15 de março na história da TV: em 2020, CNN Brasil entrava no ar
15/03/2021 às 0h05
Confira os principais fatos que aconteceram no dia 15 de março na história da televisão brasileira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 15 de março de 1966, estreava a novela Eu Compro Esta Mulher (Globo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na Espanha de 1950, Federico Aldama (Carlos Alberto) desposa Maria Tereza (Yoná Magalhães), apenas para vingar-se da família dela, responsável pela ruína de seu pai. Acaba, porém, apaixonado – um romance ameaçado pela ardilosa Úrsula (Leila Diniz). Glória Magadan dizia ter se baseado no clássico O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, para conceber este enredo; a trama, porém, remetia a uma radionovela mexicana, cuja versão televisiva foi exibida pelo SBT nos anos 1990.
No dia 15 de março de 1971, estreava o programa esportivo É Hora de Esporte (Cultura).
LEIA TAMBÉM:
● Saiba tudo que aconteceu em 21 de junho na história da TV
● Saiba tudo que aconteceu em 14 de junho na história da TV
● 28 de fevereiro na história da TV: em 1977, terminava Estúpido Cupido
O programa foi apresentado por Orlando Duarte, Luiz Noriega, José Carlos Cicarelli (foto), entre outros. Ficou no ar até 1991.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 15 de março de 1976, estreava o humorístico O Planeta dos Homens (Globo).
Haroldo Barbosa e Max Nunes conceberam esta atração com base no filme Planeta dos Macacos (1968). A sátira de costumes e crítica social proposta pelo humorístico partia da chegada de dois macacos superinteligentes – ambos vividos por Orival Pessini – ao Planeta Terra. No elenco: Agildo Ribeiro (como Aquiles Arquelau), Jô Soares, Paulo Silvino, Stenio Garcia e Clarice Piovesan – do quadro ‘Kika & Xuxu’, transformado em programa solo. Na abertura, a beleza da bailarina Wilma Dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 15 de março de 1993, estreava a reapresentação de Sinhá Moça (1986) em Vale a Pena Ver de Novo (Globo).
A Globo “surfou” no êxito de Sinhá Moça no exterior para anunciar esta reprise. “Sucesso no mundo todo”, a trama de Benedito Ruy Barbosa, baseada na obra de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, voltou ao ar uma semana após a estreia do autor na faixa nobre do canal, com Renascer (1993). Os 168 capítulos originais foram condensados em 80 – quantidade adotada por praticamente todas as reapresentações daquele ano. 25 anos depois, o folhetim regressou à telinha, no VIVA.
No dia 15 de março de 1999, estreava a primeira reapresentação de O Rei do Gado (1996) em Vale a Pena Ver de Novo (Globo).
A saga de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes), também escrita por Benedito Ruy Barbosa, marcou o horário das 20h! E voltou ao ar apenas dois anos e um mês após o término da exibição em horário nobre, resumida em 110 capítulos (ante 209 originais) e com índices superiores aos de Malhação e Força de um Desejo, às 18h. A Globo reexibiu ‘Rei do Gado’ outra vez, em 2015, na comemoração de seus 50 anos (então com 150 episódios). A trama também marcou presença no VIVA, em 2011.
No dia 15 de março de 2000, estreava o programa Show do Ratinho (SBT).
Carlos Massa, o Ratinho, buscava fugir das polêmicas e do famigerado ‘teste de DNA’, que fizeram sua fama na Record TV e no SBT, para onde se transferiu em 1998. Musicais, concursos de calouros e jogos entre artistas dominavam a atração, veiculada aos sábados, 21h. O ‘Show’ foi extinto no ano seguinte, a pedido do apresentador, que se dizia cansado. Cogitou-se, contudo, que Ratinho teria se irritado com o lobby de algumas gravadoras para liberarem a presença de seus artistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 15 de março de 2010, estreava a reapresentação de Sinhá Moça (2006) em Vale a Pena Ver de Novo (Globo).
Curiosamente, o remake deste clássico de Benedito Ruy Barbosa voltou ao ar exatamente 17 anos após a reapresentação da primeira versão. E substituindo a mesma novela que substituiu em sua faixa original (18h), Alma Gêmea (2005). ‘Alma’, porém, ultrapassava a barreira dos 20 pontos em sua reprise; já ‘Sinhá’ oscilava em torno dos 15. A edição condensou 185 capítulos em 130. Aqui, Débora Falabella vivia a personagem que fora de Lucélia Santos em 1986.
No dia 15 de março de 2011, estreava o programa Hebe (RedeTV!).
Após décadas de parceria, Hebe Camargo optou por não renovar contrato com o SBT – no auge de uma das maiores crises da história da emissora e de seu programa (em audiência). Na RedeTV!, onde foi apresentada no Manhã Maior, Hebe comandava seu sofá nas noites de terça-feira. O estado de saúde da apresentadora, no entanto, já estava bastante delicado. Em setembro de 2012, ela acertou seu retorno à antiga casa; acabou falecendo dois dias após a assinatura do contrato.
No dia 15 de março de 2013, estreava o programa Operação de Risco (RedeTV!).
Inicialmente apresentado por Alexandre Zakir, em 2014 Jorge Lordello assumiu o comando da atração. Com produção da Medialand, o programa mostra o cotidiano da polícia nas grandes cidades.
No dia 15 de março de 2016, estreava a terceira temporada do reality show Masterchef (Band).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta terceira edição do reality gastronômico, o vencedor foi Leonardo Young. Foram 21 participantes no total.
No dia 15 de março de 2020, a quinta temporada do talent show The Voice Kids (Globo) é suspensa por causa da pandemia de Covid-19.
A atração ficou fora do ar por volta de seis meses, voltando apenas em setembro de 2020. Kauê Penna foi o grande vencedor.
No dia 15 de março de 2020, a CNN Brasil entrava no ar.
O canal entrou às 20 horas, sob grande expectativa, principalmente na cobertura da pandemia no Brasil, que estava em seu início. Monalisa Perrone (foto) e Evaristo Costa fizeram a inauguração oficial.