14 diferenças entre o filme Candinho e a novela Êta Mundo Bom!

Êta Mundo Bom!, a nova novela das seis da Globo, é baseada no filme Candinho, de 1954, estrelado por Mazzaropi (1912-1981).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira as principais diferenças entre o filme e a novela de Walcyr Carrasco:

1 – No filme, o medalhão de Candinho é redondo e tinha dentro o mapa da fazenda da família da mãe. Na novela, tem formato de coração e a foto de Anastácia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

2 – No filme, todo o núcleo da família da mãe de Candinho não aparece, é apenas citado no final da história, quando se descobre quem é a progenitora do rapaz.

3 – No filme, a mãe de Candinho morreu de desgosto alguns anos após o nascimento de Candinho. Como citado acima, ela sequer aparece na história.

4 – No filme, a fazenda do Coronel Quinzinho fica em Piracema (MG) e ele é neto do Barão de Piracema, um dos barões do Império. Inclusive há um retrato do barão na sala da propriedade. Na novela, a fazenda fica no interior de São Paulo.




5 – No filme, Quinzinho e Antonieta (Cunegundes na novela) têm apenas dois filhos, um casal de gêmeos (Filomena e Quincas). Na novela, são três.

Veja também: Vídeo: Apresentador da Globo teve enfarte e morreu ao vivo

6 – No filme, Antonieta (Cunegundes na novela) aparece apenas no início, quando acham Candinho no rio. O Coronel Quinzinho (Domingos Terras) é viúvo quando Candinho é maior e várias vezes cita sua “santa esposa”.

7 – Dessa forma, é Quinzinho quem flagra o beijo de Candinho e Filoca, expulsando o rapaz da fazenda. Ela leva uma surra do pai. Na novela, Cunegundes dá o flagrante.




8 – No filme, ao ser expulso da fazenda, é Manuela quem dá o medalhão de sua mãe para Candinho. Na novela, é Eponina.

9 – No filme, Candinho sai da fazenda rumo a Piracema. Lá, se envolve em uma confusão com o filho de um coronel e é preso. Depois que verificam que ele não foi o causador da desordem, o delegado o coloca em um trem para São Paulo. Ou seja, não foi o professor Pancrácio que o aconselhou a ir para a capital paulista.

10 – No filme, Pirulito (Benedito Corsi) é maior, da mesma idade de Candinho. Na novela, ele é um garoto (JP Rufino).

11 – No filme, em São Paulo, Candinho se hospeda na Pensão dos Artistas, de Dona Hermione (que não tem grande participação). Já na novela, ele se hospedará na pensão de Camélia (Ana Lúcia Torre).

12 – No filme, não há Ernesto (Eriberto Leão). Filoca é explorada por um homem que não tem grande participação na história, chamado Lalau.

13 – No filme não existem as rivais de Filó no dancing, como a personagem de Priscila Fantin. Também não é citada a dona do estabelecimento, Paulina (Suely Franco).

14 – Muitos outros personagens da novela não existem no filme: Celso (Rainer Cadete), Sandra (Flávia Alessandra), Araújo (Flávio Tolezani), Braz (Rômulo Neto), Clarice (Marianna Armellini), Emma (Maria Zilda Bethlem), Gerusa (Giovanna Grigio), Ilde (Guilhermina Guinle), Josias (Flávio Migliaccio), Mafalda (Camila Queiroz), Maria (Bianca Bin), Romeu (Klebber Toledo), Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi) e Severo (Tarcísio Filho).


Saiba mais sobre Êta Mundo Bom!:

Confira o resumo de todos os capítulos de Êta Mundo Bom!

Quem é quem em Êta Mundo Bom!, que volta no Vale a Pena Ver de Novo

Relembre a história de Êta Mundo Bom!, que voltará no Vale a Pena Ver de Novo

Por onde anda o elenco de Êta Mundo Bom?

As emoções do último capítulo: como termina Êta Mundo Bom?

Quem fica com quem em Êta Mundo Bom? Confira os casais formados no final do trama

Êta Mundo Bom!: qual a doença de Gerusa e o que acontece com ela no final?

Sair da versão mobile