14 artistas de Força de um Desejo que não estão mais entre nós

Força de um Desejo - Júlia Feldens e Rosita Thomaz Lopes

Novela de Alcides Nogueira e Gilberto Braga, Força de um Desejo (1999) volta à TV nesta segunda-feira (24) através do Canal Viva – e também entra para o Globoplay, exclusivamente para usuários do plano Canais Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trama reuniu inúmeros talentos. Vários deles, como Rosita Thomaz Lopes – na foto com Julia Feldens -, já partiram para o andar de cima. Confira 14 nomes que deixaram saudade…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rosita Thomaz Lopes

Parceira de Gilberto Braga (foto) em títulos como Brilhante (1981), Louco Amor (1983) e Pátria Minha (1994), Rosita Thomaz Lopes deixou a TV em meados dos anos 2000, após sofrer uma fratura de fêmur. Intérprete de Fabíola em Força de um Desejo – seu último trabalho no vídeo –, a atriz faleceu em março de 2013, aos 92 anos, por falência múltipla dos órgãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Cláudio Corrêa e Castro

Cláudio Corrêa e Castro se foi aos 77 anos, em agosto de 2005, vítima de complicações decorrentes de uma cirurgia para colocação de ponte de safena. Atualmente, o veterano pode ser visto em Chocolate com Pimenta (2003), na faixa Edição Especial, da Globo. No folhetim agora resgatado pelo Canal Viva, o veterano deu vida a Leopoldo, marido da vilã Idalina (Nathalia Timberg).

José Lewgoy

O conselheiro Felício Cantuária, amigo do barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria), foi o último papel de José Lewgoy em uma trama assinada pelo amigo Gilberto Braga – com quem esteve em Água Viva (1980), Dancin’ Days, Louco Amor e Anos Dourados (1986). José Lewgoy faleceu em fevereiro de 2003, aos 82 anos, em decorrência de uma infecção respiratória.

Chica Xavier

Chica Xavier se notabilizou com tipos maternais como a Rosália, de Força de um Desejo, e a Bá, de Sinhá Moça (1986). As duas personagens deram voz, nas respectivas produções, à luta contra a escravidão. A atriz, um dos grandes nomes da arte e da cultura no Brasil, se foi em agosto de 2020. Na ocasião, ela enfrentava os percalços relativos a um câncer de pulmão.

Nelson Dantas

O Dr. Xavier, interpretado por Nelson Dantas, é um dos detentores do segredo em torno das mortes misteriosas que ocorrem em Vila de Santana, onde a narrativa de Força de um Desejo é ambientada. Na novela, aliás, Nelson divide a cena com o filho Daniel (o jornalista Bartolomeu). O ator se foi em março de 2006, aos 78 anos, após a luta contra um câncer de pulmão.

Abrahão Farc

A trama relativa aos assassinatos, que mobiliza Dr. Xavier, também envolve o Padre Olinto. Abrahão Farc defendeu o papel. Após o folhetim, ele tornou-se presença bissexta na TV; na Globo, após concluir a produção das seis, participou apenas de Sete Pecados (2007). Abrahão morreu em setembro de 2012, aos 75 anos. Ele foi acometido por um câncer no intestino.

Carlos Eduardo Dolabella

Um dos pioneiros da Globo – ex-marido da atriz Pepita Rodriguez e pai do também ator Dado Dolabella –, Carlos Eduardo Dolabella faleceu aos 65 anos, em maio de 2003, por complicações cardíacas. Em Força de um Desejo, ele respondeu pelo Comendador Belisário Queiroz, que auxiliou na aproximação do casal protagonista, Inácio (Fábio Assunção) e Ester (Malu Mader).

Neuza Amaral

Neuza Amaral também figurou entre os contratados da Globo desde os primórdios da emissora. A última novela completa foi Brega & Chique, em 1987. Em Força de um Desejo, a atriz surgiu numa participação especial, elucidando os mistérios em torno da malvadinha Alice (Lavínia Vlasak). Neuza nos deixou em abril de 2017, aos 86 anos, por conta de uma embolia pulmonar.

Mário Lago

Ator, compositor, poeta e radialista, Mário Lago surgiu no folhetim de Alcides Nogueira e Gilberto Braga como Dr. Teodoro, um falso médico viciado em jogo – presa fácil nas mãos dos vilões. Destaque em clássicos como O Casarão (1976), Roda de Fogo (1986) e Barriga de Aluguel (1990), Mário se foi em maio de 2002, aos 90 anos. Ele lutava contra um enfisema pulmonar.

Henrique César

Em Força de um Desejo, Henrique César respondeu pelo Marquês de Boaventura, outra das participações especiais da obra. O veterano se foi em janeiro de 2018, vítima de um câncer no estômago, três dias antes de completar 85 anos. Recentemente, ele pode ser visto na reapresentação de O Cravo e a Rosa (2000), como o golpista Ursolino Montenegro.

André Valli

O Visconde de Sabugosa da mais famosa versão do Sítio do Pica-pau Amarelo, a de 1977, também passou pelo mais novo resgate do Canal Viva. André Valli, o Lourival, faleceu em junho de 2008, com 62 anos. Ele estava com câncer no pâncreas e no fígado. Na ocasião, André era contratado da Record, onde atuou em Cidadão Brasileiro (2006) e Vidas Opostas (2008).

Fábio Sabag

O Breno Rangel de Força de um Desejo acumulou vários trabalhos na Globo, como ator e como diretor. Em seu currículo, êxitos como Cambalacho (1986), O Primo Basílio (1988), Rainha da Sucata (1990) e Vamp (1991). Fábio Sabag partiu em dezembro de 2008, aos 77 anos, após enfrentar um câncer de próstata. A última passagem pela TV se deu em 2005, através de A Lua me Disse.

Dary Reis

Dary Reis faleceu em dezembro de 2018, aos 84 anos. A causa não foi divulgada. Em Força de um Desejo, ele viveu Albano. Posteriormente, surgiu apenas em uma participação no primeiro capítulo de Bang Bang (2005). Um de seus personagens mais famosos foi vivido em outra trama de Gilberto Braga para o horário das seis: Conselheiro Fontoura, de Escrava Isaura (1976).

Lineu Dias

Marido da atriz Lilian Lemmertz (1937-1986) e pai da também atriz Júlia Lemmertz, Lineu Dias passou por Força de um Desejo como Luciano, um leiloeiro de escravos. Homem de teatro, Lineu fez pouquíssimos trabalhos na televisão; o mais famoso foi Venâncio, de Presença de Anita (2001). Ele faleceu em agosto de 2002, aos 74 anos, por falência múltipla dos órgãos.

Autor(a):

Sair da versão mobile