Sabe aquele ator ou atriz que você não vê faz um tempão e se pergunta como está? Alguns já partiram, enquanto muitos outros seguem firmes e fortes, mas não foram mais convidados para trabalhos na telinha ou decidiram se afastar dos holofotes para ter uma vida mais tranquila.

Confira 10 exemplos na lista:

Gracindo Júnior

Gracindo Jr

Filho de Paulo Gracindo, Gracindo Júnior estreou profissionalmente em 1962, na montagem original de A Escada, de Jorge Andrade.

A seguir, participou do musical Os Fantástikos, de Tom Jones e Harvey Schmidt, e da inovadora montagem de Onde Canta o Sabiá, de Gastão Tojeiro.

Nos anos 1970 e 1980, dedicou-se mais à televisão, em tramas de destaque como O Bem-Amado, Marquesa de Santos, Dona Beija, Mandala e O Salvador da Pátria.

Após alguns trabalhos na Record, sendo o último deles na minissérie Plano Alto, o ator fez uma novela em Portugal, em 2017.

Atualmente, está vivendo tranquilamente em sua pousada em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, que chama de “paraíso particular”.

Berta Loran

Berta Loran

Berta Loran nasceu em Varsóvia, capital da Polônia, em 1926. Atriz e comediante de origem judaica, mudou-se para o Brasil aos 11 anos, quando sua família fugiu do nazismo na Europa.

Presente em diversas obras do cinema, teatro e televisão, se destacou em diversos humorísticos da Globo, na novela Amor com Amor se Paga e na Escolinha do Professor Raimundo.

Atualmente com 95 anos, fez uma participação especial em A Dona do Pedaço (2019).

Tony Tornado

Tony Tornado

Para muitos, o grande Tony Tornado será lembrado como o personagem Avalanche, de Caça Talentos, ou o capataz Rodésio, que trabalhava para a viúva Porcina (Regina Duarte) em Roque Santeiro. Porém, o seu maior papel na TV foi Gregório Furtado, o “Anjo Negro”, chefe da segurança pessoal do presidente e estadista Getúlio Vargas na minissérie Agosto, de 1993.

Tony também é cantor – que foi como estreou no mundo artístico – e, influenciado por James Brown, foi um dos artistas que introduziu a soul music e o funk na música brasileira.

Ele continua ativo aos 91 anos. Em agosto, recebeu uma homenagem do programa Persona, da TV Cultura, que apresentou a trajetória e as vivências do artista.

Monah Delacy

Monah Delacy

Monah Delacy iniciou sua carreira no teatro em 1950. Dez anos depois, estreou no cinema, atuando no filme Esse Rio Que Eu Amo e, na mesma década, começou a se dedicar à pintura.

Mãe da atriz Christiane Torloni, Monah participou da primeira novela da Globo, Ilusões Perdidas, e esteve em outras tramas da Globo, se destacando, por exemplo, em Pai Herói.

Em 2019, Monah celebrou seus 90 anos com uma missa que contou com a presença de inúmeros colegas de profissão. Também foi homenageada com um quadro no tradicional restaurante La Fiorentina, no Rio de Janeiro.

Lolita Rodrigues

Lolita Rodrigues

Lolita Rodrigues é o nome artístico de Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, atriz, apresentadora e cantora.

Pioneira da televisão brasileira, a atriz participou de diversas novelas, estreando na Globo somente nos anos 1980. A partir daí, se destacou em tramas como Sassaricando, Rainha da Sucata e A Viagem.

Em 2010, após integrar o elenco da novela Viver a Vida, decidiu se aposentar e se mudou para João Pessoa (PB), para viver com a filha.

Sem aparecer publicamente desde 2017, Lolita Rodrigues voltou à mídia em fevereiro de 2021, quando recebeu a vacina contra a Covid-19.

[anuncio_5]

Eduardo Tornaghi

Eduardo Tornaghi

Galã da Globo nos anos 1970 e 1980, Eduardo Tornaghi esteve presente em mais de 10 novelas no período, como A Moreninha (1975), Vejo a Lua no Céu (1976), Sinhazinha Flô (1977), Dancin’ Days (1978), Memórias de Amor (1979), Marina (1980), Vereda Tropical (1984) e A Gata Comeu (1985).

