13 de maio na história da TV: em 1967, TV Bandeirantes entrava no ar - TV História

13 de maio na história da TV: em 1967, TV Bandeirantes entrava no ar

Whatsapp

Confira os principais fatos que aconteceram no dia 11 de dezembro na história da televisão brasileira:

No dia 13 de maio de 1966, terminava a novela Em Busca da Felicidade (Excelsior).

Escrito por Thalma de Oliveira, a trama mostrava a história de Alfredo (Carlos Zara) que estava casado com a sua segunda esposa Anitta (Lolita Rodrigues), mas que não conseguia ser feliz por ter a presença em sua vida de Carlota (Odete Lara), sua primeira esposa.

No dia 13 de maio de 1967, entrava no ar em São Paulo (SP) a TV Bandeirantes.

Com uma festa que contou com a participação de artistas, jornalistas, autoridades e políticos, a TV Bandeirantes entrou no ar com um discurso de João Jorge Saad. A “caçula das emissoras de televisão” levava a tradição da Rádio Bandeirantes, que completava 30 anos no ar. Nessa primeira fase, a nova televisão apostou na dramaturgia e no talento da atriz Cacilda Becker.

No dia 13 de maio de 1967, estreava a novela Os Miseráveis (Band).

Novela de Walther Negrão, adaptada da famosa obra de Victor Hugo, contou no elenco com Leonardo Villar, Maria Isabel de Lizandra, Geraldo del Rey, Raul Cortez, Laura Cardoso, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 13 de maio de 1982, estreava o programa Boa Noite Brasil (Band).

Apresentado por Flávio Cavalcanti, o programa era exibido diariamente, seguindo a linha de outros programas do apresentador, como Programa Flávio Cavalcanti e Um Instante Maestro, trazendo polêmicas e números musicais ao palco. Ficou apenas um ano no ar, quando Flávio assinou contrato com o SBT.

No dia 13 de maio de 1988, terminava a novela Mandala (Globo).

Dias Gomes desenvolveu o enredo e Marcílio Moraes conduziu os roteiros desta polêmica trama, centrada na paixão entre mãe e filho – que desconheciam esta condição. Aliás, o romance de Jocasta (Vera Fischer) e Édipo (Felipe Camargo) extravasou para a “vida real”, causando muito falatório nos anos posteriores. Ainda, Nuno Leal Maia como o divertido bicheiro Tony Carrado.

No dia 13 de maio de 1994, terminava a novela Sonho Meu (Globo).

Marcílio Moraes uniu duas tramas de Teixeira Filho para conceber a história da pequena Lalesca (Carolina Pavanelli); Patrícia França e Leonardo Vieira viviam os protagonistas das 18h, após o êxito de seus personagens em Renascer (1993), às 20h.

No dia 13 de maio de 2012, estreava o programa Vamos Brincar de Forca (SBT).

Na década de 1960, este foi o primeiro programa apresentado por Silvio Santos na TV Paulista. Reformulado e moderno, o programa foi patrocinado pela Jequiti Cosméticos. Em 2013, o formato foi vendido para a agência Global Agency, da Turquia, e vendido ao mundo com o nome Let’s Play Hangman.

No dia 13 de maio de 2013, estreava o programa Quem Sabe, Sabe (Cultura).

Programa de sucesso nos anos 1980 que foi apresentado por Walmor Chagas e Randal Juliano foi repaginado, usando a internet e recursos modernos. Foi apresentado por João Victor D’Alves e Gabriela França.

No dia 13 de maio de 2019, estreava o programa esportivo Papo de Bola (RedeTV!).

Programa que debatia os principais lances do futebol, era apresentado por Edie Polo e contava com a participação dos jornalistas Bibiana Bolson e André Lucena.



Leia também