com o Brasil Urgente, e Record, com o Cidade Alerta. Neila Medeiros, a apresentadora, foi apontada pela casa como “a única capaz de enfrentar […] [José Luiz] Datena e Marcelo Rezende”, numa clara demonstração da tentativa (frustrada) de bater a concorrência.
No dia 15 de novembro de 2019, terminavam os telejornais SP no Ar e RJ no Ar (Record).