Após sentir o gosto do sucesso, resolveu deixar tudo de lado e levar uma vida mais “pé no chão”. Ele empreendeu uma viagem pelo Brasil, deu aulas de teatro em presídios e em acampamentos de sem-terra, virou poeta e passou a viver da sua arte nas ruas do Rio de Janeiro (RJ).

Apesar de estar longe das novelas, ele fez pequenas participações nos últimos anos. Esteve em Carga Pesada (2006), Uma Rosa com Amor (2010), Lúcia McCartney (2016) e Rock Story (2016), seu último papel até o momento.

[anuncio_6]

Maria Cláudia

Maria Claudia

Maria Cláudia atuava como modelo quando chamou a atenção de produtores de televisão em 1970. Foi quando ela, com 20 anos, foi convidada para participar da novela Verão Vermelho, da Globo.

A atriz participou de tramas como Selva de Pedra, O Bem-Amado, Te Contei? e Pão Pão, Beijo Beijo. Logo após essa trama, se afastou da carreira por conta de um problema nas cordas vocais.

Retornou às telinhas em Deus nos Acuda (1992) e depois apareceu em algumas tramas da Record, como A Escrava Isaura, Caminhos do Coração e Amor e Intrigas.

Atualmente com 72 anos, está afastada da televisão desde suas participações em Uma Rosa com Amor, do SBT, e Louca Família, da Record.

Edwin Luisi

Edwin Luisi

Quem não se lembra do ator Edwin Luisi, o romântico Álvaro da novela Escrava Isaura, da Rede Globo? O ator também esteve presente em tramas como Marquesa de Santos e Dona Beija, da extinta Manchete, bem como em Sinhá Moça, O Astro e Sétimo Sentido, da Globo.

Em maio de 2010, assinou um contrato de exclusividade com a Record para participar da novela Rebelde, onde ficou até 2012. No início de 2013, voltou à Globo, onde não aparece desde A Lei do Amor (2016).

Nos últimos tempos, além de atuar em uma novela em Portugal, ele participou da peça online Ninguém Dirá que É Tarde Demais, ao lado de Arlete Salles. Dirigida por Amir Haddad, a montagem retrata o amor na maturidade – os dois personagens: Luiza (Arlete) e Felipe (Edwin) têm por volta dos 70 anos.

[anuncio_7]

Myriam Pérsia

Myriam Persia

Talvez muitos não se lembrem de Myriam Pérsia, atriz de teatro e TV que se destacou como protagonista das novelas da Globo no fim da década de 1960 e no início dos anos 1970.

A atriz marcou o início da emissora e esteve presente em tramas como Sangue e Areia (1968), A Grande Mentira (1968), Rosa Rebelde (1969), Véu de Noiva (1969), Irmãos Coragem (1970), O Espigão (1974), Plumas & Paetês (1980), Sétimo Sentido (1982) e O Sexo dos Anjos (1989).

Após anos de afastamento do vídeo, ela retornou à telinha em Prova de Amor (2005), na Record. Sua participação mais recente, até o momento, foi em Verdades Secretas (2015), na Globo.

[anuncio_8]

 

Léa Camargo

Lea Camargo

Léa Camargo fez sua estreia tardia na teledramaturgia da Globo. Foi em 1992, aos 59 anos, que a atriz participou da novela Despedida de Solteiro. Depois, esteve presente em Anjo de Mim (1996) e Era uma Vez (1998).

Léa se afastou da televisão desde então e hoje está com 89 anos de idade.

Compartilhar.
Avatar photo

Inquieto e ansioso desde 1987, Jônatas Mesquita é jornalista e viu o TV História dar os primeiros passos, das viagens regadas a tubaínas e FIFA à audiência europeia. Vive em Lisboa e não precisa de dublagem para assistir às novelas portuguesas Leia todos os textos do autor