O ano de 2021 ficará marcado pela demissão de diversos jornalistas por parte da Globo. A emissora, que já perdeu nomes como Márcio Gomes e Glória Vanique para a concorrência, está executando uma forte política de corte de custos.

Além disso, profissionais como Tino Marcos, Marcos Uchoa e Veruska Donato acabaram saindo por conta própria.

Confira na lista 10 nomes de destaque que foram dispensados recentemente pelo canal:

Alexandre Oliveira

Ex-atleta de vôlei, Alexandre Oliveira teve um vídeo viralizado na Olimpíada de Tóquio, no Japão, jogando tênis de mesa em uma transmissão ao vivo na Globo News. O repórter, que atuava no Sportv, também foi correspondente do Esporte da Globo na França. Ele foi demitido no dia 15 de outubro.

Alberto Gaspar

Dentro da política de contenção de gastos da Globo, Alberto Gaspar, experiente repórter da emissora, não teve seu contrato renovado. O jornalista, que estava na casa desde 1980, foi demitido na véspera do aniversário, tendo participado da cobertura das Diretas Já, da morte de Tancredo Neves, do acidente com o Fokker 100 da TAM e outros temas, como eleições.

Ari Peixoto

Junto com Gaspar, Ari Peixoto também deixou a emissora. Na Globo desde 1987, o jornalista foi demitido no início de outubro. “Fui desligado (essa é a palavra) hoje da TV Globo. Cheguei para trabalhar e fui chamado à sala do diretor, que em minutos me informou da minha demissão”, confirmou o repórter ao Notícias da TV.

Fernando Saraiva

Alguns dias antes, havia sido a vez de Fernando Saraiva deixar a emissor. Saraiva foi correspondente da Globo em Londres e estava na casa há 22 anos. Em entrevista, ele declarou que a decisão foi de comum acordo.

Roberto Paiva

Junto com Saraiva, quem também saiu foi o repórter especial Roberto Paiva, que iniciou sua carreira em 2000, em afiliadas do Paraná, passou pelo Pará e estava na Globo paulista há mais de 10 anos. Além deles, ainda foi dispensado o produtor especial Robinson Cerântula, todos com altos salários.

José Raimundo

Famoso por reportagens no Fantástico e, principalmente, no Globo Repórter, José Raimundo deixou a TV Bahia, afiliada da Globo em Salvador, em janeiro deste ano, após 31 anos de casa. “Se tem uma coisa que me maltrata é a despedida. Mas como é inevitável, comunico o meu desligamento da TV Bahia. É aquela velha e conhecida regra: relação de trabalho só se mantém quando as duas partes querem”, contou nas redes sociais.

Eduardo Faustini

Eduardo Faustini

Conhecido como o “repórter secreto” do Fantástico, Eduardo Faustini foi desligado da emissora no dia 25 de novembro. Ele estava na Globo desde 1996 e sempre teve a sua identidade preservada. Nos últimos anos, ele fazia o quadro “Cadê o dinheiro que estava aqui?”, do Fantástico.

José Hamilton Ribeiro

José Hamilton Ribeiro

Um dos mais premidos jornalistas do Brasil, José Hamilton Ribeiro estava na Globo desde 1981. Repórter do Globo Rural há anos, também fez diversos trabalhos para o Globo Repórter. A passagem mais emblemática de sua carreira foi na revista Realidade: ele perdeu a perna após pisar em uma mina terrestre na Guerra do Vietnã.

Isabela Assumpção

Isabela Assumpção

Isabela Assumpção também era figurinha carimbada do Globo Repórter nos últimos anos. A jornalista, que assim como os colegas tinha um alto salário, foi dispensada por telefone no último dia 26 de novembro. Aos 72 anos, passou 41 deles na Globo.

“Demitida por telefone. Assim, sem mais. Foi duro, está sendo duro. Eu gostava do que fazia. Mas nesse gostar havia muito da parceria com vocês”, escreveu no e-mail de despedida aos colegas.

[anuncio_5]

Renato Machado

Renato Machado

O veterano jornalista, que comandou noticiários como Jornal da Globo e Bom Dia Brasil e foi correspondente em Londres, na Inglaterra, foi demitido pela Globo na última segunda (29).

[anuncio_6]

Francisco José

Francisco José

Dos 77 anos de vida de Francisco José, 46 foram dedicados ao trabalho na Globo. O repórter cobriu várias Copas do Mundo e ainda esteve na Guerra das Malvinas, em 1982. Nos últimos anos, era um dos principais repórteres do Globo Repórter. Também foi dispensado na segunda, logo após voltar das férias.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor