13 de outubro na história da TV: em 2003, Canavial de Paixões estreava no SBT - TV História

13 de outubro na história da TV: em 2003, Canavial de Paixões estreava no SBT

Whatsapp

No dia 13 de outubro de 1969, terminava a novela Rosa Rebelde (Globo).

Dramalhão de Janete Clair, do tempo em que a teledramaturgia da Globo era dominada pela cubana Glória Magadan – que determinou a ambientação na Espanha sob ameaça de Napoleão. Glória Menezes vivia Rosa Malena, uma rebelde espanhola que se infiltrava na tropa de um oficial francês, Sandro, personagem de Tarcísio Meira.

No dia 10 de outubro de 1986, estreava a reapresentação de Livre Para Voar em Vale a Pena Ver de Novo.

Uma das reprises “mais recentes” do ‘Vale a Pena’: encerrada às 18h em abril de 1985, após 184 capítulos, voltou ao ar cerca de 1 ano e 6 meses depois, reeditada em 140 capítulos. Na bucólica Poços de Caldas, os apaixonados Pardal (Tony Ramos) e Bebel (Carla Camuratti) escondiam suas identidades, até mesmo um do outro, enquanto tentavam elucidar mistérios de seus passados.

No dia 13 de outubro de 1991, terminava a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão (Manchete).

A Manchete apostou nesta trama itinerante que ficou no ar por quase um ano. O ator Marcos Caruso respondeu pelo roteiro, ao lado de Rita Buzzar. O argumento: Ana Raio (Ingra Liberato) roda o Brasil em busca da filha desaparecida, fruto de um estupro, cruzando com a caravana de Dolores Estrada (Tamara Taxman), que tem no peão Zé Trovão (Almir Sater) sua maior estrela.

No dia 13 de outubro de 1997, estreava a novela Por Amor (Globo).

Lá se vão 20 anos da estreia deste folhetim de Manoel Carlos, cujo sucesso só fez crescer com o passar do tempo. A Helena da vez – a segunda de Regina Duarte – trocava seu filho vivo pelo filho morto de Eduarda (Gabriela Duarte), sua primogênita. Destaque para a vilã Branca Letícia, brilhante criação de Susana Vieira.

No dia 13 de outubro de 2003, estreava a novela Canavial de Paixões (SBT).

Uma desavença entre famílias inviabilizava o romance de Clara (Bianca Castanho) e Paulo (Gustavo Haddad). Estrelas globais incrementaram o elenco desta bem-sucedida trama: Débora Duarte (Tereza), Oscar Magrini (Agenor), Helena Fernandes (Raquel), Jandir Ferrari (Agenor), Cláudia Ohana (Débora) e Victor Fasano (Amador).

No dia 13 de outubro de 2003, estreava a novela Celebridade (Globo).

Gilberto Braga voltava ao horário das 20h com este clássico que debatia a fama e suas consequências (boas e ruins). Em foco, a vingança de Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu), a “Laura Cachorra”, que queria destruir a empresária Maria Clara Diniz (Malu Mader) por julgá-la culpada de todas as mazelas de sua vida.

No dia 13 de outubro de 2006, terminava a segunda versão da novela Sinhá Moça (Globo).

Edmara e Edilene Barbosa reeditavam outro folhetim do pai, Benedito Ruy Barbosa. Adaptação do romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, Sinhá Moça contou com Débora Falabella, Danton Mello e Osmar Prado nos papeis que foram de Lucélia Santos, Marcos Paulo e Rubens de Falco na primeira versão. Estreia na TV de Isis Valverde.

No dia 13 de outubro de 2007, estreava o programa Curtindo com Crianças (SBT).

O SBT exibia aos sábados, 13h, este genérico do Curtindo Uma Viagem, formato desenvolvido por Celso Portiolli – que também comandava o Curtindo com Crianças. Não durou muito. Em dezembro, a atração foi substituída por um campeonato de luta livre.

No dia 13 de outubro de 2016, estreava o reality show Shark Tank Brasil (Sony).

No dia 13 de outubro de 2016, terminava o programa Hoje Tem (Gazeta).



Leia também