Confira os principais fatos que aconteceram no dia 14 de abril na história da televisão brasileira:

No dia 14 de abril de 1975, estreava a novela O Velho, o Menino e o Burro (Tupi).

A novela mostrava a história de um garotinho e um velho que andavam com um burrinho falante, tendo no elenco Dionísio Azevedo, Sadi Cabral e Douglas Mazzola, entre outros.

No dia 14 de abril de 1975, estreava a novela Gabriela (Globo).

Adaptado da obra de Jorge Amado, a novela conta a saga de Gabriela (Sônia Braga), que emigra do sertão nordestino para a próspera Ilhéus, onde se emprega como cozinheira do turco Nacib (Armando Bógus), dono do bar Vesúvio. Os dois se casam, mas Gabriela – mulher de espírito livre e sensualidade à flor da pele – não resiste às investidas de Tonico Bastos (Fúlvio Stefanini). É um marco na história da televisão.

No dia 14 de abril de 1992, estreava o programa Leandro & Leonardo (Globo).

Após o sucesso do especial de fim de ano em 1991, a dupla sertaneja ganhou um programa próprio que ia ao ar todo mês, dentro do Terça Nobre. O programa teve oito episódios, ficando no ar até dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 14 de abril de 1997, terminava a minissérie Direito de Vencer (Record).

Minissérie religiosa, abordou temas como a homossexualidade, a esterilidade e a síndrome de Down. Sérgio Britto, Tamara Taxman e Nico Puig, entre outros, fizeram parte do elenco da trama.

No dia 14 de abril de 2001, estreava o programa infantil Disney Cruj (SBT).

Seguindo a mesma linha do Disney Club, porém mais voltado ao público infantojuvenil, o Disney CRUJ contava com o mesmo elenco da primeira versão, mas mostrando o cotidiano dos jovens Juca (Diego Ramiro), Guelé (Leonardo Sierra) Malu (Jussara Marques) e Ana Paula (Danielle Lima). Ficou no ar até o final de 2002.

No dia 14 de abril de 2002, estreava o programa Todos Contra Um (SBT).

O programa era apresentado por Silvio Santos e contava com clientes do Baú da Felicidade, que respondiam perguntas sobre vários assuntos. A atração também apresentava reprises das câmeras escondidas do extinto Topa Tudo por Dinheiro.

No dia 14 de abril de 2003, estreava a novela Jamais te Esquecerei (SBT).

Novela baseada na mexicana Nunca Te Olvidaré, teve a direção de David Grimberg e contou com Fábio Azevedo, Ana Paula Tabalipa, Danton Mello, Felipe Folgosi, Bia Seidl e Jonas Bloch, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 14 de abril de 2004, estreava a série Meu Cunhado (SBT).

Sitcom estrelada por Ronald Golias, como Carlo Bronco, e Moacyr Franco no papel de Washington Cantapedra. A série, com direção-geral de Guto Franco – inspirada em formato argentino – ganhou as telas do SBT um ano após a suspensão das gravações, ocorridas entre 2000 e 2003. Neste meio tempo, Guilhermina Guinle (irmã de Bronco; esposa de Cantapedra), migrou para a Globo. Luísa Thiré a substituiu.

No dia 14 de abril de 2009, estreava a novela Poder Paralelo (Record).

Novela de Lauro César Muniz, conquistou bons números no Ibope. A trama, que retratava o cotidiano da máfia, tinha em seu elenco Gabriel Braga Nunes, Miriam Freeland, Paloma Duarte e Petrônio Gontijo, entre outros.

No dia 14 de abril de 2009, estreava o programa E24 (Band).

Programa inspirado em uma atração argentina, mostrava a realidade dos hospitais públicos de São Paulo e o trabalho de médicos e enfermeiros.

No dia 14 de abril de 2019, terminava a quarta temporada do programa The Voice Kids (Globo).

A quarta edição da competição teve como vencedor Jeremias Reis, que fazia parte do time de Simone e Simaria.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor